Pular para o conteúdo

Sala de Imprensa

 
 

Voltar

Banco do Nordeste viabiliza implantação do primeiro crematório de Alagoas

Inaugurado hoje, 14, o primeiro crematório de Alagoas pertence ao Grupo Parque das Flores e contou com financiamento do BNB, por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).

Crematório de AlagoasMaceió (AL), 14 de outubro de 2021 - Inaugurado hoje, 14, o primeiro crematório de Alagoas passa a funcionar no cemitério Memorial Parque, no bairro do Benedito Bentes, em Maceió. O empreendimento, do Grupo Parque das Flores, que opera no chamado mercado do luto há 50 anos, contou com financiamento do Banco do Nordeste. Os recursos, da ordem dos R$ 3 milhões, foram do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e viabilizaram as obras de construção, incluindo as quatro capelas de apoio, em uma área de 750 m², bem como a aquisição de móveis e equipamentos.

Apesar de muitos terem a ideia de a cremação se tratar de um serviço de alto custo, o presidente do Grupo, Cláudio Bentes, esclarece que é o contrário, principalmente para quem não dispõe de jazigo. "Na realidade, ele é mais barato do que um sepultamento normal e de forma imediata para quem não tem jazigo, sendo uma solução digna, eficiente e que substitui a compra do jazigo familiar", disse. Cláudio ressalta ainda que o BNB foi a única instituição financeira a participar com linha de crédito para o empreendimento e que procurou a empresa pelo "valor diferenciado das taxas cobradas".

A forma como cada sociedade trata seus mortos é uma questão cultural e, segundo o gestor, uma pesquisa de mercado demonstrou que 15% da população alagoana não teria objeção em ser cremada. "Nossa expectativa é muito grande, já que Maceió era uma das últimas capitais que não possuía um crematório", ressalta. Com a oferta no próprio Estado, o Grupo acredita que a porcentagem dos que aceitarão esse tipo de serviço funerário tenderá a aumentar.

Para Fredi Fonseca, gerente do Banco do Nordeste de Rio Largo, unidade que financiou o empreendimento, o objetivo do Banco é contribuir para o desenvolvimento da Região, apoiando projetos economicamente viáveis e que beneficiem a população. "Esse tipo de serviço era apenas ofertado em Estados vizinhos e muitas famílias, para satisfazerem o último desejo de seus entes queridos, tinham que viajar para realizar a cremação fora de Alagoas. O Grupo Parque das Flores vem investindo cada vez mais em tecnologia e na qualidade do atendimento, contando com o apoio creditício do BNB em seus projetos", destaca.


Desculpe nossa interferência, mas seu navegador não suporta a tecnologia utilizada neste portal.

Procure atualizar o seu navegador para a última versão disponível ou utilize uma das sugestões gratuitas e modernas listadas abaixo:

Chrome 18 ou +Firefox 19 ou +IE9 ou +
x