Pular para o conteúdo

Sala de Imprensa

 
 

Voltar

CCBNB-Fortaleza realiza intervenção urbana com bordados

Fortaleza, 26 de junho de 2015 – Neste sábado (27), o Centro Cultural Banco do Nordeste de Fortaleza realiza uma proposta de intervenção na cidade, por meio do programa Percursos Urbanos. A professora Lúcia de Fátima Ferreira de Sousa conduzirá oficina de bordado que foge dos suportes convencionais do tecido e dos bastidores. Ela usará grades metálicas nos espaços públicos como tela que receberá os desenhos e os traçados das linhas, assumindo o lugar do grafite.

O percurso irá para a rua Pereira Filgueiras, onde há uma tela para realizar o bordado. Seguirá depois para o Bar do Mincharia, na Praia de Iracema, local onde os participantes terão oito telas para trabalhar a intervenção: duas circulares de 1,2 metro de diâmetro, duas de um metro, três de 80 centímetros e uma grande retangular de 2,5 metros por um metro.

Segundo Lúcia Ferreira, é interessante que os participantes já tenham conhecimento de bordado ou alguma familiaridade com agulha. “Este não é um bordado normal, feito em tecido, mas em grades utilizando linhas de lycra e uma agulha grossa de crochet. Esse tipo de intervenção já foi realizado em alguns países europeus e grandes cidades do Brasil”, explica.

A mediadora aprendeu a bordar ainda criança, observando sua mãe que era costureira, crocheteira e bordadeira. Praticou essa arte com bordadeiras como Luiza de Marilac, Nice Firmeza e Martha Dumont. Lúcia de Sousa dedica-se, hoje, a aulas de bordado e encontra-se com um grupo de bordado livre, no primeiro domingo de cada mês em praças da cidade de Fortaleza.

Serviço

Ponto de saída: Centro Cultural Banco do Nordeste, Rua Conde D’Eu, 560 - Centro.

Hora: 15hrs

Data: 27/06

Contato

Lúcia de Fátima Ferreira de Sousa (mediadora): (85) 98885-1508

Jacqueline Medeiros (gerente do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza) – (85) 3464.3084 / 98851.5548 – jacquerlm@bnb.gov.br


Desculpe nossa interferência, mas seu navegador não suporta a tecnologia utilizada neste portal.

Procure atualizar o seu navegador para a última versão disponível ou utilize uma das sugestões gratuitas e modernas listadas abaixo:

Chrome 18 ou +Firefox 19 ou +IE9 ou +
x