Centro Cultural Fortaleza - Música Centro Cultural Fortaleza - Música

Espetáculos ao vivo de música instrumental e vocal em todos os gêneros musicais.

 

MÚSICA
MAIO/2017

 

CARDÁPIO MUSICAL

 

Homenagem a Ademilde Fonseca, a “Rainha do Choro”

Dias 05, 12, 19 e 26, às 12h

Pontualmente às 12h, no intervalo do trabalho, hora de relaxar e repor energias, o programa tem por objetivo uma ação performática capaz de proporcionar ao público presente, diferentes aspectos da apreciação musical com perspectiva na formação de plateia, lazer, informação e interação. As ações serão executadas por artistas de destaque da cena local e o foco do mês de maio será uma justa homenagem à “Rainha do Choro” Ademilde Fonseca, cantora de importância fundamental na MPB e, particularmente, para o desenvolvimento do choro.

 

Tarcisio Sardinha & Bárbara Sena

Dia 05, sex, às 12h

Autodidata, multinstrumentista, compositor, arranjador e virtuoso do violão, responsável pela formação de inúmeros grupos de choro da atualidade. É mestre na capacidade de improvisar, executar e harmonizar em diversos estilos. É considerado um músico completo e reconhecido nacionalmente entre os instrumentistas. Ao lado de Bárbara Sena, sua filha, interpretam grandes nomes do chorinho.

 

Lídia Maria

Dia 12, sex, às 12h

Cantora e compositora lançou seu primeiro disco solo intitulado “Alma Leve” em 2013. Foi premiada como “Cantora Revelação” e “CD do Ano” no Troféu Cidadão Cultura. Participou do São João do Nordeste, na Rede Globo, ao lado de grandes nomes como Chico César e Xangai. No show, ela interpreta grandes mestres do chorinho.

 

Macaúba

Dia 19, sex, às 12h

Considerado um dos maiores bandolinistas do Brasil, traz uma seleção das mais pedidas do chorinho, interpretando diversos compositores. No espetáculo, preserva o estilo tradicional mas agrega uma roupagem moderna, que resulta numa perfeita harmonia entre as gerações de chorões.

 

Glairton Santiago

Dia 26, sex, às 12h

Considerado um cantor de grande qualidade vocal, por sua refinada técnica e expressão que se destaca pela capacidade de transitar desde os caminhos melódicos mais doces e delicados de forma envolvente e emocionada aos caminhos rítmicos mais dinâmicos e ágeis com marcante personalidade e sentimento. Um eterno apaixonado pelo chorinho, também atua como educador musical, arranjador e compositor.

 

DE REPENTE CORDEL

Dia 18, qui, 11h

De Repente Cordel é uma feira que oferece espaço ao cordel, a xilogravura, cantoria de viola, repente, embolada e a música regional cearense. Produzida pelo CCBNB Fortaleza em parceria com a Folheteria Ateliê da Palavra e a Rede Mnemosine de Mulheres Cordelistas, Cantadoras e Repentistas, a feira oferece apresentações gratuitas, recitais abertos ao público e grandes expositores de cordel, xilogravura e artesanato, além de oficinas e palestras.
A Literatura de Cordel, gênero literário que é a cara do Nordeste, tem conquistado cada vez mais espaço. Uma nova geração de atuantes poetas tem promovido feiras, eventos, publicado livros e folhetos e tem colocado cada vez mais a Literatura de Cordel como protagonista da cena cultural da nossa cidade.

 

Atrações:

Musical Improviso Brega: Marreco (embolador) Poetas declamadores com temática brega: Julie Oliveira, Maestro Rafael, Julia Fiuza e Vânia Freitas Pocket-show Brega com Patrick Lima Expositores: Paiva Neves, Nonato Araújo, Ivonete Morais e Maria Luciene, Maestro Rafael e Rede Mnemosine

 

LETRAS E MÚSICAS

 

JAZZ EM CENA - Idilva Germano - Lady Sings the Blues - Tributo a

Billie Holiday

Dia 06, sáb., às 19h

Uma das mais aplaudidas intérpretes cearenses, Idilva Germano apresenta o show “Lady Sings the Blues”, em que homenageia a lendária cantora norte-americana Billie Holiday. Idilva conta com o talento de grandes instrumentistas cearenses nos arranjos, na direção e na execução musical: Luciano Franco (guitarra semiacústica e arranjos), Tito Freitas (piano), Jorge Mateus Doudemont (saxofone), Iury Batista (contrabaixo acústico) e André Benedecti (bateria), para uma viagem por uma seleção especial do repertório da eterna Lady Day.

“Billie é uma grande inspiração para muitas cantoras. Para mim, que tenho um trabalho muitas vezes situado entre o jazz e a música brasileira, a influência da musicalidade dela é muito forte e especial”, testemunha I dilva Germano.

 

JAZZ EM CENA - Giant Steps - Tributo a John Coltrane

Dia 20, sáb., às 19h

“Giant Steps” foi o primeiro disco de John Coltrane a ter todas as composições de sua autoria e ficou marcado pelas famosas “Coltrane changes”, substituições de progressões de acordes que fizeram o disco chamar atenção também pelas harmonias e que foram reconhecidas como uma característica do álbum e do saxofonista.

Quatro dos mais virtuosos nomes da música cearense apresentam no show “Giant Steps - Tributo a John Coltrane” a íntegra do repertório do disco que se tornou um álbum icônico para a história do jazz. Marcio Resende (saxofones tenor e soprano), Thiago Almeida (piano), Iury Batista (contrabaixo acústico) e David Krebs (bateria) mergulham ao vivo em toda a intensidade e a ousadia de “Giant Steps”, marco de uma das várias revoluções empreendidas no jazz por John Coltrane (1926-1967).

 

AÇÃO HIP HOP

O programa Ação Hip Hop trabalha as artes integradas inerentes à cultura hip hop, são elas grafite, hip hop, poesia, rap e a dança break, em ações que acontecem dentro do Centro Cultural Banco do Nordeste e nas Praças do Centro da Cidade em Fortaleza CE, tendo a música como o pilar principal de difusão e fio condutor da proposta de inspirar jovens.

Através de Shows de rap e dança, Batalhas de Mcs, Encontros de Danças urbanas, desenvolvidas e ministradas por artistas populares de Fortaleza, estes jovens oriundos da periferia narram suas histórias de vida, inspirando pessoas a acreditarem em seus sonhos e buscar realizá-los, fundamentados no poder do conhecimento adquirido na educação formal e na sua vivência cotidiana, usando a arte como ferramenta de impacto social.

 

AÇÃO HIP HOP
Dia 13/05, no CCBNB, de 17h às 20h

 

Battle Girls & Boys – 1VS1

Jam Sessions – Cypher

Grupo Convidado: União Feminina de Break

DJ: Tartaruga

Host: Taurus

 

Dia 27/05, na Praça do Ferreira, de 14h às 17h

Batalha do Ação 1 VS 1 – 16 MCS

Grupo convidado: Kapitch Rap

Mic Aberto / Novos MCs

DJ: William

Apresentação: Felipe Rima e Pedro Vilão