Ambiente de Comunicação

Gerente de Ambiente, em exercício: Deyse Lene Santos de Moura
(deyse@bnb.gov.br)


Assessoria de Imprensa

Institucional: imprensa@bnb.gov.br

Endereço: Av. Dr. Silas Munguba, 5.700. Passaré
Fortaleza (CE)
Telefone: 85 3299-3149

Gerente Executiva: Isabelle Bento dos Santos Silva
(isabellebento@bnb.gov.br)


Voltar

Aportes do Banco do Nordeste garantem R$ 1,4 milhão para projetos beneficentes de saúde

Foram apoiados projetos de atenção oncológica e apoio à saúde de pessoas com deficiência em cinco estados da área de atuação

Fortaleza, 20 de abril de 2016 – Uma das referências no tratamento oncológico no estado, o Instituto do Câncer do Ceará (ICC) atende cerca de 20 mil pessoas por mês, muitas delas oriundas de cidades distantes de Fortaleza, onde chegam sem garantia de abrigo e alimentação. Com o objetivo de beneficiar essa parcela da população, a Rede Feminina de Combate ao Câncer implantou recentemente a  Casa de Apoio do ICC - Casa Vida, com capacidade para disponibilizar hospedagem e atendimento multidisciplinar a cerca de 80 pessoas.

O projeto Nova Casa Vida foi um dos cinco previamente aprovados pelo Ministério da Saúde, na área de atuação do Banco do Nordeste, que foi selecionado para receber apoio financeiro da instituição, por meio de incentivos fiscais, pelo Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon). Os recursos foram destinados à ampliação e qualificação da Casa Vida que contará com 120 vagas rotativas de hospedagem para pacientes com câncer, em tratamento no ICC e seus acompanhantes, e lhes proporcionar conforto e assistência psicossocial.

Além da ampliação da Casa Vida, o Banco do Nordeste destinou ainda recursos para outro projeto social de atenção oncológica, o “Centro de Formação e Educação Permanente em Oncologia”, do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (Imip), em Recife (PE). A iniciativa também foi beneficiada com recursos provenientes de incentivos fiscais no âmbito do Pronon e tem como objetivo a formação, capacitação e aperfeiçoamento permanente de recursos humanos para uma atuação na rede regional de atenção oncológica, visando minimizar o impacto do câncer na vida das pessoas e da sociedade.

Pronas

Pelo Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD), três projetos foram beneficiados com repasses do Banco do Nordeste nas cidades de Malacacheta (MG), Pau dos Ferros (RN) e Maceió (AL).

Em Minas Gerais, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Malacacheta (Apae) foi beneficiada com recursos para aquisição de um veículo para o transporte da equipe multidisciplinar para atendimento domiciliar às pessoas com deficiência.

Já em Pau dos Ferros, o apoio permitirá à Associação Beneficente Nossa Senhora da Conceição implantar serviço de ortopedia técnica proporcionando a reabilitação da pessoas com deficiência física atendidas no Centro de Reabilitação da VI Região de Saúde do Rio Grande do Norte.

Por fim, a Associação de Amigos e Pais de Pessoas Especiais de Maceió empregará os recursos doados na montagem de oficina ortopédica  para atender à demanda por órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, utilizados no processo de reabilitação dos pacientes.

Responsabilidade Social

Os projetos inscritos no Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), bem como no Programa Nacional de Apoio à Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD), foram selecionados com base em critérios de caráter social inclusivo para as pessoas  de baixa renda com câncer ou portadoras de deficiência, respectivamente.

Também foram verificadas ações de assistência social, psicológica e educacional, voltadas para reintegração e readaptação dos assistidos. Tanto o Pronon quanto o Pronas têm como base a  Lei Federal nº 12.715/2012. Os recursos são repassados por meio de dedução fiscal no imposto de renda devido.