Esta página está adaptada para acessibilidade e leitores de tela.Atalho para acessar diretamente o conteúdo da página, ou digite ALT+1.Atalho para acessar diretamente o menu de opções da página, ou digite ALT+2.Atalho para acessar diretamente o menu de serviços da página, ou digite ALT+3.Início do Cabeçalho da página.
Início do conteúdo da página.

Investir no Nordeste - Fatores de Atratividade

Um espaço para bons negócios e investimentos

Um país chamado Nordeste do Brasil

Com uma área territorial de 1,5 milhão de quilômetros quadrados, do tamanho da França, Itália, Reino Unido e Alemanha combinados; população de 51 milhões de habitantes (2005) ou 28% da população brasíleira; e um Produto Interno Bruto de USD 93.6 bilhões (2004), maior que o de países como o Chile, o Nordeste brasileiro projeta-se como a terra das oportunidades para quem deseja investir e crescer.

Nessa Região de natureza exuberante, condições climáticas extremamente favoráveis - aqui, o sol brilha o ano inteiro - e localização estratégica, próxima aos grandes mercados mundiais, setores como agribusiness, turismo, software, confecções, indústrias de transformação, entre outros, apresentam-se como novas potencialidades de bons negócios.

Parte do Nordeste corresponde à área do semi-árido, uma região com alto nível de incidência de sol, clima seco e vegetação com predominância de xerófitas. O semi-árido é visto, hoje, como ambiente extremamente favorável a atividades econômicas como fruticultura, piscicultura, caprinocultura,  apicultura, ecoturisno e diversas outras. Com o objetivo de melhorar seus indicadores sociais e a qualidade de vida da população, além de gerar emprego e renda, o Governo oferece incentivos diferenciados para empreendimentos que se instalem na área.

Dotada de mão-de-obra abundante e com bom nível de especialização, infra-estrutura instalada e incentivos fiscais, a Região preparou-se para receber novos empreendimentos, atraindo grandes empresas e proporcionando o suporte necessário ao seu pleno desenvolvimento.

Conta, para isso, com a força do Banco do Nordeste, de modo contínuo e sustentável, por meio de linhas de financiamento com taxas adequadas para o investimento de longo prazo, desenhadas para atender a empreendimentos de todos os portes nos mais diversos setores.

Venha descobrir esse país chamado Nordeste do Brasil. Se o Banco do Nordeste faz tanto por essa Região, imagine o que ele pode fazer por você.

Uma economia em permanente expansão

Nos últimos anos, o Nordeste do Brasil passou de produtor de bens tradicionais a fabricante de produtos de base tecnológica, como aços especiais, automóveis, equipamentos para irrigação, software e produtos petroquímicos.

Dos investimentos feitos no fortalecimento de atividades como a de grãos e de frutas, uma moderna agroindústria despontou conquistando mercados e levando os produtos nordestinos para a mesa de americanos, europeus e asiáticos. Soja, uvas finas, manga, melão, acerola e outras frutas tropicais produzidas na Região conquistaram o paladar do mercado internacional.

Os reflexos dessa economia em permanente expansão estão, ainda, nas grandes cidades nordestinas - algumas com população superior a 2,5 milhões de habitantes.

O Nordeste do Brasil cresce em todos os setores e em todas as direções e oferece as melhores condições para quem quer crescer com ele.

Posição geográfica privilegiada

A proximidade dos mercados europeu e americano, aliada a uma moderna infra-estrutura portuária, representam enorme vantagem competitiva para quem deseja investir na Região, e ajudam a consolidar os produtos nordestinos nos quatro cantos do mundo.

Ambiente propício ao investimento

Além de infra-estrutura, o Nordeste conta com programas de apoio às atividades produtivas, incentivos fiscais e mão-de-obra com alta capacidade de absorção de treinamento. Linhas de  financiamento e informações técnicas e mercadológicas sobre a Região garantem ao empreendedor o mais importante: saber em que local  investir. Para empreendimentos localizados no semi-árido, existem ainda incentivos diferenciados.

As boas oportunidades do Brasil estão aqui

A economia brasileira é uma das que  mais cresce na América do Sul e a que mais recebe investimentos diretos. A cada dia, é maior o número de negócios com o Brasil.
Segundo o IFC - International Finance Corporation , o País será uma das três maiores plataformas exportadoras do mundo nos primeiros 15 anos do século 21.

Conheça as vantagens competitivas que fazem do Nordeste um dos melhores lugares do Brasil para investir, produzir e exportar.

Agronegócio: o Nordeste melhora a cada safra produzindo frutas e grãos para o mundo

Estudos da ONU dão conta de que a produção agrícola brasileira pode ultrapassar a dos Estados Unidos nos próximos 12 anos. Os estados nordestinos também participam desse crescimento. Soja, uva, manga, melão, mamão e outras frutas são cultivadas no Nordeste com alta produtividade e exportadas para vários países.

Alta produtividade

Com solos férteis, sol o ano inteiro e o apoio técnico e financeiro do Banco do Nordeste, os produtores nordestinos colhem bons resultados no agribusiness. Um bom exemplo vem da produção de flores: na Região, o clima propicia que a rosa seja colhida com 45 dias, podendo-se chegar a uma produtividade de até 200 rosas/m2/ano ,mais de duas vezes a produtividade da Colômbia, líder na produção de flores na América Latina.

Grãos – 10 milhões de hectares cultiváveis

O Nordeste brasileiro desponta como uma das mais promissoras áreas agricultáveis do País em face da grande extensão de terra ocupada por cerrados ainda inexplorados. Os cerrados na Região, especialmente nos estados do Maranhão, Piauí e Bahia, ocupam cerca de 10 milhões de hectares potencialmente cultiváveis com arroz, milho, soja e outros grãos, e proporcionam a utilização de uma agricultura mecanizada  e de alta tecnologias.

Clima favorável garantindo produtividade

Além da facilidade de mecanização, as condições de clima favoráveis garantem altas produtividades com utilização de tecnologias de ponta, como é o caso da cultura do café no oeste baiano, que atinge 5 toneladas por hectare contra 1,1 tonelada da média brasileira. No caso da soja, algumas áreas do cerrado nordestino superam a média nacional de 2,5 toneladas por hectare.

Turismo: na rota dos grandes investimentos

O Nordeste do Brasil tornou-se destino de milhões de turistas e rota de grandes investimentos internacionais. Os mais importantes hotéis e resorts do mundo descobriram essa Região, atraídos pela beleza de sua paisagem, por seus 3.300 km de praias - o maior litoral do Brasil - e também pelas obras estruturantes realizadas pelo - Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste.

Em parceria com os governos estaduais e com o Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID , o programa destinou US$ 670 milhões à construção e modernização de aeroportos internacionais, recuperação de estradas de acesso ao litoral, urbanização, saneamento básico, restauração do patrimônio e preservação ambiental.

Em sua segunda fase, o PRODETUR/NE vai investir outros US$ 400 milhões em infra-estrutura complementar e também no fortalecimento da estrutura de capacitação e serviços relacionados ao turismo, nos 16 Pólos de Turismo criados pelo Banco do Nordeste em municípios vocacionados para essa atividade.

Novos setores e novos negócios

As boas oportunidades de negócios estão em todos os setores da economia nordestina. Mas, a cada dia, novas vocações surgem, com inúmeras vantagens comparativas e competitivas.


Conheça alguns desses setores selecionados pelo Banco do Nordeste e venha investir.

Flores - Produtividade duas vezes maior

Piscicultura - Condições climáticas excepcionais 

Carcinicultura - Os maiores produtores de crustáceos do Brasil estão no Nordeste

Apicultura - Florada o ano todo

Biotecnologia - Desenvolvimento genético: o Nordeste avança

Bebidas - Marcas brasileiras de qualidade nordestina

Software - Boa infraestrutura de telemática

Gesso - Maior reserva mundial de gipsita

Mármore e granito - Pronto para o mercado nacional e estrangeiro 

Eletroeletrônicos - Expansão em toda cadeia produtiva

Saúde - Um setor que impulsiona outras atividades 

Ciência e Tecnologia - O BNB transforma idéias inovadores em sustentabilidade

Investe NE Brasil - Apoio ao Investidor

[topo]

Início do menu de serviços.
Sala de imprensa Segunda via de Boleto Tabela de tarifas Mapa do Portal Carta Consulta Planilhas e Formulários
SAC Banco do Nordeste: 0800 728 3030 • Ouvidoria: 0800 033 3033 - Fale Conosco - Privacidade e Segurança - Acessibilidade