Pular para o conteúdo

Sala de Imprensa

 
 

Voltar

Centro Cultural Banco do Nordeste sedia simpósio internacional sobre arte e mídia

Cartaz A vida secreta dos objetosEvento terá participação de Eduardo Kac, criador da bioart e pioneiro da arte de telepresença

Fortaleza, 5 de agosto de 2015 - Nos próximos dias 8 e 12 de agosto, o Centro Cultural Banco do Nordeste  (Rua Conde d’Eu, 560. Centro) sediará duas conferências gratuitas do Simpósio Internacional “A Vida Secreta dos Objetos: Ecologias da Mídia”. Realizado pela parceria do CCBNB-Fortaleza com o Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará (UFC), o evento tem como objetivo debater arte e mídia. As palestras serão ministradas pelo artista brasileiro Eduardo Kac e pelo teórico da Universidade britânica de Salford, Michael Goddard.

O interesse do simpósio é gerar reflexões acerca das transformações que vem se processando nas chamadas Ciências Humanas, por meio de uma perspectiva transdisciplinar com foco na Estética e nos Estudos Culturais. As discussões se concentram, sobretudo, nos aspectos materiais e tecnológicos da arte e do ecossistema midiático.

A primeira edição do Simpósio Internacional “A Vida Secreta dos Objetos” aconteceu em 2012, atraindo um grande público ao CCBNB. Na sua segunda edição, além das duas conferências em Fortaleza, o simpósio conta com atividades também em São Paulo e no Rio de Janeiro entre os dias 3 e 6 de agosto.

Eduardo Kac

Eduardo Kac é reconhecido internacionalmente como o criador da bioart, e está pela primeira vez na capital cearense.  Pioneiro da arte de telecomunicações no pré-Web 1980, Kac elabora desde o início de 1990 obras radicais combinando telerrobótica e organismos vivos. Sua integração da robótica, biologia e rede explora a fluidez das posições de sujeito no mundo pós-digital. Eduardo Kac vive e trabalha em Chicago, onde é professor do Departamento de Arte e Tecnologia da Instituto de Arte de Chicago.

O trabalho de Kac tem sido exibido internacionalmente em locais como Exit Art e Ronald Feldman Fine Arts, em New York; Maison Européenne de la Photographie, Paris; Castello di Rivoli, Turim, na Itália; e em bienais de arte como as de São Paulo, Coréia, Argentina e Pequim.

Michael Goddard

Michael Goddard é professor da Universidade de Salford desde 2007, onde desenvolve pesquisas sobre subculturas e estilo de vida no Leste Europeu e cinema polonês. Foi um dos membros fundadores da Rede Estudos de Cinema e Mídia Europeias (NECS) e da revista NEXUS. Atualmente é pesquisador visitante especial do Programa Ciência Sem Fronteiras/Capes no projeto Creative Industries: Cities and Popular Music Scenes, uma parceria entre a Salford University e a Unisinos (RS).

Serviço:

Simpósio Internacional “A Vida Secreta dos Objetos: Ecologias da Mídia”

Local: Centro Cultural Banco do Nordeste - Fortaleza

Conferência com Michael Goddard: dia 8/8, às 10h.

Conferência com Eduardo Kac: dia 12/8, às 14h.

Gratuito e aberto ao público.

Mais informações: www.facebook.com/avidasecretadosobjetosfortaleza2015?fref=ts

Contato:

Luciana Vieira – Assistente de Produção – 85 98222-5354 l vieiracluciana@gmail.com

Cesar Baio – Professor da UFC / Coordenador do Evento – 85 98704-4008


Desculpe nossa interferência, mas seu navegador não suporta a tecnologia utilizada neste portal.

Procure atualizar o seu navegador para a última versão disponível ou utilize uma das sugestões gratuitas e modernas listadas abaixo:

Chrome 18 ou +Firefox 19 ou +IE9 ou +
x