|
Clique aqui para visualizar os anais do Encontro Regional de Economia
Sessões simultâneas I
Mesa I – Nordeste: dinamismo setorial e regional
China X Nordeste do Brasil: uma qualificação das transações comerciais bilaterais recentes. Maria Cristina Pereira de Melo (UFC) Carlos Américo Leite Moreira (UFC)
Turismo no Nordeste: Afinal, Qual é a Importância da Atividade para a Região? Poema Isis Andrade de Souza (PIMES/UFPE) Raul da Mota Silveira Neto (PIMES/UFPE)
A dinâmica recente, impacto social e perspectivas da economia do estado do Maranhão – 1970/2008. Ricardo Zimbrão Affonso de Paula (Universidade Federal do Maranhão) Benjamin Alvino de Mesquita (Universidade Federal do Maranhão)
Mesa II – Pobreza, crescimento e crédito bancário
Crescimento Pró-Pobre: Diferenças de Intensidade entre Rural e Urbano no período 2002-2005. Carlos Alberto Manso (CAEN/UFC) Dilson José de Sena Pereira (CAEN/UFC - FUAL) Flavio Ataliba F. D. Barrreto (CAEN/UFC)
Evolução e Caracterização dos Níveis de Pobreza do Nordeste entre 1995 e 2005. Michela Barreto Camboim Gonçalves (PIMES/UFPE) Tiago Farias Sobel (PIMES/UFPE) Ecio de Farias Costa (PIMES/UFPE)
Os Impactos do Crédito no Desenvolvimento Regional: uma análise dos diferentes tipos de bancos que integram o sistema financeiro brasileiro (2001 – 2006). João Prates Romero (UFMG/CEDEPLAR)
Mesa III – Biocombustíveis e Desenvolvimento Sustentável
Uma análise da relação entre os preços dos Biocombustíveis e das Culturas Alimentares no Brasil: O caso do Setor Sucroalcooleiro. André de Souza Melo (PIMES-UFPE) Daniela Gonzaga da Mota (UFPE) Ricardo Chaves Lima (PIMES-UFPE)
Análise da Competitividade da Mamona para Produção de Biodiesel no Nordeste do Brasil. Paulo Henrique Pereira de Meneses Vaz (UFPE) Yony de Sa Barreto Sampaio (UFPE) Everardo Valadares de Sa Barretto Sampaio (UFPE)
Estimativa do ISEW para Municípios do Pólo Petrolina/Juazeiro: Resultados Preliminares. Taís Siqueira Toledo de Barros (UFPE) João Bernardo Neto Aurélio Duarte (UFPE) Andrea Sales Soares de Azevedo Melo (UFPE)
Mesa IV – Eficiência alocativa
Estimação Não Paramétrica da Eficiência da Infra-Estrutura Aeroportuária Brasileira: Uma Aplicação da Fronteira Esperada de Ordem-m. Bruno Moreira Wichmann (IPECE) Paulo Araújo Pontes (IPECE)
Ineficiência e custos da seleção adversa no Programa Bolsa Família. Cassandro Maria da Veiga Mendes (Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Luciano Menezes Bezerra Sampaio (Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Aplicação do Método Bootstrap na Estimação de Fronteiras Não-paramétricas: O Caso dos Fruticultores do Vale do São Francisco. Emanoel de Souza Barros (UFPE) Alcides Jeronimo de Almeida Tenorio Junior (UPE)
Mesa V – Saúde e Envelhecimento
The influence of Socio-Economic, Demographic, Behavior, and Regional factors of the on the Knowledge about HIV/AIDS in Brazil. Sergio Aquino DeSouza (CAEN/UFC) Guilherme Diniz Irffi (IPECE) Ricardo Brito Soares (CAEN/UFC)
Pobreza e Saúde: Evidências de causalidade em um painel de dados para o Brasil. César Augusto Oviedo Tejada (Universidade Federal de Alagoas) Paulo de Andrade Jacinto (Universidade Federal de Alagoas) Anderson Moreira Aristides dos Santos (Universidade Federal de Alagoas) O Emprego do Idoso no Mercado de Trabalho: Evidências para o Brasil a partir da PNAD de 2005. Vívian dos Santos Queiroz (Universidade Federal da Paraíba) Hilton Martins de Brito Ramalho (Universidade Federal da Paraíba) Guilherme de Albuquerque Cavalcanti (Universidade Federal da Paraíba)
Sessões simultâneas II
Mesa I – Nordeste: estudos de cluster
Divisão Regional do Desenvolvimento Humano em Pernambuco: uma aplicação de análise de cluster. Tiago Farias Sobel (UFPE) André Luiz Pires Muniz (Universidade Federal de Uberlândia) Ecio de Farias Costa (UFPE)
Uma análise do processo de desconcentração regional nas indústrias têxtil e de calçados e a importância dos sistemas locais de produção. Renato Garcia (Poli/USP)
Impacto das Externalidades de Aglomeração no Crescimento do Emprego: O Caso do Cluster de Confecções em Pernambuco. Janaina da Silva Alves (UFPE) Raul da Mota Silveira Neto (UFPE)
Mesa II – Inovação, convergência de renda e desenvolvimento familiar
KIBS, Inovação e Aprendizado: um estudo das contribuições dos KIBS no APL de TI da Região Metropolitana de Salvador e Feira de Santana. Josias Alves de Jesus (UNIFACS/FTC)
Amazônia Legal: Análise de convergência da renda municipal a partir de um Modelo Threshold. Alex Sandro da Paixão (Universidade Federal do Pará) Marcelo Bentes Diniz (PPGEconomia-UFPA) José Nilo de Oliveira Júnior (PPGEconomia-UFPA) Roberto Tatiwa Ferreira (CAEN-UFC)
Índice de Desenvolvimento da Família (IDF): Uma análise para as microrregiões e grupos demográficos do Estado de Minas Gerais. Luiz Eduardo de Vasconcelos Rocha (Universidade Federal de São João del Rei – UFSJ) Roni Barbosa Moreira (Universidade Federal de São João del Rei – UFSJ) Gilnei Costa Santos (Universidade Federal de Viçosa – UFV)
Mesa III – Crescimento econômico regional e especialização industrial
Multiple dimensions of regional economic growth in Brazil, 1991-2000. Guilherme Mendes Resende (London School of Economics (LSE) e Inst. de Pes. Ecn. (IPEA))
O Impacto da Política Fiscal Local sobre o Crescimento Econômico: Um estudo em cross-section para os municípios potiguares. Rodolfo Ferreira Ribeiro da Costa (Universidade Federal da Paraíba) Francisco Soares de Lima (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Especialização Industrial e Economia de Escala: uma análise a partir das microrregiões brasileiras. Francisco de Assis Soares (UFC) Sandra Maria dos Santos (UFC) Elton Eduardo Freitas (UFC)
Mesa IV – Migração, Pobreza e Desigualdade
Quem são e para onde vão os Migrantes no Brasil? O Perfil do Migrante Interno Brasileiro. Wellington Ribeiro Justo (Universidade Regional do Cariri- URCA) Raul da Mota Silveira Neto (PIMES-UFPE)
Desigualdades Regionais e Pobreza no Nordeste: Uma análise espacial do crescimento pró-pobre na década de noventa. Cristiano Aguiar de Oliveira (UFRGS)
A imputação da renda não-trabalho na Pesquisa Mensal de Emprego (PME/IBGE) e seu proveito em análises dinâmicas de pobreza e desigualdade. Rafael Perez Ribas (Centro Internacional de Pobreza) Ana Flávia Machado (Cedeplar, UFMG)
Mesa V – Capital Humano e Reemprego
Admissão e disparidade salarial no mercado de trabalho formal do Nordeste do Brasil em 2005: um estudo para os trabalhadores admitidos por reemprego e por primeiro emprego. Michelle Ferreira Gonçalves (Universidade Federal da Paraíba) Paulo Aguiar do Monte (Universidade Federal da Paraíba)
A inserção feminina no mercado de trabalho brasileiro e seus determinantes salariais: evidências para os anos 1995 e 2006. Ana Elizabete da Silva Pereira (Faculdade do Vale do Ipojuca – FAVIP) Paulo Aguiar do Monte (Universidade Federal da Paraíba)
Uma análise do capital humano sobre o nível de renda dos estados brasileiros: MRW versus Mincer. Ricardo Corrêa Cangussu (PUC-MG) Márcio A. Salvato (PUC-MG e IBMEC-MG) Luciano Nakabashi (UFPR)
Mesa VI– Ortodoxia e Heterodoxia na Ciência Econômica
A Questão da Multiplicidade na História do Pensamento Econômico. Vagner Silva Alves (UEFS-BA / FGV-SP)
Um critério de demarcação entre a Economia Neoclássica e a Heterodoxa: uma análise a partir da instabilidade estrutural. Fábio Batista Mota (PFGT/CME/UFBA) Lúcio Flávio de Freitas (UNICAMP) Maria Isabel Busato (UFRJ) Eduardo Costa Pinto (UFRJ)
Os Programas de Pesquisa Lakatosianos e a Metodologia da Economia Neoclássica: Contribuições e Críticas. Ricardo Agostini Martini (CEDEPLAR – UFMG)
Sessões Simultâneas III
Mesa I – Políticas de Desenvolvimento
Políticas de Desenvolvimento Regional no Brasil: limites de uma nova agenda para Nordeste. Simone Uderman (Univ. Estado da Bahia (UNEB) e Desenbahia)
Programas de Desenvolvimento Local na Região Nordeste do Brasil: Uma avaliação preliminar da “Guerra Fiscal” Ana Carolina da Cruz Lima (CEDEPLAR - Universidade Federal de Minas Gerais) João Policarpo Rodrigues Lima (PIMES - Universidade Federal de Pernambuco)
Aproveitamento das Relações entre Pernambuco e Portugal: Uma análise do Comércio Potencial versus Comércio Efetivo. Leonardo Ferraz Xavier (PIMES/UFPE) Robson Góes de Carvalho (FAFICA) Alcides Jerônimo de Almeida Tenório Júnior (UPE) Erick Soares de Sousa (BRADESCO) Ecio de Farias Costa (PIMES/UFPE)
Mesa II – Pobreza Rural e Convergência
Determinantes da Desigualdade de Renda em áreas rurais do Nordeste. Jair Andrade de Araújo (UFC) Débora Gaspar Feitosa (UFC) Flavio Ataliba Flexa Daltro Barreto (UFC)
Avaliando o Impacto do Programa Bolsa Família sobre a Freqüência Escolar: o Caso da Agricultura Familiar no Nordeste do Brasil. Gisleia Benini Duarte (PIMES-UFPE) Raul da Mota Silveira Neto ((PIMES-UFPE)
Crescimento Regional e Análise de Convergência para os períodos de 1990-2004 e 2000-2004. Uma Aplicação ao Modelo Threshold. André Luiz Ferreira e Silva (PPGEconomia - UFPa.) José Nilo de Oliveira Júnior (PPGEconomia - UFPa.) Marcelo Bentes Diniz (PPGEconomia - UFPa.) Roberto Tatiwa Ferreira (CAEN-UFC)
Mesa III – Espaço e desigualdade regional, convergência e migração
Teoria do Desenvolvimento Geográfico Desigual: uma reflexão sobre as condicionalidades de David Harvey . Julliana Ramos Santiago (Universidade Federal da Bahia) Ihering Guedes Alcoforado de Carvalho (Universidade Federal da Bahia)
A Contribuição do Capital Humano para Crescimento Econômico e Convergência Espacial do PIB per Capita no Ceará. Ricardo Candéa Sá Barreto (Universidade Federal de Juiz de Fora) Eduardo Simões de Almeida (Universidade Federal de Juiz de Fora)
Migração e Distribuição de Capital Humano no Brasil: Mobilidade Intergeracional Educacional e Intrageracional de Renda. José Luis da Silva Netto Junior (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) Sabino da Silva Pôrto Junior (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) Erik Alencar de Figueiredo (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Mesa IV – Distribuição de renda e migração
Skilled Migration and Cities Dynamics: the Case of Minas Gerais. Daniel Da Mata (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) Guilherme Mendes Resende (IPEA e London School of Economics (LSE)
The Dynamics of the Brazilian Income. Erik Alencar de Figueiredo (UFRN) Flávio Augusto Ziegelmann (UFRGS)
Desigualdade de Renda e Crescimento Econômico para o Nordeste do Brasil: Evidências a partir de modelos semi-paramétricos. Paulo de Andrade Jacinto (Universidade Federal de Alagoas) César Augusto Oviedo Tejada (Universidade Federal de Alagoas) Erik Alencar Figueiredo (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Mesa V – Poder político e discricionariedade fiscal
Lei de Responsabilidade Fiscal: Implicações na despesa de pessoal e de investimento nos municípios mineiros. Roberto Santolin (CEDEPLAR/UFMG) Frederico G. Jayme Jr (CEDEPLAR/UFMG) Julio César dos Reis (CEDEPLAR/UFMG)
Discricionariedade Fiscal e sustentabilidade da dívida pública: evidências para o caso brasileiro. Octavio Vargas Freitas Pinton (Universidade Federal Fluminense) Helder Ferreira de Mendonça (Universidade Federal Fluminense)
O Índice de Poder de Banzhaf para os Estados e Regiões do Brasil. Francisco de Sousa Ramos (UFPE) Ana Carolina da Cruz Lima (PIMES-UFPE-CEDEPLAR)
|