Informações Informações

Voltar

Concerto une músicas tradicional e erudita no CCBNB de Sousa e do Cariri

Fortaleza, 22 de agosto de 2019 - O que pode acontecer quando unimos música tradicional brasileira no trinado da rabeca acompanhada pela erudição de um violoncelo? O grupo Rabecacello busca explorar as possibilidades sonoras desse curioso encontro em apresentação gratuita no CCBNB Sousa, na próxima sexta-feira, 23, às 19h30, e CCBNB Cariri no sábado, 24, no mesmo horário.

Intercalando músicas autorais e populares, o grupo apresenta uma performance musical inspirada nos mestres rabequeiros e sanfoneiros do Brasil. Um violoncelo contrapondo e duelando com uma rabeca tradicional, um mergulho em culturas musicais distintas, explorando o erudito e o popular, aliado a ritmos brasileiros, ornamentados com maestria e elegância por um grupo de amigos e músicos estudiosos.

A proposta do grupo é democratizar e tornar acessível a apreciação do grande público a música instrumental brasileira a partir da fusão da música tradicional popular com a música erudita, efeitos eletrônicos, percussão e dança.

Maracatu

Na quinta-feira, 23, às 19h30, no Calçadão Mundinho Teodoro, em Sousa, haverá o show "Maracatu de Baque Virado", com o Coletivo Maracastelo. A apresentação consiste em numa representação do cortejo do Maracatu de Baque Virado, também conhecido por Maracatu Nação. O cortejo de maracatu demonstra a coroação dos Reis do Congo, as lideranças daquela comunidade, que dançam ao som dos tambores e são cortejados pelos personagens da corte real. Baianas, condes, condessas, vassalos, catirinas, dama do passo, rei e rainha dançam no ritmo dos  baques pesados, tocados freneticamente por seus músicos, conhecidos por batuqueiros.

Luanda, malê, martelo, parado e arrasto são alguns dos ritmos tradicionais do maracatu puxados por Ângela Gaeta, a regente da percussão, que com energia dá os comandos aos batuqueiros, mulheres e homens e suas duas mascotes, pertencentes à percussão. Além das levadas tradicionais, o Maracastelo traz as convenções e breques característicos da Nação Estrela Brilhante de Recife, e homenageia outros maracatus tradicionais, entoando as loas (de domínio público) e seus cantos autorais.

Serviço

Show do grupo Rabecacello
Onde: CCBNB Sousa
Quando: Sexta-feira, 23, às 19h30

Show do grupo Rabecacello
Onde: CCBNB Cariri
Quando: Sábado, 24, às 19h30

Show "Maracatu de Baque Virado" (Coletivo Maracastelo)
Onde: Calçadão Mundinho Teodoro, em Sousa
Quando: Quinta-feira, 23, às 19h30