Pular para o conteúdo

Sala de Imprensa

 
 

Voltar

Centro Cultural Banco do Nordeste reúne contadores de histórias da América Latina e África

Fortaleza (CE), 08 de julho de 2015 – Narradores da América Latina e África estarão em Fortaleza nesta quinta e sexta-feira, 9 e 10 de julho, quando participam de um encontro internacional de contadores de histórias, no Centro Cultural Banco do Nordeste (Rua Conde d’Eu, 560. Centro). Em ambos os dias, o evento acontece das 10h às 13h.

Em 2005, a ação “Cordão de Histórias” foi criada pela escritora, cordelista e contadora de histórias, Josy Maria, tendo como foco principal os mestres e narradores orais tradicionais. Nesta edição especial comemorativa aos 10 anos do programa, haverá participação de narradores oriundos de países como México, Argentina, Cabo Verde e Burkina Faso, além de narradores locais e nacionais.

Para Josy Maria, o homem conta histórias para explicar a vida, desde que aprendeu a articular as palavras, expressando-se por meio da fala. Ela explica que a essência inquieta de contar acontecimentos e explicar a origem das coisas e do mundo é sempre a mesma, apesar dos diferentes costumes de cada cultura.

Segundo a escritora, muitos contos de culturas distintas se repetem adaptados a cada geração e tradição, em países e regiões diferentes. “Valorizar as histórias distintas em cada âmbito significa fortalecer o todo e reconhecer-se em culturas distintas da nossa, reconhecer-se como humanos, com as mesmas necessidades de entender a si e ao mundo”, explica.

Contato:

Jacqueline Medeiros (gerente do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza) – (85) 3464.3084 / 98851.5548 – jacquerlm@bnb.gov.br

Josy Maria – (85) 98705-6523 – cordaodehistorias@gmail.com


Desculpe nossa interferência, mas seu navegador não suporta a tecnologia utilizada neste portal.

Procure atualizar o seu navegador para a última versão disponível ou utilize uma das sugestões gratuitas e modernas listadas abaixo:

Chrome 18 ou +Firefox 19 ou +IE9 ou +
x