Informações Informações

Voltar

Multiplicidade de linguagens marca programação do CCBNB Cariri

Juazeiro do Norte (CE), 1º de novembro de 2019 - Artes cênicas, artes visuais, música, literatura, oficinas, cinema, atividades infantis, tradição cultural, troca de ideias, conversas filosóficas. Essas linguagens e atividades compõem a programação gratuita do Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri (CCBNB Cariri), em novembro.

Duas exposições de artes visuais marcam a primeira semana do mês. "Respeitando a Natureza", de Cícero Ramos, que visa contribuir para a conscientização ambiental, com abertura no dia 1º, sexta-feira, às 18h30; e "Quadro Vivo", de Adriana Botelho, a ser aberta dia 2, sábado, às 10h, na Praça do Socorro, e dia 7, quinta-feira, no CCBNB Cariri. "Quadro Vivo" decupa as etapas do processo de realização de um documentário, investigando as formas de participação dos espectadores e o sentido das imagens históricas na produção de uma memória coletiva.

Rabecas em destaque

De 5 a 8 (terça a sexta-feira), sempre às 15h, ocorre a oficina "Rabecas de papelão", ministrada pelo músico Francisco Di Freitas, cujo objetivo é manter a tradição da arte da rabeca, instrumento diverso e ao mesmo tempo único, nascido e construído pelo povo. Dia 23, sábado, acontece o programa Rumo aos Museus, com o tema "Roteiro das Rabecas", com saída às 7h30.

O programa Tradição Cultural inclui o seminário "Os saberes da rabeca" e a exposição "O sertão das rabecas". O seminário ocorre no CCBNB Cariri, dia 19, terça-feira, às 19h, e a exposição abre no dia 20, quarta-feira, no Memorial Padre Cícero. Com mediação de Thai Feitosa, constituem o seminário uma conversa com o pesquisador Gilmar de Carvalho e um pocket show com dona Ana da Rabeca. A mostra, que tem curadoria de Gilmar de Carvalho e de convidados, resulta das viagens realizadas pelo pesquisador e pelo fotógrafo Francisco Sousa por mais de 50 municípios do Ceará, no período de 2004 a 2014.

Mulheres filósofas e de Shakespeare

Na segunda semana, o destaque é a Mostra Sesc Cariri de Culturas, cujas atividades são acolhidas pelo CCBNB Cariri. Os grupos cênicos Trampulim, de Belo Horizonte (MG), e Quimera Criações Artísticas, de Porto Alegre (RS), apresentam, respectivamente, os espetáculos "Manotas musicais", dia 9, sábado, às 19h, e "O mirabolante rei das  tretas", dia 11, segunda-feira, às 19h. Também as artes visuais ganham ênfase na Mostra: a exposição "Arte têxtil", de Andréa Dall'Olio, com abertura, dia 8, sexta-feira, às 19h. Nela, as obras são construídas de materiais têxteis, com técnicas de bordados, que interagem com a pintura.

 

Dia 13, quarta-feira, às 19h, a dupla Ana Guasque e Suzy Rêgo apresentam o espetáculo de dança "Mulheres de Shakespeare". A peça reúne personagens femininas do dramaturgo inglês, em mosaico multifacetado e leve, alternando momentos dramáticos com humor. Antes, às 14h, acontece a oficina homônima, com aulas práticas e exercícios inspirados em fragmentos de textos de Shakespeare.

 

Dia 27, quarta-feira, às 19h, o programa Conversas Filosóficas debate "A contribuição das mulheres para a história da filosofia, escritas e narrativas silenciadas”. O encontro, a cargo de Suzana Fernandes e Viviany Diniz, busca o resgate de textos e discursos de mulheres, na tentativa de produzir novos caminhos para um conhecimento igualitário e não patriarcal.

 

 

A agenda do Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri está disponível em https://www.bnb.gov.br/centro-cultural-cariri/agenda-novembro-2019.

 

Local: CCBNB Cariri (rua São Pedro, 337 - Centro), em Juazeiro do Norte

Contato: (88) 3587.7906 / (85) 9-9766.7691