Pular para o conteúdo

Sala de Imprensa

 
 

Voltar

CCBNB abre exposição de Leda Catunda ao público nesta quinta

Fortaleza (CE), 16 de setembro de 2015 – Importante movimento das artes no Brasil, a exposição “Como vai Você, Geração 80?”, realizada em 1984, no Rio de Janeiro, representou um marco para a produção artística nacional, contribuindo para despontar nomes que influenciariam as artes plásticas no país nas décadas seguintes. Um deles é Leda Catunda, que traz suas obras ao Centro Cultural Banco do Nordeste (Rua Conde D’Eu, 560 – Centro) em exposição com visitação aberta a partir desta quinta-feira, 17.

Segundo o curador da mostra, Jacopo Crivelli, esta pode ser considerada a mais abrangente retrospectiva do trabalho de Leda desde a exposição apresentada na Estação Pinacoteca, em São Paulo, em 2009. “O trabalho mais antigo entre os aqui expostos, A praça (1985), foi produzido no calor do sucesso arrebatador que Leda Catunda experimentava naqueles anos”, pontua.

A exposição inclui obras produzidas entre 1985 e 2015 e estará aberta ao público até 24 de outubro. Segundo o curador Crivelli, as obras não serão expostas seguindo os critérios convencionais, como forma de não contradizer a pesquisa da artista.

“De acordo com essa visão, o único jeito de dispor as obras de Leda Catunda é em alturas diferentes, em alguns casos aproximando-as até quase tocarem-se, permitindo que flutuem no mais alto das paredes, ou então que se esparramem pelo chão, e, ainda, deixando que apareçam mais de uma vez, idênticas no caso gravuras, ou quase, se pensarmos nas formas utilizadas com maior frequência, como a ‘gota’ e a ‘língua’”, acrescenta.


Desculpe nossa interferência, mas seu navegador não suporta a tecnologia utilizada neste portal.

Procure atualizar o seu navegador para a última versão disponível ou utilize uma das sugestões gratuitas e modernas listadas abaixo:

Chrome 18 ou +Firefox 19 ou +IE9 ou +
x