Portal da Sustentabilidade Portal da Sustentabilidade

Espaços temáticos com temas de responsabilidade socioambiental.

O Banco do Nordeste conta, em sua Direção Geral, com a versão física do Portal da Sustentabilidade. Idealizado pela Célula de Meio Ambiente, Inovação e Responsabilidade Social, em parceria com o Instituto Nordeste Cidadania (Inec), o local conta com vários espaços temáticos, trazendo à realidade de nossos empregados, várias questões de sustentabilidade.

Conheça um pouco mais sobre cada um:

MUSEU DA ROÇA

Fortalecer a identidade cultural nordestina e as riquezas do nosso sertão são os principais objetivos deste lugar, inspirado totalmente nos desenhos das casas sertanejas. Logo na entrada, fazemos uma viagem ao interior, com uma cadeira, tamboretes, portas e janelas de madeira rústica. Resgatar a prática de sentar na calçada e cuidar da rua, hábito antigo e que inibia a violência, propiciando a integração entre as pessoas. Dentro da casinha, objetos típicos das residências do sertão. Mais que proporcionar uma viagem, o Museu da Roça conta com dicas importantes de ações de moradia sustentável que podemos realizar no dia-a-dia, em nossas casas. Também há informações sobre o Pronaf Semiárido (link para o Banner), uma das linhas de financiamento do Banco, que procura investir em projetos que garantam a boa convivência no semiárido. 

museu_da_roça


LIVRARIA/ ESPAÇO DE LEITURA

É o espaço das informações sustentáveis. Lá você encontra uma série de publicações com temas de responsabilidade socioambiental que o ETENE vem apoiando. Em breve, será o lugar do troca-troca de livros. A ideia é que você, colaborador, traga livros que já não usa para que sejam trocados por livros de outros colaboradores. Uma ótima maneira de repassar conhecimento e consumir conscientemente.

livraria_e_espaço_de_leitura


CINE VERDE

São mais de seis horas de vídeos de curta duração sobre os mais diversos assuntos sociais e ambientais, incluindo diversas tecnologias de convivência com o semiárido. O Cine Verde, fica na entrada do hall, é um bom lugar para descansar quando damos uma pausa no trabalho, ou quando saímos para o almoço.  Uma ótima oportunidade de aprender sobre sustentabilidade e para conhecer as principais ações de responsabilidade socioambiental desenvolvidas no mundo e também no  Banco.

cine_verde


BODEGA DO ORGÃNICO

Toda semana, a Bodega do Orgânico está aberta e cheia de produtos. E o melhor: só vende alimentos livres de agrotóxicos. Se quer adquiri-los, basta visitar a bodega às sextas-feiras. Além de consumir alimentos saborosos e saudáveis, você estará contribuindo com um meio ambiente mais belo e sadio. O local também conta com textos informativos sobre produção orgânica, consumo consciente e energias renováveis. Vale a pena conferir!

imagem do espaço da bodega do orgânico no portal da sustentabilidade


UNIDADE DEMONSTRATIVA -  JARDIM PERMACULTURAL

Após visitar todos os espaços, o final do hall guarda uma agradável surpresa. É um espaço totalmente pensado com consciência ecológica, uma verdadeira aula de crédito verde e permacultura ao ar livre. Aos que se interessam pelo assunto, é um prato cheio e, aos que ainda não conhecem, é difícil não se surpreender com o cenário. A Unidade Demonstrativa Permacultural oferece aos seus visitantes uma série de ideias inovadoras e fáceis de serem replicadas, como  minhocário, horta mandala, composteira, e até um laguinho que renova suas águas por meio de um sistema acionado por energia  solar e que produz água fertilizada para a irrigação da horta. Nesse contexto de cuidado com a terra podemos conhecer todas as linhas de crédito verde do Banco do Nordeste . São oportunidades de negócios, com um cardápio de opções que cuidam da terra. Confira!

espaço_de_permacultura


Além de todos esses espaços, o Portal da Sustentabilidade oferece continuamente oficinas, palestras e aulas ao ar livre. Venha visitar esse espaço, ele foi desenhado para que você o visite, conheça, reflita e descubra alternativas para uma vida mais saudável!