Centro Cultural Fortaleza - Música Centro Cultural Fortaleza - Música

Espetáculos ao vivo de música instrumental e vocal em todos os gêneros musicais.

 

MÚSICA
JUNHO/2017

 

CARDÁPIO MUSICAL

 

Música Instrumental apresentada de maneira informal, na recepção do CCBNB, Performances de grupos de choro (chorões) com formações e interpretações diferenciadas dos mais diversos compositores do passado e da atualidade. Realizado na hora do almoço, tem como público/alvo aqueles que transitam pelo CCBNB nesse horário, geralmente trabalhadores do comércio no Centro. 60min

 

Luizinho Calixto

Dia 02, sex, às 12h

O show “Vida longa aos oito baixos,” faz parte do projeto “Eternizando o fole de oito baixos”, onde busca resgatar a tradição do formato de fole no modelo de afinação que é tocado no Nordeste e que engloba a gravação do CD “Em nome do pai os filhos,” uma homenagem dos “irmãos Calixto” ao “Seu Dideus” em que Luizinho toca as composições de seu pai. Acompanhado por violão de sete cordas, cavaquinho e bateria, o sanfoneiro de oito baixos traz para o palco a virtuosidade de seus improvisos e músicas autorais.

 

Quarteto Miúdo

Dia 09, sex, às 12h

Grupo instrumental que tem como finalidade exaltar a música brasileira, em especial o Choro, é formado pelos experientes e excelentes músicos Bernardino Mota, Ailton Santana, Francisco de Medeiros e Bruno Vasconcelos. Através de arranjos próprios e muita espontaneidade o regional homenageia Severino Dias de Oliveira, o Sivuca, e Bonfiglio de Oliveira.

 

 

Orquestra Transversal da UECE

Dia 16, sex, às 12h

Sob a direção do professor Heriberto Porto o grupo desenvolve o estudo, a execução e a divulgação de repertório camerístico barroco, clássico e de linhas contemporâneas, bem como a música brasileira, popular e erudita. Estimula e acolhe a produção de compositores e arranjadores locais. O show dá ênfase às composições e arranjos de autores brasileiros para clássicos do choro e da música brasileira. Obras de Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Patápio Silva, Tom Jobim, Liduino Pitombeira e Luiz Gonzaga.

 

Marinaldo do Bandolim

Dia 30, sex, às 12h

Neto e filho de bandolinista, tem o avô Valter Pereira e o pai Macaúba do Bandolim como suas principais referências. Por isso não podia ser diferente, enveredou para o caminho do Choro também! O músico já faz parte da cena musical da cidade, tendo acompanhado grande cantores do cenário nacional tais como Cristina Buarque, Moisés Marques e Pedro Miranda são exemplos. O Show "Chorando no Ceará" traz composições autorais e de compositores cearenses tais com Carlinhos Patriolino, Tarcísio Sardinha, Fábio Claudio, Macaúba do Bandolim e Valter Pereira.

 

LETRAS E MÚSICAS

 

Dando continuidade a série "Jazz Em Cena, realizado quinzenalmente, desde abril, as ações prestam tributo a nomes históricos do jazz, chance habitualmente presente apenas em outras grandes capitais internacionais ou, ainda de modo apenas eventual, em poucas capitais brasileiras. O público alvo é de apreciadores mais exigentes do gênero, além de alunos dos cursos de música. 60 min.

 

HUGO D´LEON - TRIBUTO A CHET BAKER

Dia 03, sáb, às 19h

Virtuoso trompetista cearense, de larga experiência na Europa, Hugo D´Leon apresenta o show "Tributo a Chet Baker", com temas de várias fases da carreira do mítico cantor e trompetista norte-americano, recriados por grandes músicos do Ceará: Herlon Robson (teclado), Miqueias dos Santos (contrabaixo) e Paulo Batista (bateria).

No repertório da apresentação, grandes temas da carreira de Chet, como "That old feeling", But not for me", "I get along without you very well", "My funny Valentine", todos do disco "Chet Baker Sings", de 1956. Além de outras grandes composições que marcaram a trajetória do trompetista, como "It could happen to you", "Lines for Lyons", "Tenderly", "Estate" e temas bem populares, como "Over the rainbow". Sempre com arranjos preparados especialmente para o show, por Hugo D´Leon e grupo.

 

LORENA NUNES - McCARTNEY IN JAZZ

Dia 17, sáb, às 19h

No show "McCartney in Jazz" o público vai conferir a recriação do disco "Kisses on the Bottom", de Paul McCartney, na voz de Lorena Nunes, uma das mais destacadas e aplaudidas intérpretes da nova cena brasileira, com um trabalho cuja repercussão nacional chegou até as Olimpíadas Rio 2016, com a inclusão de uma faixa de seu elogiado disco de estreia na trilha sonora da Cerimônia de Abertura. O show recria no palco, na íntegra, o belíssimo, sensível e enternecedor repertório de "standards" e "lados B" do jazz e do american songbook presentes no álbum lançado em 2012 pelo eterno Beatle, que segue causando furor, com a expectativa por mais uma vinda ao Brasil.

 

 

AÇÃO HIP HOP

 

O programa Ação Hip Hop trabalha as artes integradas inerentes à cultura hip hop, são elas grafite, hip hop, poesia, rap e a dança break, em ações que acontecem dentro do Centro Cultural Banco do Nordeste e nas praças do Centro da Cidade, tendo a música como o pilar principal de difusão e fio condutor da proposta de inspirar jovens.

Através de Shows de rap e dança, Batalhas de Mcs, Encontros de Danças urbanas, desenvolvidas e ministradas por artistas populares de Fortaleza, estes jovens oriundos da periferia, narram suas histórias de vida, inspirando pessoas a acreditarem em seus sonhos e buscarem realizá-los, fundamentados no poder do conhecimento adquirido na educação formal e na sua vivência cotidiana usando a arte com ferramenta de impacto social.

 

Ação Hip Hop

Dia 10, sáb, de 17h às 20h, no CCBNB                                                       
Formato Battle Dance Break – B.boys & B.Girls
ELIMINÁTÓRIA I FESTIVAL AÇÃO HIP HOP
48 VAGAS – Batalhas de Trios
Grupo convidado:  DJ Tartaruga

Host: Taurus

 

 

Ação Hip Hop

Dia 24, sáb, de 14h às 17h, na P. do Ferreira 

Batalha DE MCS – MCS 1VS1 – 32 Vagas
FORMATO CONHECIMENTO
ELIMINÁTÓRIA I FESTIVAL AÇÃO HIP HOP

Grupo convidado: DJ WILLIAM

Apresentação: Felipe Rima e Pedro Vilão