Centro Cultural Fortaleza - Cinema Centro Cultural Fortaleza - Cinema

CINEMA
SETEMBRO/2017

 

Mostra de Cinema Setembro Amarelo

 

No mês de setembro, o cineclube do Centro Cultural do Banco do Nordeste exibe uma Mostra ousada, que trata de uma questão muito delicada e de grande interesse social, a Mostra de Cinema Setembro Amarelo. A morte autoprovocada de jovens tem crescido em todo mundo, mas ainda é muito pouco discutida. No Brasil, a taxa de jovens que cometem suicídio aumentou 26% desde 1980. Daí a necessidade de se discutir sobre formas de prevenção ao suicídio. A mostra é composta por cinco filmes que tratam sobre o suicídio, em contextos diferentes, para assim podermos multiplicar e enriquecer nossa opinião sobre um questão tão delicada que se faz presente na vida de muitos de nós. Frequente o cineclube e convide seus amigos.

 

A Ponte

Dia 02, sábado, às 10h30

 

A ponte Golden Gate, que atravessa a baía de San Francisco, é um dos mais importantes pontos turísticos dos Estados Unidos. Mas é também o lugar que registra o maior índice de suicídios do mundo. Durante o ano de 2004, o diretor registrou, dia após dia, a rotina nefasta desse cartão postal. Além do movimento de carros, pedestres e turistas, ele filmou mais de vinte suicídios.

O documentário flagra pessoas que sobem no parapeito da ponte e se atiram. O diretor vai então atrás de depoimentos de familiares e amigos daqueles que pularam a ponte, para tentar entender seus motivos. O filme abriu o debate sobre a colocação de grades anti-suicídio na ponte.

The Bright, EUA, 2006. Direção: Eric Steel. Colorido. Documentário. 90 min. 16 anos.

 

O Sétimo Continente

Dia 09, sábado, às 10h30

 

Georg e sua esposa Anna percebem o quanto suas vidas são isoladas e monótonas quando sua filha Eva, em uma tentativa desesperada para conseguir atenção, passa a fingir estar cega. Todos da família percebem então que sofrem desses mesmos sentimentos, e vão para a Austrália. A depressão coletiva é levada ao máximo, e a atitude niilista da família se mostra quando eles decidem se desapegar completamente de tudo, tudo mesmo. Der Siebente Kontinent, Áustria, 1989. Direção: Michael Haneke. Colorido. Drama. 108 min. 18 anos.

 

O Pacto

Dia 16, sábado, às 10h30

 

Um detetive investiga uma série de suicídios em massa ocorridos entre a juventude nipônica que poderão estar interligados com um clube de suicídio secreto e com uma banda pop pré-adolescente chamada Dessert. Jisatsu sâkuru, Japão, 2001. Direção: Sion Sono. Colorido. Policial/Terror. 99 minutos. 18 anos.

 

Mar adentro

Dia 23, sábado, às 10h30

 

Ramón Sampedro é um homem nascido numa pequena vila de pescadores da Galícia, que luta para ter o direito de pôr fim à sua própria vida. Na juventude, ele sofreu um acidente, que o deixou tetraplégico e preso a uma cama por 28 anos. Lúcido e extremamente inteligente, Ramón decide lutar na justiça pelo direito de decidir sobre sua própria vida, o que lhe gera problemas com a justiça, a igreja e até mesmo seus familiares. Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2005. Mar adentro, Espanha, 2004. Direção: Alejandro Amenábar. Colorido. Drama. 120 min. 12 anos.

 

Miss Violence

Dia 30, sábado, às 10h30

 

No dia de seu aniversário de 11 anos, Angeliki pula da sacada e morre com um sorriso no rosto. Enquanto a polícia e o serviço social tentam descobrir a razão para o estranho suicídio, a família da menina insiste que foi tudo um acidente. Qual é o segredo que Angeliki guardou com ela? Por que sua família insiste em tentar esquecê-la e seguir em frente? Vencedor do Leão de Prata de direção e da Copa Volpi de melhor ator para Themis Panou no Festival de Veneza de 2013. Miss Violence, Grécia, 2013. Direção: Alexandros Avranas. Colorido. Drama. 98 min. 18 anos.

 

Mostra Percursos UFC (oficinas de fotografia e crítica e curadoria)

Dias 26 a 29, terça a sexta, das 14h às 17h

 

Ministrada pelos alunos do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará, as oficinas de fotografia e crítica e curadoria da Mostra Percursos UFC visam estabelecer um diálogo entre a mostra e seu público-alvo, criando um local de trocas de aprendizado e experiências que se destacam para os dois lados.