Informações Informações

Voltar

Grupo cearense revive histórias de guerras nordestinas em peça no CCBNB Sousa

João Pessoa, 6 de junho de 2019 - Amanhã e sábado, 7 e 8, o Centro Cultural Banco do Nordeste Sousa (CCBNB Sousa) exibirá sessões do espetáculo teatral "Nossos Mortos", obra do grupo cearense Teatro Máquina, que resgata a história dos massacres ocorridos em Caldeirão da Santa Cruz do Deserto (CE) e Canudos (BA). Oitavo trabalho da companhia, a peça relaciona os fatos históricos com o mito grego de Antígona. A encenação ocorre no Teatro Multifuncional às 19h30, na sexta, e 20h30, no sábado. A entrada é gratuita.

O mito de Antígona é sobre uma irmã que deseja enterrar o irmão e sobre o tio dela, agora feito general, que a impede de enterrá-lo. A trama do espetáculo busca desenterrar histórias brasileiras que ainda precisam ser contadas e debruçar-se sobre histórias de corpos de povos que não foram devidamente sepultados.

Surgido em 2003, o grupo Teatro Máquina está desde então desenvolvendo processos criativos intensos. A companhia tem procurado trabalhar em três frentes convergentes: a formação, a produção e a ação política. Em "Nossos Mortos", o grupo explora a fala, o canto e a ambiência sonora a partir das sonoridades fúnebres sertanejas.

Contação de histórias

Nos mesmos dias, o CCBNB Sousa promoverá sessões da contação de histórias "Ilustr(A)ção". A atividade será realizada na Biblioteca Inspiração Nordestina e trata-se de uma ação performática que mistura as artes visuais e narração de histórias. Personagens serão desenhados a partir da sugestão do público, assim como as tramas serão compostas de forma colaborativa. Na sexta a atividade ocorrerá às 14h e no sábado às 14h30. A entrada é gratuita.

SERVIÇO:

O quê? Teatro - Nossos Mortos (Teatro Máquina)

Quando? 7 e 8, a partir das 19h30

Onde? Centro Cultural Banco do Nordeste Sousa (Rua Cel. José Gomes de Sá, 7, Centro – Sousa)

Mais informações: (83) 3522-2980