Centro Cultural Fortaleza - Programa Criança e Arte Centro Cultural Fortaleza - Programa Criança e Arte

PROGRAMA CRIANÇA E ARTE

MAIO/2017

PROGRAMA CRIANÇA E ARTE

O mundo é diverso. Dentro dele há uma porção de coisas e de gente, com diferentes idades, gêneros, classes, raças e etnias. Quando somos crianças e nos relacionamos com as pessoas, ouvimos suas histórias e como elas agem no dia a dia, vamos construindo um montão de ideias legais, junto com as nossas emoções e pensamentos. Uma delas é a nossa ideia do que é ser menino ou menina. Já deu para perceber, né?! O nosso tema do mês é gênero. Então, se prepara porque vai ter muita coisa legal para meninos e meninas, todos juntos, é claro! Aproveita!

 

OFICINAS

 

Arte em Família: Móbile de Arco-íris

Dia 06, sábado, às 14h

Assim como o arco-íris que é feito de várias cores, cada um de nós, menino ou menina, é diferente em algumas coisas: desejos, sonhos, escolhas, opiniões, modo de ver o mundo e as pessoas,e ir aprendendo com elas. Isso que é legal! Nesta oficina, vamos aprender juntos a fazer um móbile de arco-íris bem legal e perceber que compreendendo a diversidade, a vida pode ser bem colorida e divertida. Livre. 50 minutos.

 

Filosofia e Mídias

Dia 13, sábado, às 14h

Nós somos diferentes uns dos outros, todo mundo é especial porque é único. No Filosofia e Mídias de maio, vamos pensar juntos como conviver com a diversidade entre as pessoas e as culturas de uma forma bem divertida. Venha participar e traga um amigo. Classificação: Livre. 50 min.

 

Oficina de Dança e Teatro Criativo

Dia 20, sábado, às 14h

Mediadora: Jacqueline Peixoto

A oficina tem como intuito possibilitar à criança o desenvolvimento de sua potência criativa, promovendo atividades que agucem sua imaginação, socialização, conhecimento e espontaneidade cognitiva/ corporal. Para tanto, serão realizados jogos corporais de dança e teatro que a auxiliem nesse processo.
Jacqueline Peixoto é Doutoranda e Mestra no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE), com Estágio na Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa (Portugal). Professora do IFCE (Crateús). Graduada em Artes Cênicas (IFCE) e Pedagogia (UECE). Artista profissional desde 1992. Educadora, desde 2000, em Arte e Educação com experiência na Educação Básica e no Ensino Superior.

 

Brincadeiras Literárias

Dia 27, sábado, às 14h

Descobrir, explorar, aprender… E criar novos mundos, novas realidades por meio da imaginação e da brincadeira com livros que a gente lê, gosta e estabelece com ele uma relação de carinho e cuidado também. “Brincadeiras Literárias”. Um espaço para descobrir o livro como objeto de afeto e de ludicidade também – o céu não é o limite para aquele que lê! Livre. 50 minutos.

 

ARTES CÊNICAS

Alices

N Infinito (Fortaleza/Ce)

Dias 06 e 13, sábados, às 15h

O paradoxo desse puro devir, com sua capacidade de se furtar ao presente, é a identidade infinita: Identidade infinita dos dois sentidos ao mesmo tempo, do futuro e do passado, da véspera e do amanhã, do mais e do menos, do demasiado e do insuficiente, do ativo e do passivo, da causa e do efeito... (Lógica do sentido – Gilles Deleuze). 30 minutos. Livre. Direção geral: Carlos Antônio dos Santos. Criação coletiva: Carlos Antônio, Ricardo Freire, Felipe Gadelha.

 

Pequeno Grande Sonho

Instituto Nossos Passos (Fortaleza/Ce)

Dia 20, sábado, às 15h

Com o que um menino sonha? Muito mais que carrinhos e bola de futebol, o pequenino “Binho” troca tudo por uma sapatilha. O jovem mancebo sonha em ser bailarino… Mas não será fácil driblar as dificuldades que ele terá pelo caminho! Será que ele vai conseguir? 40 minutos. Indicação etária: a partir dos 6 anos. Texto, dramaturgia e interpretação: Paulo Lima.

 

A Estrela Brilhante

Os Trambecantes (Fortaleza/Ce)

Dia 27, sábado, às 15h

Maracatu é brincadeira que se toca, canta e dança em um cortejo para coroar reis negros que vieram da Àfrica. No Ceará também tem maracatu, que aqui chegou por volta de 1936, e entrou logo para o nosso carnaval de rua. Para conhecer um pouquinho mais desta riquíssima expressão cultural cearense, Os Trambecantes, entre movimentos, sons e gingas trazem o espetáculo Estrela Brilhante, uma adaptação do livro de Descartes Gadelha para mostrar mais da nossa diversidade cultural. Classificação: livre. 50 minutos.

 

DIÁLOGOS CULTURA INFÂNCIA

 

Dia 06, sábado, às 15h30

N Infinito é o grupo convidado para a edição do Diálogos Cultura Infância de maio. O grupo é convidado a partilhar com o público suas experiências de criação cênica para o público infantil, proporcionando um espaço de reflexão crítica sobre as produções destinadas a este público-alvo, as crianças. O público poderá fazer perguntas ou comentar sobre suas impressões dos espetáculos assistidos. Classificação: livre. 30 minutos.

 

CINE INFÂNCIA

 

Dia 20, sábado, às 16h

Olá, pessoal! O Cine Infância deste mês está muito legal! Iremos assistir juntos ao episódio da série “O Diário de Mika - Brinquedo de Menino”, com duração de 7:22 minutos. Esse episódio a história de como Mika quer brincar com brinquedos que todos pensam ser só para meninos. Depois do vídeo, a gente vai ter um bate-papo sobre o que assistimos. Esperamos vocês lá.

A mediação será realizada por Leandro Bezerra, graduado em Cinema e Audiovisual, pela Universidade Federal do Ceará, e membro fundador da Associação Trama de Olhares (ATOA). Classificação: livre. 50 minutos.

 

TRENZINHO DA HISTÓRIA

 

Passeio com Bode Ioiô

Dias 13 e 27, sábado, às 16h

As crianças e seus responsáveis adultos passearão pelas ruas e avenidas do Centro histórico de Fortaleza. Em um veículo do tipo trenzinho, os participantes terão a oportunidade de conhecer um pouco da história ao passar por praças, monumentos e equipamentos da cidade. O Trenzinho da História conta com a ilustre participação do Bodinho Ioiô.
Classificação Indicativa: livre. 50 vagas. 60min.