Pular para o conteúdo

Sala de Imprensa

 
 

Voltar

Grupo Syntagma inicia turnê pelos centros culturais Banco do Nordeste

Além da capital cearense, grupo de música instrumental apresenta-se em Juazeiro do Norte (CE) e Sousa (PB)

Fortaleza, 5 de abril de 2016 - Os três centros culturais Banco do Nordeste (Fortaleza, Cariri e Sousa) serão palco de uma série de 15 shows do Grupo Syntagma, um dos mais importantes na música instrumental do Brasil e o mais antigo em atividade no Ceará. O grupo faz um resgate da música antiga europeia (medieval, renascentista e barroca) e mostra sua forte ligação com a música nordestina, principalmente dos clássicos de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.

A turnê inicia-se próximo dia 6, no Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza, com a participação do clarinetista Jonatas Galdêncio. Depois da capital cearense, o grupo segue para Juazeiro do Norte-CE (dia 8) e Sousa-PB (dia 9), também com a presença do músico convidado.

Após a primeira série de shows, seguem outras nos meses de maio, junho, julho e setembro, sempre com um músico renomado como solista. André Vidal, David Castelo, Thiago Almeida e Adelson Viana estão dentre os solistas convidados.

Cada um irá se apresentar com o Syntagma em três concertos, divididos em dois momentos: no primeiro, será dado destaque ao talento do solista, valorizando seu instrumento e interpretação. No segundo momento, o solista incorpora-se à formação do grupo, promovendo uma união de talentos.

O projeto “Syntagma – Solos Nordestinos” representa um importante espaço para a divulgação da produção cultural nordestina e formação de plateia a partir de concertos eruditos de alta qualidade.

Surgido, em Fortaleza, há quase 30 anos, sua formação tem como base as flautas doces e transversas, o cravo, a viola da gamba, o violão e a percussão. O grupo possui dois CDs gravados, Syntagma (1997) e Miracula (2005), e prepara o repertório para seu terceiro CD.

Sequência de shows

Maio – músico convidado André Vidal (tenor)

04 – CCBNB-Fortaleza

06 – CCBNB-Cariri (Juazeiro do Norte – CE)

07 – CCBNB-Sousa (PB)

Junho – músico convidado David Castelo (flautista)

01 – CCBNB-Fortaleza

03 – CCBNB-Cariri (Juazeiro do Norte – CE)

04 – CCBNB-Sousa (PB)

Julho – músico convidado Thiago Almeida (pianista)

06 – CCBNB-Fortaleza

08 – CCBNB-Cariri (Juazeiro do Norte – CE)

09 – CCBNB-Sousa (PB)

Setembro – músico convidado Adelson Viana (acordeon)

17 – CCBNB-Fortaleza

19 – CCBNB-Cariri (Juazeiro do Norte – CE)

20 - CCBNB-Sousa (PB)

Serviço

Turnê “Syntagma – Solos Nordestinos”

Início: 6 de abril (quarta-feira)

Horário: às 20h

Local: Centro Cultural Banco do Nordeste (Av. Conde d'Eu, 560 – Centro - Fortaleza)


Desculpe nossa interferência, mas seu navegador não suporta a tecnologia utilizada neste portal.

Procure atualizar o seu navegador para a última versão disponível ou utilize uma das sugestões gratuitas e modernas listadas abaixo:

Chrome 18 ou +Firefox 19 ou +IE9 ou +
x