Ambiente de Comunicação

Gerente de Ambiente, em exercício: Deyse Lene Santos de Moura
(deyse@bnb.gov.br)


Assessoria de Imprensa

Institucional: imprensa@bnb.gov.br

Endereço: Av. Dr. Silas Munguba, 5.700. Passaré
Fortaleza (CE)
Telefone: 85 3299-3149

Gerente Executiva: Isabelle Bento dos Santos Silva
(isabellebento@bnb.gov.br)


Voltar

Banco do Nordeste amplia apoio à cooperativa de reciclagem

Aracaju (SE), 23 de janeiro de 2015 - Mais de 1,5 toneladas de material reciclável, entre 385 kg de papel ofício, 397 kg de papel jornal, 348 kg de papelão e 414 kg de garrafas PET. Este foi o resultado da parceria entre o Banco do Nordeste e a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care) em 2014, que vem sendo ampliada a cada ano.    

Todo o material foi separado pela Care para reciclagem e revenda em fábricas de Sergipe e de outros estados, garantindo recursos para projetos sociais da cooperativa. Mensalmente, são recolhidos cerca de 120 quilos de material reciclável nas unidades do Banco do Nordeste de Aracaju.  Em 2015, o Banco irá acrescentar mais uma unidade para se tornar ponto de coleta do material.

Fundada em 1999, a Care surgiu através de um programa governamental chamado Projeto Lixo e Cidadania, que tinha como objetivo tirar crianças do lixão e colocá-las na escola. Na época, foi feito o cadastramento das famílias que trabalhavam na lixeira da Terra Dura, no bairro Santa Maria, em Aracaju. A partir de então, a Care trouxe novas perspectivas de vida para 300 famílias que não apenas viviam do lixo, mas também moravam no meio dele.

“A missão da Care é o resgate da cidadania por meio da sustentabilidade econômica e social destas famílias. Dentre nossas atividades principais, estão a preservação do meio ambiente por meio da coleta seletiva, a educação ambiental, com palestras em escolas e universidades, além do serviço de incubadora para a constituição de novas cooperativas”, afirmou a presidente Vaneilde Ribeiro Santos. A Care conta hoje com 112 cooperados atuantes, alfabetizados, registrados e com seus filhos na escola.