Gestão Ambiental Gestão Ambiental

Informações sobre gestão ambiental focado em sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

O Banco do Nordeste acredita que o desenvolvimento regional passa pela necessidade de conciliar lucratividade com conservação dos recursos naturais.

Para supervisionar o desempenho econômico, ambiental e social o Banco do Nordeste conta com a Diretoria de Desenvolvimento Sustentável e de Microfinança. Dessa forma, tem trabalhado para manter seu compromisso com as questões socioambientais, incorporando a variável ambiental em suas práticas negociais e administrativas e buscando, dentre outras diretrizes:

  • Informar, sensibilizar e engajar continuamente seus públicos nas políticas e práticas de sustentabilidade do Banco;
  • Desenvolver uma cultura de consumo consciente de recursos naturais nos processos internos;
  • Financiar ações e projetos que visem à sustentabilidade.

Um dos meios usados para a realização destas e outras ações socioambientais acontece por meio do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) do Banco do Nordeste. Além de ser uma ferramenta de inserção da sustentabilidade, o SGA busca adequar as atividades do Banco às diretrizes da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), programa proposto pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) que busca implementar a gestão sustentável das atividades administrativas e operacionais do governo federal.

Imagem de coletores da coleta seletiva do Banco

O SGA do Banco do Nordeste adota as seguintes linhas de ação prioritárias:

Uso Sustentável de Recursos: conjunto de ferramentas, procedimentos e ações que visam o combate ao desperdício e a otimização do uso da energia elétrica, água, papel e descartáveis pelas unidades do Banco.

Coleta Seletiva Solidária: Em atendimento ao decreto nº 5.940/2006, o Banco do Nordeste realiza, desde 2007, o Programa Coleta Seletiva Solidária, que tem como objetivo promover o descarte seletivo de resíduos recicláveis produzidos nas dependências do Banco e sua destinação às associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

Gestão de Resíduos: Além dos resíduos recicláveis, o Banco também procura fazer o descarte e destinação correta de outros tipos de resíduos gerados em suas dependências, tais como resíduos de equipamentos eletroeletrônicos, lâmpadas fluorescentes, óleo mineral, resíduos de podas, resíduos de construção civil, dentre outros.