Esta página está adaptada para acessibilidade e leitores de tela.Atalho para acessar diretamente o conteúdo da página, ou digite ALT+1.Atalho para acessar diretamente o menu de opções da página, ou digite ALT+2.Atalho para acessar diretamente o menu de serviços da página, ou digite ALT+3.Início do Cabeçalho da página.
Início do conteúdo da página.

Investir no Nordeste - Guia do Investidor

Conheça o nosso processo de crédito

Roteiro para Acesso às Linhas de Crédito

1º. PASSO
Entrevista inicial

O primeiro passo para acesso às linhas de crédito do Banco do Nordeste é participar de uma entrevista com um de nossos gerentes. Para isso, compareça a uma de nossas agências e exponha as suas pretensões quanto ao investimento que pretende realizar, sua experiência na atividade, conhecimento do mercado e outras informações sobre o empreendimento.

Nessa oportunidade, o gerente prestará informações sobre a fonte de recursos que poderá viabilizar o negócio, os itens financiáveis, a participação financeira do Banco, garantias, prazos e carência da operação, dentre outras.


2º. PASSO
*Cadastro

Será preenchida ficha cadastral onde serão informados dados sobre a  empresa, como patrimônio, situação econômico-financeira, experiência anterior de crédito com o Banco e demais instituições financeiras, dentre outros.  Também serão colhidas informações sobre seus sócios, administradores e avalistas. Vide, no encarte anexo, a relação da documentação que deverá ser anexada aos respectivos formulários de cadastro.

3º. PASSO
Carta - consulta

Para projetos cujo valor do financiamento pretendido seja superior a  R$ 1 milhão (um milhão de reais), a empresa elaborará uma carta-consulta contemplando informações gerais sobre o projeto, destinada a análise preliminar pelo Banco. O roteiro para elaboração da referida carta-consulta é parte integrante dos anexos do presente Guia e também está disponível no portal do Banco do Nordeste (www.bnb.gov.br ).

4º. PASSO
Visita Gerencial

Com o intuito de se obter uma melhor compreensão do projeto, o gerente poderá marcar uma visita à empresa ou ao local do empreendimento. 

5º. PASSO
Autorização do projeto de viabilidade econômico-financeira

Após a realização da visita gerencial (quando for o caso), e aprovação do cadastro, o Banco entregará uma carta autorizando a elaboração do projeto de viabilidade econômico-financeira.

6º. PASSO
Elaboração do projeto

O projeto é o documento formal que sintetiza as informações sobre a sua empresa e a sua intenção de negócio. O projeto deverá ser elaborado em modelo adotado pelo Banco, para dar maior agilidade no atendimento. Cabe ao elaborador do projeto observar as condições negociadas entre a sua empresa e o Banco, tais como prazo da operação, valor e disponibilidade dos recursos próprios a serem  aportados e garantias. Esse documento deverá contemplar a documentação necessária à análise e contratação da operação de crédito, inclusive a avaliação do(s) imóvel(is) acaso incluído(s) como garantia do financiamento. É de fundamental importância que você conheça os aspectos apontados neste documento. Tão logo seja concluído, o projeto deverá ser entregue ao gerente da agência de seu relacionamento. Acesse portal do Banco do Nordeste  (www.bnb.gov.br ) para baixar o arquivo do Roteiro de Informações para Elaboração de Projetos para o BNB.

Importante!!!

A elaboração de um projeto em consonância com os critérios normativos e aspectos negociados com o Banco, assim como a ausência de pendências em relação à documentação necessária, agilizará sua análise e aprovação. Nesses casos, o Banco  poderá contratar a operação em até 60 dias, a partir da data de entrega do projeto na agência.

7º. PASSO
Análise do projeto

Como forma de conferir maior segurança ao empreendimento projetado, o Banco analisará as informações técnicas, econômicas e financeiras, a adequação e suficiência das garantias apresentadas e demais itens constantes do projeto. A fim de se obter uma análise qualitativa, serão observados outros pontos relevantes como o mérito sócio-econômico, a gestão técnica e administrativa da empresa, adequação tecnológica, aspectos mercadológicos e ambientais. Após a emissão de parecer favorável à viabilidade do pleito,  o processo será encaminhado  para a etapa seguinte, a contratação do financiamento.

* O Banco cobra tarifa de estudo e análise de viabilidade técnica de projetos.

8º. PASSO
Contratação da operação

A contratação é o momento da formalização da operação de crédito entre a empresa e o Banco. A agência elaborará os instrumentos de crédito que, após assinados, serão encaminhados por você para registro em cartório.

Em seguida, serão iniciadas as liberações das parcelas do financiamento, de acordo com o cronograma de desembolsos previsto no projeto.

9º. PASSO
Liberação dos recursos financiados

A liberação dos recursos financiados ocorrerá mediante crédito  na conta-corrente da empresa. No entanto, caso  trate-se de aquisição de bens, como por exemplo: máquinas, equipamentos, móveis e utensílios, o pagamento será feito diretamente ao fornecedor.  Para cada liberação de recursos realizada pelo Banco, a empresa deverá, concomitantemente, fazer o aporte da respectiva contrapartida de recursos próprios.

Cada liberação de parcela será precedida por vistoria a ser realizada pelo Banco, para efeito de comprovação da correta aplicação dos recursos próprios e financiados da parcela anterior.

10º. PASSO
Reembolso

Essa etapa compreende o pagamento, pela empresa, dos recursos financiados pelo Banco. O pagamento ocorrerá na forma prevista no instrumento de crédito, podendo ser mensal, trimestral, semestral ou anual, conforme a especificidade de cada projeto.

Não esqueça!!!

É muito importante que o pagamento das parcelas do financiamento seja feito com rigorosa pontualidade, pois isso traz enormes benefícios para você e para a sua empresa, inclusive um bônus de adimplência caso o financiamento seja com recursos do FNE.

11º. PASSO
Acompanhamento

Essa etapa compreende o gerenciamento sistemático e eficiente de um conjunto de providências, ferramentas e procedimentos que enfatizam o cliente em todos os relacionamentos e transações que ele mantém com o Banco, especialmente no que se refere ao acompanhamento da implantação e da condução do projeto financiado.

Início do menu de serviços.
Sala de imprensa Segunda via de Boleto Tabela de tarifas Mapa do Portal Carta Consulta Planilhas e Formulários
SAC Banco do Nordeste: 0800 728 3030 • Ouvidoria: 0800 033 3033 - Fale Conosco - Privacidade e Segurança - Acessibilidade