Pular para o conteúdo

Sala de Imprensa

 
 

Voltar

Estudo do Etene aponta inflação do Nordeste superior ao índice nacional em fevereiro

A análise do órgão de pesquisa do Banco do Nordeste destaca Fortaleza como a capital com maior variação mensal

Fortaleza, 24 de março de 2016 – A região Nordeste apresentou inflação de 10,8% no acumulado dos últimos doze meses, média superior ao índice nacional (10,3%). A informação é resultado de análise divulgada pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), órgão de pesquisas do Banco do Nordeste.

Elaborado a partir de metodologia própria, o índice regional de inflação utiliza dados oficiais para construir uma base de análise ampla, válida para toda a região Nordeste, e mensurar também valores para as regiões metropolitanas de Fortaleza, Recife e Salvador.

Segundo o levantamento, em fevereiro, a inflação da região Nordeste alcançou o índice de 1,25%, superior ao registrado em todo o país.

Fortaleza foi a região metropolitana que apresentou maior variação nos últimos doze meses ao apontar 11,8% no crescimento dos preços. Ainda assim, a capital cearense teve índice de 0,80% em fevereiro, percentual inferior ao registrado no Brasil (0,90%) e no Nordeste (1,25%).

Em Recife e Salvador, a inflação de fevereiro alcançou, respectivamente, os índices de 10,6% e 10,5%. No acumulado dos últimos doze meses, os percentuais alcançaram 1,29% em Recife e 1,41% em Salvador, cidade que possui o maior peso no cálculo para o Nordeste.

Alimentos e bebidas 

A alta dos preços foi puxada pelo grupo "Alimentos e bebidas", que obteve uma variação de 16,2% nos últimos doze meses, quando a variação nacional foi de 13,2%. Quatro dos nove grupos analisados pelo Etene apresentaram variação maior que a nacional nesse período.

"A implantação da análise sistemática do índice regional de inflação, que conta com metodologia própria do Etene, colabora para termos um olhar regionalizado, mais específico, sobre o cenário econômico. Isso contribui muito para o monitoramento e a avaliação das estratégias de atuação do Banco do Nordeste, favorecendo a sua missão de agente de desenvolvimento", afirmou o superintendente do Etene, Francisco José Araújo Bezerra.


Desculpe nossa interferência, mas seu navegador não suporta a tecnologia utilizada neste portal.

Procure atualizar o seu navegador para a última versão disponível ou utilize uma das sugestões gratuitas e modernas listadas abaixo:

Chrome 18 ou +Firefox 19 ou +IE9 ou +
x