Financiamentos - Tecnologia Financiamentos - Tecnologia

A modernização da sua empresa começa no BNB.

Para promover o desenvolvimento tecnológico das empresas industriais e dos produtores rurais nordestinos, aumentando sua competitividade, o Banco do Nordeste está garantindo os recursos necessários à geração e incorporação de inovações de processos e produtos.

O Banco do Nordeste disponibiliza  linhas de financiamento com encargos e prazos  adequados para que você possa construir ou ampliar sua empresa, comprar equipamentos, desenvolver e divulgar seu projeto tecnológico.

 

O que o Banco poderá financiar

  • Construção e ampliação de benfeitorias e instalações.
  • Projetos de aplicação de design; programação visual; embalagens, identificação visual e manual de uso de produtos; sinalização industrial; adequação de postos de trabalho e ambiente fabril voltada à melhoria da produtividade (ergonomia); implantação de sistemas de metrologia; realização e participação em exposições de design; participação em feiras setoriais, nacionais e estrangeiras; produção de peças promocionais sobre o design; e avaliação e registro de produtos em laboratórios de certificação.
  • Aquisição de máquinas e equipamentos, inclusive equipamentos de informática e software, de veículos nacionais de carga com capacidade mínima de 4 toneladas, podendo a aquisição ser financiada de forma isolada.
  • Importação de tecnologia, know-how e serviços técnicos na forma da legislação vigente.
  • Laboratórios de controle de qualidade e/ou seus equipamentos
  • Implantação (incubação) e desincubação de pequenas e microempresas industriais que utilizem tecnologias geradas em universidades e centros de pesquisa.
  • Compra e absorção de tecnologia, transferência de tecnologia e participação em joint ventures tecnológicas.
  • Projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em empresas, individualmente ou em consórcios de pesquisa, cooperativa para implantação de centros de pesquisa e desenvolvimento, laboratórios e departamentos de engenharia de empresas e para programas e projetos de P&D de produtos e processos que incorporem novos conhecimentos executados diretamente ou por intermédio de centros de pesquisa.
  • Modernização organizacional: qualidade e produtividade, incluindo a adoção de técnicas modernas de gestão, mudança no leiaute da fábrica, treinamento de pessoal e consultoria, automação do processo de produção, implantação de sistemas de controle estatístico de processo e certificações como a ISO 9000, CMM e outros.
  • Produção de silagem com uréia.
  • Investimentos para a atividade de novilho precoce.
  • Capital de giro associado ao investimento fixo, exceto no setor rural.
  • Exclusivamente para empresas de base tecnológica:
    - Mão-de-obra relativa a homens/hora necessários ao desenvolvimento dos produtos, consultoria especializada, bem como as despesas previstas para a comercialização pioneira (marketing, embalagem, participação em feiras e demais eventos ligados ao conhecimento do produto).
    - Segmento de informática: fabricação de hardware e desenvolvimento de software.
    - Segmento de química fina: fabricação de fármacos de uso humano e veterinário; defensivos animais domissanitários e agrícolas; intermediários de síntese de produtos de química fina; catalisadores; aditivos químicos orgânicos, inclusive corantes, pigmentos, tonantes e produtos aromáticos sintéticos; e produtos químicos orgânicos destinados a explosivos.
    - Segmento de biotecnologia: produção de reativos para diagnósticos; imunobiológicos; e biofármacos, por meio de processos fermentativos.
    - Segmento de mecânica de precisão: fabricação de máquinas e equipamentos; autopeças; informática; instrumentação; equipamentos aeroespaciais; equipamentos odonto-médico-hospitalares e componentes; e aparelhos óticos de precisão.
    - Segmento de telecomunicação digital, microeletrônica e novos materiais: fabricação de componentes, aparelhos, peças e materiais.
    - Segmento de instrumentação geral: fabricação de instrumentos de medição e controle usados no processo industrial.
    - Segmento de automação industrial: produção de comando numérico computadorizado (CNC), comando lógico programável e sistemas digitais de controle distribuído (CLP e SDCD, CAD/CAM), robôs e células e sistemas flexíveis.

 

A quem se destina

  • Empresas de qualquer porte.
  • Cooperativas e associações (em créditos diretamente aos associados).


Linhas de financiamento disponibilizadas pelo BNB:

 

 

Acesso ao financiamento

Tendo cadastro e limite de crédito aprovados no Banco do Nordeste, basta apresentar o Projeto de Financiamento ou a Proposta de Crédito.