Centro Cultural Fortaleza - Programa Criança e Arte Centro Cultural Fortaleza - Programa Criança e Arte

PROGRAMA CRIANÇA E ARTE

JUNHO/2017

PROGRAMA CRIANÇA E ARTE

 

No mês de junho vamos experienciar nossas tradições populares nordestinas.

 

OFICINAS

Brincadeiras Literárias

Dia 03, sábado, às 14h

 

Descobrir, explorar, aprender… E criar novos mundos, novas realidades por meio da imaginação e da brincadeira com livros que a gente lê, gosta e estabelece com ele uma relação de carinho e cuidado. “Brincadeiras Literárias” é um espaço para descobrir o livro como objeto de afeto e de ludicidade. Participe! Livre. 50 minutos

 

Filosofia e Mídias: Pensando a Literatura de Cordel

Dia 10, sábado, às 14h

 

Textos rimados, linguagem informal, ilustrações e livretos coloridos feitos manualmente. Você sabe do que estamos falando? A oficina de Filosofia e Mídias deste mês será um espaço para pensarmos juntos (as) de forma lúdica e interativa sobre a Literatura de Cordel. “Se eu fosse ocê/Esse encontro não ia perdê.”

 

Oficina de Arte: adereços juninos

Dia 17, sábado, às 14h

 

Na oficina de arte deste mês iremos criar juntos adereços para usarmos com nosso traje junino e cair na brincadeira com a nossa quadrilha improvisada. Traga seu par. Não vale ficar de fora, hein!! Classificação: livre. 20 vagas. 50 minutos.

 

ARTES CÊNICAS

Flúvio e o Mar

Coletivo Atores à Deriva (Natal/RN)

Dias 03 e 10, sábados, 15h

 

Texto e direção: Henrique Fontes

Um menino com um destino de onda, um desejo de Mar. Assim é Flúvio, um menino de nome aquático que mora na pequena cidade de Elmos das Pedras e que um dia decide partir para uma aventura em busca do mar. Classificação: livre. 60 minutos.

 

Quadrilha Junina Criança e Arte

Grupo Miraíra (Instituto Federal do Ceará-IFCE)

Dia 17, sábado, às 15h

 

Junho é mês de festejar São Pedro, Santo Antônio e São João. Tem comidas típicas, danças e muita diversão por todo Nordeste. E aqui no CCBNB também iremos comemorar. Vai ter quadrilha improvisada com o Grupo Miraíra, barraquinhas e oficina temática. E para a diversão ser completa, que tal vir com trajes juninos?! Classificação: livre. 50 minutos.

 

DIÁLOGOS CULTURA INFÂNCIA

Dia 03, sábado, às 16h

Grupo Convidado: Coletivo Atores à Deriva

 

O Diálogos Cultura Infância deste mês está bem legal!

Será com o Coletivo Atores à Deriva, sobre o Espetáculo Flúvio e o Mar. Um menino com o destino de onda, um desejo de mar. Assim é Flúvio, herói desta peça infanto-juvenil. A obra que fala da busca de realização de sonhos, também é um alerta sobre as escolhas que fazemos e suas consequências. Crianças, aproveitem para perguntar tudo que vocês quiserem saber sobre este grupo e seu trabalho! Classificação: livre. 30 minutos.

                 

CINE INFÂNCIA 

Dia 10, sábado, às 16h

 

Olá pessoal! O Cine Infância deste mês está bem legal!! Iremos assistir juntos o documentário “O Boi do Mamulengo”, aonde, numa Feira de artesanato, um fantoche de teatro mambembe conta a história do Bumba-Meu-Boi do estado do Maranhão. O filme tem uma duração de 16min e mostra pra gente variados aspectos da Cultura Popular do Norte e Nordeste do nosso País, tema do Cine Infância desse mês. Em seguida, vamos bater um papo sobre o que vocês assistiram. Esperamos vocês lá. Não vai perder heim?! 

A sessão vai ser mediada por Leandro Bezerra, graduado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Ceará e membro fundador da Associação Trama de Olhares (ATOA).

Classificação Indicativa: Livre.

 

TRENZINHO DA HISTÓRIA

Dia 17, sábado, às 16h


As crianças e seus responsáveis adultos passearão pelas ruas e avenidas do Centro histórico de Fortaleza. Num veículo do tipo trenzinho, os participantes terão a oportunidade de conhecer um pouco da história ao passar por praças, monumentos e equipamentos da cidade. O Trenzinho da História conta com a ilustre participação do Bodinho Iôiô. Classificação Indicativa: livre. 50 vagas. 60min.