Pular para o conteúdo

Sala de Imprensa

 
 

Voltar

Exposição sobre artistas de circo homenageia José Wilker e seu Lorde Cigano

Exposição no Centro Cultural Banco do Nordeste - Cariri, será aberta dia 20 de agosto, quando o ator faria 70 anos

Fortaleza, 12 de agosto de 2016 - Uma exposição no Centro Cultural Banco do Nordeste - Cariri homenageará a história dos artistas de circo que trabalham na rua por meio do Lorde Cigano, personagem interpretado pelo ator cearense José Wilker no filme Bye Bye Brasil (1979), de Cacá Diegues. A abertura da mostra será no dia 20 de agosto, data em que o ator, natural de Juazeiro do Norte, completaria 70 anos de vida. As visitações acontecem de terça a sábado, das 13h às 21h, até 22 de outubro.

Na oportunidade, estarão expostos quadros pintados pela artista Gabriela Noujaim e impressos em serigrafias com 11 cenas do filme Bye Bye Brasil, a maioria do Lorde Cigano e de Juazeiro do Norte. "José Wilker me concedeu permissão para que eu usasse sua imagem em meus trabalhos, em particular as do personagem Lorde Cigano", informa.

Residência artística

Segundo a artista Gabriela Noujaim, a ideia da exposição nasceu da leitura do livro escrito por seu pai, Jorge Gabriel Noujaim, que conta a história do circo de rua, narrativa que inspirou o filme Bye Bye Brasil.

A mostra foi concebida durante sua viagem pelo interior do Brasil. Em 2013, Gabriela fez residência artística na região do sertão do Cariri cearense, durante um mês. Ela saiu do Rio de Janeiro, onde nasceu, vive e trabalha, e viajou pelo interior, em uma espécie de topologia de rede, início e fim conectados. No destino final, em Juazeiro do Norte, registrou fotograficamente a paisagem e os acontecimentos locais.

Gabriela Noujaim, carioca de 31 anos, é gravadora, videomaker e professora. A artista participou de vários festivais nacionais e internacionais e foi agraciada com inúmeros prêmios e menções honrosas.

Serviço

Exposição "Bye Bye, Brasil, topologia do afeto", de Gabriela Noujaim
Abertura:  Dia 20 (sábado), às 19h
Visitações: Terça a sábado, 13h às 21h, até 22 de outubro
Local: Galeria de Artes do 4º Andar, no Centro Cultural Banco do Nordeste
- Cariri (Rua São Pedro, 337 - Juazeiro do Norte)
Contato: Ricardo Pinto, gerente do Centro Cultural Banco do Nordeste
- Cariri


Desculpe nossa interferência, mas seu navegador não suporta a tecnologia utilizada neste portal.

Procure atualizar o seu navegador para a última versão disponível ou utilize uma das sugestões gratuitas e modernas listadas abaixo:

Chrome 18 ou +Firefox 19 ou +IE9 ou +
x