Ambiente de Comunicação

Gerente: Evangelina Leonilda Aragão Matos
(evangelina@bnb.gov.br)

Assessoria de Imprensa

Institucional: imprensa@bnb.gov.br

Endereço: Av. Dr. Silas Munguba, 5.700. Passaré
Fortaleza (CE)
Telefone: 85 3299-3301 / 85 3299-3149

Gerente Executivo: Francisco Maxshwell dos Santos de Oliveira
(max.oliveira@bnb.gov.br)


Voltar

Banco do Nordeste incentiva fruticultura e caprinovinocultura no interior paraibano

João Pessoa, 13 de dezembro de 2018 - Na sexta-feira, 14, entidades ligadas ao desenvolvimento econômico e produtores que atuam no Sertão e Curimataú reúnem-se para buscar alternativas destinadas às vocações produtivas dos territórios paraibanos. A cocoicultura, ou fruticultura do coco, e a caprinovinocultura, identificadas como potencialidades econômicas da Paraíba, são focos dos Planos de Ação Territorial (PATs) do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) do Banco do Nordeste. O Prodeter é uma estratégia que pretende promover o desenvolvimento sustentável local e regional, por meio do fortalecimento e organização de Arranjos Produtivos Locais (APLs) que tenham potencial, visando à elevação de sua competitividade.

O Banco do Nordeste atua como articulador dos encontros das governanças local e territorial, constituídas para cada umas das atividades priorizadas, conforme preconizado pela metodologia do Prodeter.

As Câmaras Municipais de Sousa e de Nova Floresta, locais de realização das próximas reuniões do Programa, receberão, às 9h, prefeitos e instituições, como Sindicatos de Trabalhadores Rurais, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PB), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Secretarias de Agricultura municipais. No Curimataú, as cidades de Barra de Santa Rosa, Nova Floresta, Cuité e Picuí estão contempladas pelo PAT de caprinovinocultura.

O superintendente do BNB na Paraíba, Wesley Maciel, destacou que, além do crédito, o Banco cumpre a missão de estimulador do desenvolvimento. “Os nossos agentes de desenvolvimento e gerentes de negócios são conhecedores e estimuladores da economia. É fundamental que todos os entes envolvidos nessa cadeia produtiva atuem sistematicamente para que o território produza com sua capacidade plena”, ressaltou.

Os encontros do Prodeter ocorrem mensalmente e envolvem os Comitês Gestores Territoriais e Municipais. Segundo a metodologia do programa, são elaborados PATs por meio da articulação dos atores participantes das atividades econômicas priorizadas. Na Paraíba, o BNB também articulou reunião no Cariri Oriental, com vocação para a produção leiteira bovina. Na oportunidade, o diretor de Planejamento do Banco do Nordeste, Perpétuo Cajazeiras, e o superintendente da Paraíba, Wesley Maciel, conversaram com os produtores e visitaram a Cooperativa Agropecuária do Cariri (Coapecal).