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Integridade e Ética Integridade e Ética

Para difundir os princípios de integridade, ética e transparência entre empregados, clientes, fornecedores, parceiros e demais públicos de relacionamento, o Banco do Nordeste instituiu sua Política de Integridade e Ética.

Toda a prática cotidiana do Banco do Nordeste está regulada por normativos baseados em princípios e valores éticos. Tais princípios são continuamente difundidos entre colaboradores e clientes, de modo a inspirá-los e orientá-los para a valorização e prática da ética em todas as suas ações.

Política de Integridade e Ética

A Política de Integridade e Ética do Banco do Nordeste consiste em um conjunto de mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria, incentivo à denúncia de irregularidades e aplicação efetiva do Código de Conduta Ética e Integridade da instituição.

Implementada em conformidade com a Lei 12.846/2013, a Política de Integridade e Ética objetiva detectar e sanar eventuais desvios, fraudes, irregularidades e atos ilícitos praticados contra a administração pública.

Suas diretrizes são compostas pelos temas: prevenção e combate à corrupção; identificação e tratamento do conflito de interesses; contratação e aquisição de bens/serviços; transparência e acesso à informação; controles internos, gestão de riscos e segurança corporativa; prevenção e combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo; governança corporativa; demonstrações financeiras; auditoria interna; responsabilidade socioambiental; conduta ética; gerenciamento disciplinar; treinamento e capacitação.

Código de Conduta Ética e Integridade

O Código de Conduta Ética e Integridade do Banco do Nordeste estabelece os princípios e valores que norteiam a conduta de seus profissionais nos relacionamentos internos e com os diversos segmentos da sociedade.

Os princípios que fundamentam a conduta ética no Banco do Nordeste são: justiça, honestidade, democracia, cooperação, disciplina, governança, sustentabilidade, compromisso, confiança, civilidade, transparência, igualdade e respeito. 

O Banco conta com uma Comissão de Ética para difusão dos princípios éticos e do Código de Conduta, proporcionando um elevado padrão de comportamento que contribua efetivamente para a lisura e transparência das ações praticadas na condução dos negócios.

Denúncias

Caso encontre alguma irregularidade, sua denúncia pode ser feita de forma anônima clicando aqui ou por meio da nossa Ouvidoria:

  • Telefone, 0800-033-3033;
  • Telefone para atendimento às pessoas com alguma deficiência auditiva, 0800-033-3031;
  • Fax, pelo número (85) 3251-5858;
  • Carta  (Av. Doutor Silas Munguba, 5700 - Polo de Lazer -  Caixa Postal 628 - Passaré - CEP-60.743-902 - Fortaleza-CE);
  • Pessoalmente, no endereço informado acima.

Depoimentos de Integridade e Ética

Romildo Carneiro Rolim, Presidente do Banco do Nordeste

Antônio Rosendo Neto Júnior, Diretor de Negócios

Cláudio Luiz Freire Lima, Diretor de Administração

Cornélio Farias Pimentel, Diretor de Controle e Risco

Perpétuo Socorro Cajazeiras, Diretor de Planejamento

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Banco do Nordeste atualiza e moderniza Código de Conduta Ética

Fortaleza, 1º de dezembro de 2017 – Os princípios éticos estão em constante reflexão. Ciente disso, o Banco do Nordeste revisa, até janeiro de 2018, seu Código de Conduta Ética, elaborado em 2011. A iniciativa conta com a colaboração dos funcionários da instituição, por meio de pesquisa interna.

O Código é o instrumento que norteia os relacionamentos internos e externos do BNB e contribui para a adoção de condutas pessoais e profissionais de elevado padrão ético e moral. A atualização prevê a inclusão de série de regulamentações mais recentes, a exemplo da Lei de Conflito de Interesses, Lei das Estatais e Lei Anticorrupção.

Segundo o presidente da Comissão de Ética do Banco, Tibério Bernardo, a atualização permitirá avanços na gestão da ética e na prevenção de atos irregulares. “É uma oportunidade única de podermos unir nossas mentes em favor do aperfeiçoamento da convivência ética no Banco do Nordeste, o que acredito ser o anseio de todos os que fazem parte desta instituição”, afirmou.

A Política de Integridade e Ética do BNB difunde que cada funcionário tem a responsabilidade de ter postura ética nos relacionamentos internos e externos durante o desempenho de suas funções na instituição. 

Nas unidades, os funcionários são incentivados a refletir sobre questões éticas, em palestras presenciais e curso na plataforma virtual de educação corporativa. O corpo funcional do Banco do Nordeste carrega o lema “Ética: eu e você somos os responsáveis”, criado pelos próprios colaboradores.


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