Integridade e Ética Integridade e Ética

Para difundir os princípios de integridade, ética e transparência entre empregados, clientes, fornecedores, parceiros e demais públicos de relacionamento, o Banco do Nordeste instituiu sua Política de Integridade e Ética.

Toda a prática cotidiana do Banco do Nordeste está regulada por normativos baseados em princípios e valores éticos. Tais princípios são continuamente difundidos entre colaboradores e clientes, de modo a inspirá-los e orientá-los para a valorização e prática da ética em todas as suas ações.

Política de Integridade e Ética

A Política de Integridade e Ética do Banco do Nordeste consiste em um conjunto de mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria, incentivo à denúncia de irregularidades e aplicação efetiva do Código de Conduta Ética e Integridade da instituição.

Implementada em conformidade com a Lei 12.846/2013, a Política de Integridade e Ética objetiva detectar e sanar eventuais desvios, fraudes, irregularidades e atos ilícitos praticados contra a administração pública.

Suas diretrizes são compostas pelos temas: prevenção e combate à corrupção; identificação e tratamento do conflito de interesses; contratação e aquisição de bens/serviços; transparência e acesso à informação; controles internos, gestão de riscos e segurança corporativa; prevenção e combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo; governança corporativa; demonstrações financeiras; auditoria interna; responsabilidade socioambiental; conduta ética; gerenciamento disciplinar; treinamento e capacitação.

Código de Conduta Ética e Integridade

O Código de Conduta Ética e Integridade do Banco do Nordeste estabelece os princípios e valores que norteiam a conduta de seus profissionais nos relacionamentos internos e com os diversos segmentos da sociedade.

Os princípios que fundamentam a conduta ética no Banco do Nordeste são: justiça, honestidade, democracia, cooperação, disciplina, governança, sustentabilidade, compromisso, confiança, civilidade, transparência, igualdade e respeito. 

O Banco conta com uma Comissão de Ética para difusão dos princípios éticos e do Código de Conduta, proporcionando um elevado padrão de comportamento que contribua efetivamente para a lisura e transparência das ações praticadas na condução dos negócios.

Denúncias

Caso encontre alguma irregularidade, sua denúncia pode ser feita de forma anônima clicando aqui ou por meio da nossa Ouvidoria:

  • Telefone, 0800-033-3033;
  • Telefone para atendimento às pessoas com alguma deficiência auditiva, 0800-033-3031;
  • Fax, pelo número (85) 3251-5858;
  • Carta  (Av. Doutor Silas Munguba, 5700 - Polo de Lazer -  Caixa Postal 628 - Passaré - CEP-60.743-902 - Fortaleza-CE);
  • Pessoalmente, no endereço informado acima.

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Campanha Ética e Integridade         

Campanha Ética e Integridade

Nepotismo

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Corrupção

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Segurança da Informação

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Assédio

Campanha Ética e Integridade

Conflito de Interesses

Campanha Ética e Integridade

Redes Sociais

Depoimentos de Integridade e Ética         

Anderson da Cunha Possa

Presidente do Banco do Nordeste (interino)

Hailton José Fortes 

Diretor Financeiro e de Crédito

Thiago Nogueira

Diretor de Ativos de Terceiros

Haroldo Maia Júnior

Diretor de Administração

Bruno Ricardo Pena

Diretor de Planejamento

 

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IV Fórum de Integridade e Ética do BNB destaca disseminação da cultura de integridade nas organizações

Fortaleza (CE), 29 de setembro de 2020 – Na palestra que encerrou o IV Fórum de Integridade e Ética do Banco do Nordeste na manhã de hoje (29), o diretor de Governança e Conformidade da Petrobras, Marcelo Barbosa de Castro Zenker, ressaltou a necessidade que todas as instituições disseminarem a cultura de integridade entre os seus colaboradores e públicos de relacionamento.

Marcelo Zenkner frisou que o comportamento empresarial íntegro é bom para os negócios, pois melhora a imagem da empresa, aprimora sua eficiência e sustenta o ativo mais importante para o mercado: a confiança. "Fazer o certo sempre vale a pena. Fazer o certo é muito diferente do que simplesmente evitar o errado. E se nós estamos buscando fazer aquilo que é certo, faremos na conduta íntegra, mesmo que ninguém esteja nos observando. Assim, coibiremos as práticas ilícitas".

O presidente do Banco do Nordeste, Romildo Rolim, ressaltou o protagonismo dos valores debatidos no Fórum para o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Banco. “Foi uma apresentação muito importante, uma verdadeira aula que revisitou conceitos que sedimentam nossa cultura do trabalho, como a ética e integridade. Com esses valores, geramos também resultados confiáveis”, destacou.

O diretor de Controle e Risco do Banco do Nordeste, Cornélio Pimentel, participou da condução do evento, que foi transmitido pelo canal Banco do Nordeste Oficial no YouTube e contou com a participação da audiência com interações por meio de chat.

A live deu continuidade à programação do Fórum, iniciado na segunda-feira, 21, e que trouxe à tona debates sobre o tema "Integridade e Sustentabilidade em Tempos de Crise", objetivando discutir as boas práticas nas gestões pública e privada em meio ao processo de retomada econômica. Devido à crise sanitária, é a primeira vez que o Fórum de Integridade e Ética do BNB ocorre totalmente de forma virtual. Todo o conteúdo está disponível no canal do Banco do Nordeste no YouTube (www.youtube.com/bancodonordesteoficial).