Pular para o conteúdo

Sala de Imprensa

 
 

Voltar

Comitiva latinoamericana vem ao Banco do Nordeste conhecer experiências exitosas em microcrédito

Fortaleza, 7 de agosto de 2017 – Representantes de várias instituições financeiras da América Latina e Caribe vêm a Fortaleza, onde participam de evento que compartilha as melhores práticas desenvolvidas pelo Banco do Nordeste no âmbito do microcrédito rural e do financiamento florestal. A abertura acontece nesta terça-feira, 8, na sede do BNB, às 8h45, com a participação do presidente da instituição, Marcos Holanda. A programação prossegue nos dias 9 e 10 de agosto.

Intitulado Pasantia, o evento reúne membros da Assembleia Geral da Associação Latinoamericana de Instituições Financeiras para o Desenvolvimento (Alide). Eles vão conhecer a forma de atuação dos programas Agroamigo e Pronaf Floresta, com o objetivo de que sirvam de referência aos programas de microfinanças implementados em seus países.   

Para oferecer uma visão integral das ações do BNB, estão previstas visitas a projetos sociais apoiados pelo Instituto Nordeste Cidadania (Inec), instituição parceira do Banco no microcrédito, bem como a clientes do Agroamigo e do Pronaf Floresta, considerados como exemplos de casos de sucesso.

Agroamigo

O Agroamigo é o Programa de Microfinança Rural do Banco do Nordeste e tem como objetivo melhorar o perfil social e econômico do agricultor familiar do Nordeste, norte de Minas Gerais e Espírito Santo. 

Tem como característica a presença nas comunidades rurais por meio dos Agentes de Microcrédito e atende, de forma pioneira no Brasil, a milhares de agricultores familiares, enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), com exceção dos grupos A e A/C. As operações têm prazo de até 8 anos, com taxas que variam de 0,5% ao ano a 5,5% ao ano. 

A metodologia inovadora do Agroamigo impulsiona a sustentabilidade dos empreendimentos rurais, a equidade de gênero no campo, a inclusão financeira dos agricultores(as) familiares  e a redução de desigualdades. 

Pronaf Floresta

O Pronaf Floresta financia sistemas agroflorestais, exploração extrativista ecologicamente sustentável, recomposição e manutenção de áreas de preservação permanente em reserva legal e recuperação de áreas degradadas, entre outras atividades. As operações têm prazo de até 20 anos, com taxa de juros de 2,5% ao ano.


Desculpe nossa interferência, mas seu navegador não suporta a tecnologia utilizada neste portal.

Procure atualizar o seu navegador para a última versão disponível ou utilize uma das sugestões gratuitas e modernas listadas abaixo:

Chrome 18 ou +Firefox 19 ou +IE9 ou +
x