Informações Informações

Voltar

Cinema e literatura são destaques da semana no CCBNB Fortaleza

Fortaleza (CE), 18 de novembro de 2019 – O Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza (CCBNB Fortaleza) promove, nesta quarta-feira, 20, às 10h, o cinedebate “Miragem sobre o solo africano”, com base na exibição dos curtas-metragens “Cinzas de Ferro” e “Os Xapiris”, de Harley Almeida. Participam da atividade  professores e cineastas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), abordando os espaços africanos, quilombolas e indígenas com inspirações teóricas afrocêntricas.

O primeiro filme retrata os caminhos de ferro, as pontes e as estações de trem em ruínas da região do Maciço de Baturité, no Ceará. Já “Os Xapiris” é um fragmento do filme em construção intitulado “Carbono-carvão”. A obra experimenta sensações, percorre espaços físicos e existenciais e desemboca na reflexão sobre culturas diversas.

No mesmo dia, às 19h, o CCBNB Fortaleza recebe o sarau “Casa de Poesia”, projeto itinerante composto por mulheres que acreditam no poder das palavras e na transformação por meio da arte. O sarau conta com a apresentação das poetas Carolina Compasso, Luana Braga, Marta Pinheiro, além das participações especiais da cantora Ercília Lima e do violonista Ernesto Cartaxo.

No programa “Literatura em Revista” deste mês, Ricardo Campos, artista visual e poeta do Cariri, conversa sobre aproximações e distanciamentos entre imagem e palavra e como essas linguagens se entrecruzam na composição da sua produção estética. O evento acontece na quinta-feira, 21, a partir das 15h30, com mediação do produtor cultural, poeta e editor Talles Azigon.

Serviço

O CCBNB Fortaleza funciona de terça a sábado, na Rua Conde d’Eu, 560, Centro.

Todas as atividades são gratuitas.

Dia 20, quarta-feira

10h - Mediações Culturais: cinedebate “Miragem sobre o solo africano”.

10h45 – Exibição do curta “Cinzas de Ferro”.

11h10 – Exibição do curta “Os Xapiris”.

19h – Sarau “Casa de Poesia”

Dia 21, quinta-feira

15h30 – “Literatura em Revista”: a imagem e a palavra, poesia e artes visuais.