Centro Cultural Fortaleza - Artes Cênicas Centro Cultural Fortaleza - Artes Cênicas

Espetáculos de teatro, dança, circo etc., destinados ao público adulto.

 

ARTES CÊNICAS

JULHO/2017

 

O Programa Ato Compacto tem como ação exibir espetáculos de teatro, dança, circo, performance, etc., destinados ao público adulto, sempre de forma gratuita. Oportuniza aos grupos artísticos apresentar seus trabalhos no Centro Cultural Banco do Nordeste/Fortaleza, que tem como prerrogativa principal democratizar o espaço entre os artistas profissionais e aqueles que estão iniciando na carreira artística.

Gostou? Pois venham todos! Toda quinta e sexta, às 18h, têm artes cênicas! O CCBNB fica na Rua Conde D’Eu, 560 – Centro (entre a Catedral e a Praça dos Leões). Programação gratuita!

 

"Eu, Fêmea" e "Maré"
CIDA - Coletivo Independente Dependente de Artista
Dias 06 e 07, quinta e sexta, 18h

O CIDA - Coletivo Independente Dependente de Artistas surge e se concretiza como um núcleo artístico que carrega para si o conceito “Corpos Diferenciados”. Este coletivo lida com a obra de arte a partir das singularidades de cada indivíduo, das múltiplas formas de existência, das identidades e das diferenças. O CIDA traz para o Centro Cultural Banco do Nordeste – Fortaleza os espetáculos “(Eu) Fêmea” e “Maré”. O primeiro, criado e interpretado por Rozeane Oliveira, possui uma forte influência autobiográfica e aborda de forma intensa os prazeres e as dores do feminino. Uma obra que possui claramente uma discussão sobre gênero e se estabelece a partir das relações da intérprete/criadora em sua investigação do que é ser mulher. A segunda obra apresentada, desenvolvida por René Loui e Rozeane Oliveira, surge como uma alusão à forma que encaramos e estereotipamos o amor. Um espetáculo construído a partir do conceito de dramaturgia em tempo real, que traz para a cena uma metáfora sobre a modificação, sobre os diversos níveis, sobre as intensidades e profundidades deste sentimento tão complexo. Maré conta com os estímulos sonoros do músico Paulo Oliveira. Intérpretes/criadores: René Loui e Rozeane Oliveira. 70 minutos. Classificação: Livre.

 

Show em cinco minutos
Cia. Dale Circo (SC)
Dia 11, terça-feira,, 17h

O espetáculo “Show em 5 minutos” é um espetáculo versátil que mostra um personagem de poucas palavras e indiscreto que chega até o público de forma direta, convidando-os para a ação, em que a provocação não é o fim, mas sim seu meio de comunicação. Chico Chan é dúbio, ingênuo, desligado e habilidoso, argentino e brasileiro. Possui um jeito especial com crianças no palco, sendo ao mesmo tempo amoroso e mantendo a comunicação com os adultos da plateia. Traz um mix de técnicas circenses de alto nível com malabares equilíbrio. Passe bem-vindo! Direção: Carlos Velazquez.
45 min. Classificação: Livre.

 

Velhos caem do céu como canivetes
Pequena Cia de Teatro
Dias 19, às 19h, 20, 21, 26, 27 e 28, quartas, quintas e sextas, 18h

O espetáculo "Velhos caem do céu como canivetes" é livremente inspirado no conto “Un señor muy viejo con unas alas enormes”, de Gabriel García Márquez. Com dramaturgia e encenação de Marcelo Flecha, a narrativa apresenta duas personagens em permanente exercício dialético: um ser humano, representado pelo ator Cláudio Marconcine, e um ser alado, representado pelo ator Jorge Choairy. Um ser alado cai no quintal de um ser humano. É a partir dessa premissa que a narrativa se desenvolve. O ser humano, um catador de lixo que tenta sobreviver à miséria que assola sua família, vê sua rotina mudar com a queda de um ser alado em seu quintal. Dramaturgia e encenação: Marcelo Flecha. 60 min. Classificação: 12 anos.