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PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2016-2019


A partir de 2016, o Banco do Nordeste passou a utilizar o Modelo de Gestão para Resultados  na construção do Planejamento Empresarial com o objetivo de priorizar o desenvolvimento e a transformação regional em todas as ações e elevando o desempenho organizacional.

Definir um modelo de planejamento fundamentado na gestão para resultados significa mensurar o desempenho, analisando os  principais aspectos associados ao cumprimento da finalidade do Banco, as quais tratam de identificar quantos e quais insumos são requeridos, quais ações são executadas, quantos e quais produtos e serviços são entregues e quais os impactos finais alcançados.

Planejamento Empresarial do Banco do Nordeste é um processo que possibilita analisar a realidade, avaliar e definir caminhos, construir um referencial futuro, definir um trâmite adequado para envolver na sua construção e implementação tanto a alta administração como as demais áreas, monitorar e avaliar o desempenho alcançado e reatroalimentar  todo o processo.

Sua finalidade é direcionar os esforços organizacionais na busca sistemática para obtenção dos resultados proporcionando os impactos almejados para o Banco e para a comunidade na qual encontra-se inserido. Consiste em um processo de construção do direcionamento estratégico de modo a garantir a sua sustentabilidade e compõem-se  dos  planos: estratégico, tático e operacional.

O planejamento em nível estratégico,  define os resultados a serem alcançados e os impactos externos que se quer atingir. Inicia-se com a definição da missão, visão e valores, seguindo-se da construção de indicadores e estabelecimento de metas quadrienais.  A declaração da missão do Banco do Nordeste expressa a sua razão de ser  

“ATUAR COMO O BANCO DE DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO NORDESTE”.

E a sua visão representa a expectativa do  Banco do Nordeste para o seu futuro

“SER O BANCO PREFERIDO DO NORDESTE, RECONHECIDO PELA SUA CAPACIDADE DE PROMOVER O BEM-ESTAR DAS FAMÍLIAS E A COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS DA REGIÃO”.

A missão e a visão junto com os valores são princípios ou crenças que servem de guia para comportamentos, atitudes e decisões das pessoas no exercício das suas responsabilidades como: justiça, governança, honestidade, sustentabilidade, igualdade, democracia, transparência, compromisso, respeito, cooperação, confiança, disciplina e  civilidade.
Além da missão, visão e valores, no Planejamento Estratégico do Banco do Nordeste,  constam os indicadores e metas quadrienais para o período 2016-2019, classificados segundo a sua natureza em três dimensões de resultado: eficiência, eficácia e efetividade.
 

• INDICADORES DE EFICIÊNCIA analisam se os insumos empregados - recursos humanos, logísticos, tecnológicos e financeiros - geraram produtos e serviços adequados.   

• INDICADORES DE EFICÁCIA é a quantidade e qualidade de produtos e serviços entregues ao usuário. Esses indicadores sinalizam sobre o processo de gestão, captação de recursos financeiros, gerenciamento do FNE, repasses de diversas fontes de recursos e produtos e serviços financeiros e bancários.

• INDICADORES DE EFETIVIDADE apontam se os resultados gerados foram suficientes para atender a missão e a visão estabelecida pelo Banco gerando valor público. Assim, esses indicadores indicam se aspectos do desenvolvimento regional foram alcançados como geração de emprego e renda, melhoria da competitividade das empresas, distribuição proporcional dos recursos nos estados da área de atuação do Banco, além de incentivo a exportação.

O planejamento estratégico é acompanhado anualmente pelos planos tático e operacional estabelecidos por metas e programas, como Programação Anual do FNE 2016, Programa CrediAmigo, Programa AgroAmigo, Programa Nacional de Agricultura Familiar. Estão disponibilizados no Relatório de Gestão os principais resultados operacionais obtidos pelo Banco.

Programação Anual do FNE 

Programa Crediamigo

Programa AgroAmigo

Programa Nacional de Agricultura Familiar

Relatórios de Gestão