Centro Cultural Fortaleza - Artes Visuais Centro Cultural Fortaleza - Artes Visuais

ARTES VISUAIS

MAIO/2017

 

EXPOSIÇÕES

 

Projeto para um Novo Mundo

Curadoria: Adolfo Montejo Navas

 

Exibição de 06/abril a 17/junho

 

A série Projeto para um Novo Mundo “tem como conceito as alterações sociais pelas quais o planeta tem passado nas últimas décadas. Os processos migratórios, a fome, as guerras, as mudanças climáticas têm modificado substancialmente os mapas, as delimitações de fronteiras, o acirramento das questões ideológicas e a intolerância como princípio predominante nas relações entre os povos”, aponta Júlio Leite, para sinalizar o território abissal em que cada vez mais se inserem as bandeiras, com sua simbologia de outrora.

As desbandeiras de Julio Leite prometem outro horizonte sígnico que desloca as convenções nacional/local/global – a globalidade imaginada, como diria Néstor García Canclini – e, em consequência, o costume de nossa inércia. Faz parte de uma sinalética em xeque, em crise de representação: o regurgitado conflito nação-mundo, ainda tão vivo e ferido quanto latejante.

 

A Flor da Pele

Artista: Marcelo Mendonça (BA)

O artista mostra fotografias com símbolos idealizados e pintados sobre a pele de pessoas comprometidas com algum tipo de causa. Causa muitas vezes ligadas aos seus lugares de origem ou causassem que os modelos acreditassem, lutassem e militassem a favor de um futuro melhor. Assim as imagens foram inspiradas por situações de risco sofridas por pessoas vítimas de descriminação por razões diversas.