Esta página está adaptada para acessibilidade e leitores de tela.Atalho para acessar diretamente o conteúdo da página, ou digite ALT+1.Atalho para acessar diretamente o menu de opções da página, ou digite ALT+2.Atalho para acessar diretamente o menu de serviços da página, ou digite ALT+3.Início do Cabeçalho da página.
Início do conteúdo da página.

Agricultura Familiar

Saiba o porquê da Agricultura Familiar

A agricultura familiar é responsável pela produção dos principais alimentos consumidos pela população brasileira: 84 % da mandioca, 67 % do feijão; 54 % do leite; 49 % do milho, 40 % de aves e ovos e 58 % de suínos.

No Nordeste a agricultura familiar é responsável por 82,9 % da ocupação de mão de obra no campo.

Considerando a importância sócioeconômica desse segmento produtivo,  o Banco do Nordeste, em conformidade com os princípios de desenvolvimento econômico e social que nortearam sua criação, financia a agricultura familiar através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF.

Como forma de maximizar suas ações para o processo de operacionalização, acompanhamento e orientação técnica aos agentes produtivos, o Banco do Nordeste desenvolve parcerias com entidades públicas e privadas, com destaque para a existente com o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.

Conheça as diretrizes da política do Banco do Nordeste de apoio à Agricultura Familiar

  • Priorização do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste - FNE e recursos do Tesouro Nacional como fontes financiadoras;
  • Adoção da metodologia de microcrédito produtivo orientado para o PRONAF, através do programa Agroamigo;
  • Incentivo à atividade não agrícola no meio rural;
  • Estímulo às atividades de maior valor agregado;
  • Apoio à estruturação de cadeias produtivas;
  • Fortalecimento das parcerias para viabilizar assistência técnica e capacitação;
  • Incentivo à utilização de tecnologia de convivência com a seca.

Início do menu de serviços.
Sala de imprensa Segunda via de Boleto Tabela de tarifas Mapa do Portal Carta Consulta Planilhas e Formulários
SAC Banco do Nordeste: 0800 728 3030 • Ouvidoria: 0800 033 3033 - Fale Conosco - Privacidade e Segurança - Acessibilidade