Ambiente de Comunicação

Gerente de Ambiente, em exercício: Deyse Lene Santos de Moura
(deyse@bnb.gov.br)


Assessoria de Imprensa

Institucional: imprensa@bnb.gov.br

Endereço: Av. Dr. Silas Munguba, 5.700. Passaré
Fortaleza (CE)
Telefone: 85 3299-3149

Gerente Executivo: Francisco Maxshwell dos Santos de Oliveira
(max.oliveira@bnb.gov.br)


Voltar

Banco do Nordeste financia primeira empresa com recursos do FNE Startup

Fortaleza (CE), 13 de março de 2020 – O Banco do Nordeste e a Totalcross, startup instalada no Hub de Inovação Banco do Nordeste desde 2017, assinaram o primeiro financiamento com a linha de crédito FNE Startup, programa de apoio às startups que integra o programa FNE Inovação. Os recursos, no valor de R$ 50 mil, são oriundos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e destinam-se a capital de giro, pagamento de pessoal e contratação de serviços de marketing.

O FNE Startup é a única linha de financiamento para startups na América Latina e objetiva fomentar o empreendedorismo, atraindo e mantendo, na região Nordeste, capital humano e modelos de negócios com alto potencial de crescimento, por meio de apoio a empresas de base tecnológica.

O programa oferece a menor taxa de juros do país e financia operações de até R$ 200 mil, beneficiando empreendimentos de base tecnológica enquadrados como micro e pequena empresa (MPE), incluindo microempreendedores individuais (MEI). É necessário que a empresa apresente um modelo de negócio inovador, validado ou em validação.

A Totalcross, por exemplo, presta serviço a empresas de informática, desenvolvendo e licenciando programas de computação não-customizáveis, bem como plataformas Java que rodam em IOS e Android. A startup já atua no mercado internacional, marcando presença  na Alemanha, onde participou do Embedded World, em fevereiro deste ano, e em Portugal, onde abriu filial. Também instalou filial na Coreia do Sul, durante o programa de aceleração do país asiático.

O FNE Startup financia projetos de investimento em inovação, contemplando obras e aquisição de bens de capital; capital de giro quando exclusivamente associado ao investimento, pró-labore de sócio com dedicação exclusiva ao negócio, prestação de serviço especializado, inclusive folha de pagamento, além de outros itens, a exemplo de despesas de remuneração de estagiários e/ou outros colaboradores não vinculados à folha de pagamento formal, propaganda e publicidade e paidads, ferramentas de cadência de e-mails e CloudComputing.