Notícias sobre Inovação

Fique por dentro das principais notícias sobre a atuação inovadora do Banco do Nordeste.

15/09/2020 | Banco do Nordeste debate sustentabilidade em tempo de crise no IV Fórum de Integridade

Fortaleza (CE), 14 de setembro de 2020 – "Integridade e sustentabilidade em tempos de crise" é o tema central do IV Fórum de Integridade do Banco do Nordeste, cujas inscrições já estão abertas em bnb.gov.br. O evento será nos próximos dias 21 e 29 de setembro, em sua primeira edição totalmente virtual por conta da crise sanitária. O objetivo é promover diálogo entre governos, instituições bancárias e de mercado sobre a atual ambiência de governança do Brasil.

O IV Fórum de Integridade do BNB será aberto, às 9h de segunda-feira (21), pelo presidente do Banco, Romildo Carneiro Rolim, e pelo ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Wagner Rosário. Em seguida, às 9h30, será realizado o painel "Governança e gestão de processos críticos nas organizações em tempos de crise". O debate terá foco em elementos de cultura organizacional e seus efeitos sobre o sistema de governança e gestão de processos críticos no contexto da pandemia.

Participa do primeiro painel a professora Roberta Codignoto, especialista em Negociação pela Harvard Law School, pós-graduada em Direito Empresarial  pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e autora de Importância da integridade na gestão pública: o papel das Controladorias, a Coordenadoria de Promoção de Integridade e a conexão com a prevenção de corrupção e integridade nos negócios (Revista de Governança Corporativa, 2019). Ela também é vice-presidente do Instituto Brasileiro de Integridade Pública (IPIB). 

O segundo painel, às 10h30, refletirá sobre a indagação "Compliance x Cultura de integridade?". Enfocará os elementos de uma sólida cultura organizacional, analisando o compliance como ferramenta de controle fundamental em tempos de crise, que ajuda a empresa a ser íntegra e a estar em conformidade. A palestra será proferida pelo diretor de Integridade da Controladoria Geral da União (CGU), Pedro Ruske, formado em Direito pela Universidade de São Paulo, pós-graduação em Administração pela FGV e professor de Compliance na FGV/Rio de Janeiro. 

Mediarão os debates Francisco Eduardo Bessa, chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério da Economia e mestre em Controladoria pela Universidade Federal do Ceará, e Pamela Roque, professora do Instituto de Pesquisa e Ensino (Insper) e autora do livro Governança corporativa de bancos e a crise financeira mundial - Análise comparativa de fontes do cenário brasileiro (Almedina, 2017). 

Na programação de terça-feira (29), às 9h30, a palestra magna  ficará a cargo do diretor de Governança e Conformidade da Petrobras, Marcelo Zenkner, doutor em Direito Público pela Universidade Nova de Lisboa e ex-secretário de Controle e Transparência do Espírito Santo. É autor de Integridade governamental e Empresarial (Fórum, 2019). Às 10h30, o diretor de Controle e Risco do Banco do Nordeste, Cornélio Pimentel, conduzirá diálogo com os participantes do evento. 

04/09/2020 | Banco do Nordeste realiza Feirão da Retomada durante Semana Brasil

Fortaleza (CE), 3 de setembro de 2020 – O Banco do Nordeste realiza o Feirão da Retomada durante a Semana Brasil, evento organizado pelo Governo Federal para levar ofertas especiais a consumidores a partir de hoje até o próximo dia 13. O Feirão traz oportunidades para clientes do Crediamigo do Banco do Nordeste aderirem à renegociação de dívidas, de operações com ou sem atraso, em condições diferenciadas. 

O pagamento da primeira parcela da nova operação renegociada terá prazo de até 60 dias e o cliente poderá também financiar Taxa de Abertura de Crédito (TAC) e seguro prestamista. As renegociações ocorrerão em encontros virtuais, com agendamento feito pelas unidades Crediamigo. O atendimento será realizado por agentes de microcrédito por meio de videochamadas.

Na Semana Brasil, o BNB realizará também o Webinar Crediamigo, a ser transmitido pelo canal BancodoNordesteOficial, no YouTube, com conteúdos especiais para microempreendedores. Nos dias 4, 8, 9, 10 e 11 deste mês, serão debatidos os temas: Empreendendo como MEI; Atender o cliente por meios digitais: como ganhar, fidelizar e lucrar mais; A retomada das atividades é o momento certo para crescer; Dicas para a retomada das vendas de artesanato e alimentação; Use as redes sociais para alavancar o seu negócio; Modelo de vendas por delivery; Atendimento ao cliente em tempos de pandemia; Dê um grande salto para seu negócio: formalize-se.

As palestras serão feitas por especialistas de instituições parceiras como Sebrae e ONGs. Participarão dos debates gerentes do Crediamigo da Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

 

FNE Emergencial Crediamigo

 

Durante a Semana Brasil, o Banco do Nordeste também ampliará o atendimento aos clientes interessados em contratação de crédito pelo FNE Emergencial, linha especial vigente enquanto perdurarem os decretos de calamidade pública em razão da pandemia de Covid-19. A linha operacionalizada exclusivamente pelo BNB foi lançada pelo Governo Federal em março deste ano. 

O FNE Emergencial beneficia pessoas físicas, profissionais liberais e empreendedores individuais (MEIs) com atividades produtivas localizadas em municípios em estado de calamidade declarada por autoridades públicas. As taxas de juros são de 2,5% a.a., com prazos e carências especiais. 

02/09/2020 | Centros Culturais Banco do Nordeste apresentam programação virtual

Fortaleza, 1º de setembro de 2020 – A partir desta quarta-feira (2), os Centros Culturais Banco do Nordeste retomam sua programação de forma integrada e virtual. As exibições das atividades serão realizadas por meio do canal Centro Cultural Banco do Nordeste no Youtube.

Semanalmente, de quarta-feira a sábado, a partir das 16h, o público terá acesso a uma programação gratuita, de classificação livre, composta por 120 projetos, selecionados via edital de chamada pública.

A seleção contemplou grupos e artistas individuais dos nove estados do Nordeste e do norte de Minas Gerais, nas modalidades "Performance artística" e "Formação".

Às quartas, o CCBNB trará atividades de artes cênicas; às quintas, o foco será voltado às artes visuais; nas sextas, a música dará o tom e, aos sábados, atividades infantis diversas irão entreter a garotada em casa.

 

Conheça a programação da semana de 2 a 5 de setembro

 

Quarta-feira, 2

 

16h - Show Fantasy Magia (EdMagic | Juazeiro do Norte - CE)

Espetáculo voltado para a família, com o objetivo de divertir e encantar os lares nestes tempos de pandemia. São mágicas clássicas e inovadoras, mostrando que as mãos são mais rápidas que os olhos.

 

17h – As aventuras do Palhaço Piruá em Portugal (Palhaço Piruá | Parnamirim – RN)

O roteiro apresenta as aventuras do palhaço em uma viagem a Portugal, depois de receber uma proposta para trabalhar no maior circo da Europa. É um espetáculo divertido, com direção e dramaturgia on-line de Walter Velázquez, direto da Espanha.

 

18h – Martelada (Claudio Ferrario | Recife – PE)

Monólogo escrito e protagonizado pelo ator Claudio Ferrario, que leva um velho guardador de mistérios a relembrar as três vezes em que foi ao inferno. A peça é inspirada em um relato feito por Martelo, um do mais antigos Mateus de cavalo-marinho (personagem típico do tradicional folguedo cênico pernambucano). O espetáculo mistura delírio e realidade, numa atmosfera poética, convidando o público a embarcar na força desse personagem.

 

Quinta-feira, 3

 

16h - Retrato Feminino Ilustrado: da Aquarela a Pintura Digital (Thaynha | Campina Grande – PB)

Oficina voltada a ilustradores, designers e amantes da arte em geral que procuram desenvolver trabalhos combinando técnicas mistas (analógica e digital). O processo criativo demonstrará o trabalho com a composição de um retrato em aquarela de representações da mulher e posterior etapa de pintura digital.

 

17h – Desenhando com Tesouras - O Processo de Criação na Colagem (Rogê Venâncio | Juazeiro do Norte - CE)

Diálogo do artista visual e designer Rogê Venâncio com públicos de todas as faixas etárias. Nesse trabalho, o artista fala de sua experiência e do seu trabalho com a colagem como expressão artística. A principal finalidade é levar ao público a oportunidade de conhecer a técnica e o processo de criação.

 

18h – Entrevista com artista urbana da Região Nordeste - Nathê (Monique Premeira | Salvador – BA)

Entrevista com a artista urbana pernambucana Nathê, estudante de artes visuais da UFPE e grafiteira. O objetivo é apresentar ao público nomes de artistas que possuem pouca visibilidade, quando comparados a artistas de outras regiões.

 

 

Sexta-feira, 4

 

16h - Nonato Lima "Brasiliando" (Nonato Lima | Fortaleza – CE)

O show "Brasiliando" tem como ideia principal mostrar o poder do acordeon em sua versatilidade, no modo de para compor músicas brasileiras modernas, sem perder a essência. Assim, Nonato Lima dá voz ao seu acordeon, mostrando as possibilidades que o instrumento pode alcançar. De modo intimista, fica ainda mais interessante admirar seu lado virtuoso e sua interpretação, fazendo novas releituras dos diversos gêneros da música brasileira.

 

17h – Pocket Show Ricardo Bondim (Ricardo Bondim | Grajaú – MA)

O artista propõe-se a contagiar o público com a riqueza de ritmos do Maranhão, tocando o que há de melhor na música raiz nordestina, para o público de todas as idades, com o repertório autoral.

 

18h – The Baggios - Criando em Quarentena (The Baggios | São Cristóvão – SE)

Show gravado à distância, cada integrante de sua casa. Somada à apresentação, o grupo responde perguntas relacionadas à música e ao período de quarentena. O repertório conta com canções dos últimos álbuns lançados: 'Brutown' e 'Vulcão', ambos indicados ao Grammy Latino.

 

Sábado, 5

 

16h - Reciclando com Malabares - Sacos Plásticos em Ação! (Pablo Bailoni | Fortaleza – CE)

Oficina de produção de malabares com uso de sacos plásticos.

 

17h – A Onça e o Bode na quarentena (Cantos da Carochinha | Campina Grande – PB)

Contação de história que tem como personagens a onça e o bode. Eles acabam construindo uma mesma casa, sem se dar conta. Quando percebem que têm direitos iguais sobre o "imóvel" resolvem, muito a contragosto, morar juntos. A partir daí, começam os conflitos, pois os dois têm personalidades e características distintas.

18h – O cantarolar dos contos (Camila Reis | São Luís – MA)

O Cantarolar dos Contos apresenta histórias encantadas e fábulas reais que trazem a poesia lúdica da literatura e da memória oral de nossos povos. Com seus personagens imaginários (bonecos animados) e muitas canções, a contadora de histórias passeia pelas trilhas da oralidade, narrando contos e despertando o imaginário de crianças e adultos.

31/08/2020 | BNB e Sebrae avançam em cooperação técnica em Sergipe

Aracaju (SE), 31 de agosto de 2020 – O Banco do Nordeste avançou no cumprimento do acordo de cooperação técnica com o Sebrae-SE, no âmbito das ações realizadas pelo Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (Prodeter), nos territórios Sul Sergipano, Alto Sertão, Centro Sul Sergipano, Médio, Baixo São Francisco e Agreste das Serras Sergipanas. Agentes de desenvolvimento do Sebrae foram capacitados, em agosto, e conheceram as facilidades do cadastro digital e de linhas de crédito do BNB voltadas para micro e pequenas empresas (MPEs).

Firmado em 2019, o acordo entre o Sebrae-SE e o Banco tem como foco os micro e pequenos empresários dos municípios sergipanos. Para isso, as instituições realizam ações conjuntas como ampliação de capacitação para MPEs, pesquisas junto aos segmentos de varejo e desenvolvimento de soluções para educação financeira.

O acordo integra outros dois programas: o Programa Líder, do Sebrae, e o Programa AgroNordeste, do Governo Federal. Representantes do programa Líder também têm participado de encontros e recebido capacitações ministradas por agentes de desenvolvimento e gerentes de negócios do Banco do Nordeste.

O gerente de Desenvolvimento Territorial do BNB em Sergipe, Lenin Falcão, afirma que o acordo prevê a identificação de polos e vocações econômicas, por meio de ações que envolvem pesquisas, capacitações e ampliação do crédito para micro e pequenos empresários. “Percebemos que as duas instituições já desenvolvem trabalhos dentro de atividades econômicas similares, em territórios de destaque no Estado. A ideia é somar esses esforços, trazer ações já desenvolvidas e potencializá-las dentro do acordo”, explica.

O gerente da Unidade de Atendimento Coletivo (UAC) do Sebrae-SE, Pedro Fiscina, ressalta que o acordo reflete os compromissos das instituições com o crescimento das MPEs. “A parceria com o Banco do Nordeste já tem uma boa história. Acredito que tanto o BNB quanto o Sebrae são instituições que fomentam fortemente o desenvolvimento das micro e pequenas empresas no estado de Sergipe”, afirma.

31/08/2020 | Crediamigo Banco do Nordeste expande atendimento com abertura de Escritório Regional em Imperatriz

São Luís (MA), 28 de agosto de 2020 – O Crediamigo Banco do Nordeste, maior programa de microcrédito orientado da América do Sul, anunciou expansão da rede de atendimento no Maranhão com abertura de novo Escritório Regional para as regiões Sul e Cocais, instalado na cidade de Imperatriz. A unidade, em funcionamento já neste mês de agosto, atuará na potencialização do atendimento ao centro-sul maranhense, impulsionando o acesso ao crédito para microempreendedores urbanos. 

A instalação do novo Escritório Regional descentralizará a gestão do programa Crediamigo, aproximando-o ainda mais de parceiros institucionais locais, a fim de alavancar ações que beneficiem o público-alvo nos municípios e ampliem oportunidades de desenvolvimento econômico.

Até julho deste ano, o Crediamigo Banco do Nordeste aplicou R$ 658,2 milhões no Maranhão, em mais de 220 mil operações de crédito destinadas a microempreendedores urbanos. O volume de recursos é 10% superior ao aplicado no mesmo período de 2019, quando 216,7 mil operações foram realizadas, somando R$ 600 milhões.

“A expansão do programa Crediamigo Banco do Nordeste no Maranhão revela o propósito da instituição em estar cada vez mais próximo dos empreendedores nordestinos, criando oportunidades mais viáveis de desenvolvimento e contribuindo para melhoria da qualidade de vida das famílias. O novo Escritório Regional proporcionará melhor acompanhamento gerencial e evolução da aplicação de recursos no Estado”, explicou o superintendente estadual do Maranhão em exercício, Isaque Nascimento.

Atendimento

O novo Escritório Regional de Imperatriz será responsável pelo gerenciamento de 23 postos do Crediamigo, localizados nas cidades de Açailândia, Buriticupu, Balsas, Amarante, Imperatriz, Vila Nova dos Martírios, Barra do Corda, São João dos Patos, Grajaú, Porto Franco, Esperantinópolis, Pedreiras, Timon, Bacabal, Lago da Pedra, São Mateus, Codó, Coroatá, Caxias, Colinas e Presidente Dutra. Já o Escritório Regional de São Luís concentrará atendimento às microrregiões Litoral e Baixada Maranhense.

Ao todo, o Maranhão conta hoje com 45 unidades de atendimento do programa Crediamigo, em todas as regiões do Estado, atendendo o total de 198 mil clientes ativos.


Fale com o Hub de Inovação

inovacao@bnb.gov.br


 Hub de Inovação  Fortaleza

Av. Silas Munguba, 5700 - Passaré, Fortaleza/CE

 Hub de Inovação  Salvador

Av. da França, 393 - Comercio, Salvador/BA

 Hub de Inovação  Recife

Rua  do Apolo, 235 - Recife, PE