Pular para o conteúdo

Sala de Imprensa

 
 

Voltar

Banco do Nordeste seleciona 17 projetos de pesquisa e inovação para combate ao novo coronavírus

Fortaleza (CE), 10 de junho de 2020 - O Banco do Nordeste selecionou 17 projetos de pesquisa e inovação que propõem soluções de combate ao novo coronavírus (Covid-19) e para os quais serão destinados R$ 5 milhões. Os projetos selecionados participaram de edital do Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (Fundeci), lançado pelo Banco do Nordeste com objetivo de apoiar a pesquisa e inovação em ambiente produtivo para o combate à pandemia e aos seus efeitos sobre o sistema de saúde, de bem-estar social e produtivo.


Os recursos são não reembolsáveis e contemplam micro e pequenas empresas e empresas de pequeno-médio porte de cinco estados do Nordeste - Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe - e são oriundos (Fundeci), administrado pelo BNB.


Ao todo, foram inscritos 195 projetos. Das empresas selecionadas, sete são do Ceará, quatro, de Pernambuco, três, da Bahia, duas, do Rio Grande do Norte, e um, de Sergipe.


As propostas de pesquisa e inovação abrangem o desenvolvimento de soluções como higienização à base de probióticos e de ácido cítrico para inativação do vírus em ambientes públicos; diagnóstico rápido da doença a custo competitivo; monitoramento em tempo real integrado a IoTS (internet das coisas) e wearables para controle de aglomerações; automatização do processo de prescrição de medicamentos baseado em blockchain, sistemas de telemedicina, dentre outras.


O resultado está disponível no portal do Banco do Nordeste, no endereço: https://www.bnb.gov.br/web/guest/fundeci/editais.

 

Ceará


Uma das sete empresas selecionados do Ceará, a Sítio Juá Soluções Agroambientais estuda soluções de inovação em saneamento básico rural. Já a Rio Elba soluções Digitais pesquisa a possibilidade de uma rede de diagnóstico de imagem contra a Covid-19.


O projeto da Arquimedes Guimarães Eloia idealiza um sistema de prescrição de receitas e integração com drogarias e farmácias para telemedicina, enquanto a Rav Soluções Tecnológicas ME estuda a construção de barreiras sanitárias digitais utilizando visão computacional e técnicas de inteligência artificial.


Desenvolver saneante com nanoencapsulado de nanometal e ativos químicos com atividade antiviral para Sars Cov-19 é a intenção da Tecnoquímica Indústria e Comércio, ao tempo que a Softbuilder Informática  quer desenvolver dispositivo vestível para combater a transmissão da Covid-19.  


No caso da Concema - Consultoria em Ciências, Engenharia, Gestão de Sistemas e Meio Ambiente, a ideia é ter solução modular de grande escala para ventilação pulmonar.


Desculpe nossa interferência, mas seu navegador não suporta a tecnologia utilizada neste portal.

Procure atualizar o seu navegador para a última versão disponível ou utilize uma das sugestões gratuitas e modernas listadas abaixo:

Chrome 18 ou +Firefox 19 ou +IE9 ou +
x