Pular para o conteúdo

Sala de Imprensa

 
 

Voltar

Exposição trata meio ambiente como fonte de poesia e criação

Fortaleza, 7 de junho de 2016 – Um mar de estruturas complexas feitas com descartes do consumo urbano (garrafas plásticas, embalagens de vidro, carcaças metálicas etc.) e materiais naturais (pedra, madeira, osso etc.). O resultado pode ser visto na exposição Continentes Flutuantes, do artista Paulo Paes, que será aberta neste sábado, 11, às 16h, no Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza.

Na ocasião, haverá debate aberto ao público, com a participação de Paulo Paes e da curadora e crítica de arte Luisa Duarte. A exposição, que reúne objetos, desenhos, vídeos e fotografias, será gratuita com visitações de terça a sábado.

Os participantes serão imersos nos resultados de uma pesquisa com experimentações em torno da implantação e monitoramento de artefatos subaquáticos, feitos com diversos materiais. Eles dão suporte a sucessões biológicas espontâneas, explorando a interface entre processos naturais e estruturas artificiais como espaço essencialmente criativo.

São abrigos de diversos tamanhos e formas, superfícies rugosas, cílios filtrantes, filamentos, cabos, plataformas etc. Ao interagir com o meio, estas estruturas atraem e fixam vida marinha, consolidando sítios com alta atividade biológica.

Paulo Paes

Artista plástico, nascido em Belém do Pará, em 1960, Paulo Paes mudou-se para o Rio de Janeiro em 1978, ingressando na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, onde permaneceu como aluno e depois como professor, até 1992. 

Desde 2006, ele realizou experiências de instalações de esculturas marinhas em Cabo Frio,  no Instituto de Estudos do Mar da Marinha Almirante Paulo Moreira (IEAPM) em Arraial do Cabo (RJ), e no parque dos manguezais em Recife (PE).

Contatos

Régis Oliveira (gerente do Centro Cultural): (85) 3464-3108
Paulo Paes: paes21@gmail.com
Ana Cecília Soares: (85) 99925.1740
Rosa Melo: (21) 98094-8391 ou  rosa.melo.pe@gmail.com

Serviço 

Abertura: 11 de junho, às 16h
Debate aberto ao público: 16h30
Período: 12 de junho a 13 de agosto de 2016
Horário: terça a sábado, das 10 às 19h

Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza
Av. Conde d'Eu, 560 – Centro
Informações e agendamentos: (85) 3464-3108
Entrada Franca | Classificação etária: livre


Desculpe nossa interferência, mas seu navegador não suporta a tecnologia utilizada neste portal.

Procure atualizar o seu navegador para a última versão disponível ou utilize uma das sugestões gratuitas e modernas listadas abaixo:

Chrome 18 ou +Firefox 19 ou +IE9 ou +
x