Publicações do BNB.
  O Banco. Link com informações sobre o Banco do Nordeste.Produtos e Serviços. Conheça nossa cartela de produtos.Investir no Nordeste. Saiba as melhores oportunidades na Região.Ações de Desenvolvimento. O BNB planejmando o Nordeste.Sobre o Nordeste. Link com informações sobre o Nordeste.Cultura. Veja como o BNB contribui com a cultura Nordestina.
Busca Avançada  
 
 
Incentivos Fiscais Estaduais

Inserida no contexto da política do Governo Federal para a Região Nordeste do Brasil, a Paraíba conta com o apoio do poder público, no desempenho de sua função de propulsor de investimentos, através de instrumentos fiscais e financeiros.

Para investir na Paraíba, a iniciativa privada dispõe de financiamentos, com condições especiais, das seguintes fontes de recursos:

  • Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE);
  • Fundo de Investimento do Nordeste (FINOR);
  • Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES);
  • Banco do Nordeste do Brasil;
  • Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Industrial da Paraíba (FAIN).

O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Industrial da Paraíba (FAIN)  tem como objetivo principal a concessão de empréstimos com encargos subsidiados para financiar investimento fixo e fortalecer capital de giro, através do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), de acordo com as seguintes condições:

I - Os empreendimentos instalados nos municípios localizados na Grande João Pessoa são beneficiados com um empréstimo de 60% do ICMS estadual recolhido mensalmente pela empresa. Aos que se instalarem nos municípios de Campina Grande e Queimadas, o benefício será de 80% e, nos demais municípios da Paraíba, 100%.

II- Ao devolver cada parcela, o investidor terá um rebate de 30%, que poderá ser ultrapassado em casos especiais. A atualização monetária é feita pela Taxa de Juros a Longo Prazo (TJLP), mais juros de 6% ao ano. Esse benefício se dará por 05 (cinco ) anos, podendo chegar até a 15 anos.

Outros Incentivos Estaduais 

Lotes de terreno destinados à implantação de indústrias de maior porte são repassados a preços subsidiados, com toda a infra-estrutura necessária. Nos distritos industriais são cedidos galpões, de acordo com critérios de viabilidade definidos no projeto, dependendo ainda de urgência de implantação, da repercussão do empreendimento na economia e da capacidade de absorção da mão-de-obra.

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA), reduz em até 50% o valor da tarifa normal, para novas indústrias com consumo de água acima de 10.000m3.

PRINCIPAIS INCENTIVOS FISCAIS DA PARAÍBA

BENEFICIÁRIO

ISENÇÃO

REDUÇÃO DA BASE DE CÁLCULO

DIFERIMENTO

Produtos de fruticultura

Operações de máquina para limpar ou selecionar frutas importadas e sem similar.

 

 

Pecuária

Operações com caprinos e ovinos e produtos comestíveis resultantes de seu abate, entre a Paraíba e alguns Estados especificados.

 

 

Pecuária Leiteira

Saídas de Leite “in natura” ou pasteurizado tipo “C” e “B”. Operações internas com leite de cabra.

Operações Internas de leite pasteurizado B e C (8,5%).

Na saídas de leite dos estabelecimentos produtores para as indústrias beneficiadoras ou varejistas do Estado.

Produtores de Algodão

Importação de tratores
(4 rodas) e colhedeiras mecânicas, sem similar nacional, desde que isentas do II e do IPI.

 

 

Produtor Rural

Fornecimento de energia elétrica para produtor rural até 50 KWA de consumo.

 

 

Centro de Formação de Recursos Humanos

Máquinas e equipamentos doados ou cedidos para reequipar Centros de Sistema SENAI.

 

 

Exportadores

Saídas de bens industrializados destinados a consumo em embarcações e aeronaves.

 

 

Exportadores

Saídas de produtos da agricultura (frutas especificadas, erva-mate, inhame, outros) e ovos.

 

 

Exportadores

Exportação de fibras e estopas de sisal.

 

 

Exportadores

Saídas de abacaxi e inhame pelo Porto de Cabedelo.

 

 

Indústrias

 

 

Nas operações internas interestaduais e importações de máquinas, aparelhos e equipamentos para integrar o ativo fixo.

Indústrias

 

 

Óleos vegetais e algodão para servir de matéria- prima à indústria.

FONTE: Secretaria de Planejamento da Paraíba.