Ambiente de Comunicação

Gerente de Ambiente, em exercício: Deyse Lene Santos de Moura
(deyse@bnb.gov.br)


Assessoria de Imprensa

Institucional: imprensa@bnb.gov.br

Endereço: Av. Dr. Silas Munguba, 5.700. Passaré
Fortaleza (CE)
Telefone: 85 3299-3149

Gerente Executivo: Francisco Maxshwell dos Santos de Oliveira
(max.oliveira@bnb.gov.br)


Voltar

Diálogos sobre ética e eficiência nas empresas públicas marcam fórum promovido pelo BNB

Fortaleza, 28 de outubro de 2019 – A importância da ética aliada à eficiência operacional foi a tônica ressaltada pelo presidente do Banco do Nordeste, Romildo Rolim, no III Fórum de Integridade e Ética. O evento foi promovido pela instituição nesta segunda-feira, 28, e contou com a participação de representantes de órgãos como o Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria-Geral da União (CGU). O  objetivo foi fortalecer o diálogo entre instituições de governo, segmento bancário e mercado no âmbito da governança.

“Não basta entregarmos os resultados esperados, mas sobretudo termos responsabilidade com os meios para alcançá-los. Este é o desafio para levarmos um Banco do Nordeste mais forte e robusto para a sociedade, em um meio de crescente inovação. A integridade deve ser inteira e sempre tirar a nota máxima”, afirmou o presidente do BNB, Romildo Rolim.  

Já o secretário federal do Controladoria-Geral da União (CGU), Antônio Carlos Bezerra Leonel, defendeu uma maior revisão dos controles corporativos. “As instituições devem sempre se perguntar o que estão controlando e se os controles estão alinhados aos resultados almejados”, disse.  

O painel sobre Governança da Inovação foi mediado pela advogada e professora de Direito do Insper, Pâmela Roque. Ela e outros debatedores salientaram que a inovação e a integridade não devem ser vistas como opostas.

O evento ainda abordou temas como os papéis inovadores da comunicação e dos conselhos de administração, bem como o impacto da liderança no processo de integração do legado, cultura e inovação.

Também estiveram na relação de debatedores os seguintes profissionais: a diretora de RH, Riscos e Compliance da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Rossana Passos de Pádua; o membro do Comitê de Riscos e de Capital do Banco do Nordeste, José Monteiro Varanda Neto; a superintendente geral do Instituto Brasileiro Governança Corporativa (IBGC), Heloísa Bedicks; o assessor especial de controle interno do Ministério da Economia, Francisco Eduardo Bessa; o superintendente regional da Controladoria-Geral da União (CGU-CE), Giovanni Pacelli Lustosa da Costa; e o secretário de controle externo do Sistema Financeiro Nacional do Tribunal de Contas da União (TCU), Rafael Jardim Cavalcante.