Linhas de Crédito Verde Linhas de Crédito Verde

Crédito para facilitar as ações de sustentabilidade da Região Nordeste.

O Banco do Nordeste oferece programas de crédito que valorizam e respeitam o meio ambiente. São várias as linhas, com juros baixos, prazos acessíveis e bônus para quem paga em dia.

FNE Verde

Financia empreendimentos e atividades econômicas que propiciem ou estimulem a peservação, conservação, controle e recuperação do meio ambiente.

Atende a produtores rurais, empresas rurais, industriais, agroindustriais, comerciais e de prestação de serviços e a cooperativas e associações que realizam projetos fortemente voltados à sustentabilidade ambiental. 

Para mais informações, clique aqui.
 

.  Micro e Minigeração Distribuída de Energia Elétrica

As Resoluções Normativas da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) nº 482 de 17.04.2012 e nº 687 de 24.11.2015, estabeleceram os conceitos de micro e minigeração distribuída de energia e as regras para sua implantação e funcionamento. Com isso, foi aberta possibilidade de criação de diversas pequenas centrais geradoras de energia elétrica até 5MW, com utilização de fontes diversas como hidráulica, solar, eólica e biomassa, por exemplo.

Diante da crise na geração de energia que o País está enfrentando e dos sucessivos aumentos nos custos para sua utilização, surge oportunidade e viabilidade econômica para a instalação de sistemas de micro e minigeração de energia interligados à rede de distribuição a partir de diferentes locais, como residências, micro, pequenas, médias ou mesmo grandes empresas, prefeituras municipais, órgãos públicos estaduais e federais, entre outros.
O Banco do Nordeste dispõe de linhas de financiamento passa a apoiar a implantação desses sistemas junto a agentes produtivos de diferentes portes.
Para maiores informações sobre as formas de acesso ao crédito com essa finalidade, confira aqui a Cartilha sobre Financiamento à Micro e à Minigeração Distribuída de Energia Elétrica.


PRONAF

Oferece linhas de crédito exclusivas para o seu projeto ambiental. Conheça cada uma delas.

Pronaf Eco
Linha de crédito voltada para o investimento em projetos de energia renovável e ao financiamento de tecnologias ambientais sustentáveis. É a sustentabilidade gerando lucros para o agricultor familiar.

Pronaf Agroecologia
Linha de crédito destinada aos investimentos em sistemas de base agroecológica ou orgânica. Por isso, o Banco do Nordesrte disponibiliza o Pronaf Agroecologia. É o crédito que você procura com a sustentabilidade que o meio ambiente precisa.

Pronaf Semiárido
Valorize as riquezas do semiárido com o Banco do Nordeste. Com o Pronaf Semiárido, você adquire financiamentos de investimento em projetos de convivência com o semiárido, focados na sustentabilidade dos agroecossistemas, garantindo, com isso, o desenvolvimento dessa região e a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares do semiárido nordestino.

Pronaf Floresta
Reflorestamento com espécies nativas, manejo sustentável, exploração extrativista ecologicamente correta e recuperação de áreas degradadas. Com o Pronaf Floresta, o agricultor familiar lucra ao investir em recursos florestais de maneira sustentável.

Para mais informações sobre as linhas do Pronaf, clique aqui.


Material de apoio a iniciativas sustentáveis

  • Manejo florestal sustentável da caatinga

A partir de diversas reuniões com engenheiros florestais que atuam na atividade e com técnicos e gestores do Banco houve demonstração da viabilidade desse tipo de empreendimento, foram realizadas as seguintes ações no sentido de viabilizar os financiamentos à atividade, quais sejam:

> Elaboração de orçamentos padrão para o manejo florestal da caatinga, que encontram-se incorporados à planilha de custeio agrícola, disponível no Portal Internet do Banco no link: Proposta de crédito (item 1.3 - Proposta para Projetos de Custeio Agrícola).

> Elaboração de informações técnicas sobre o manejo florestal, para embasar o processo de análise de projetos, disponibilizados aos usuários internos e externos no Capítulo 12 do Caderno de Recomendações Técnicas do Banco, disponível no Portal Internet do Banco no caminho: www.bnb.gov.br / Clientes – SEAP, Planilhas e Formulários (canto direito inferior da página principal).

> Elaboração de uma cartilha virtual sobre o Manejo Florestal Sustentável na caatinga, voltada para informar clientes, técnicos e gestores do Banco sobre o que é o manejo florestal, suas características e sua possibilidade de financiamento pelo Banco do Nordeste. A cartilha está disponível no link abaixo.

Com essas ações o Banco do Nordeste busca fomentar e catalisar financiamentos à atividade de manejo florestal sustentável da caatinga, por entender que esta é uma forma adequada para aliar a comercialização de produtos madeireiros e não madeireiros ao uso racional e sustentável das florestas nativas da caatinga.

Conheça a Cartilha Manejo Florestal Sustentável.