Pular para o conteúdo

Sala de Imprensa

 
 

Voltar

Oficinas trabalham produção de brinquedos e instrumentos musicais com material reciclável

Gratuitas e voltadas para o público infantil, oficinas serão realizadas dias 7, 14 e 28, no Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza

Fortaleza, 5 de maio de 2016 – O Centro Cultural Banco do Nordeste (Rua Conde d’Eu, 560 - Centro) promove, neste mês de maio, três oficinas de arte para a construção de brinquedos e instrumentos musicais, por meio do reaproveitamento de materiais recicláveis. As oficinas são voltadas para o público infantil, na faixa etária de 4 a 12 anos. Cada um delas tem duração de 60 minutos.

“A transformação de sucata é uma atividade que visa desenvolver a sensibilidade artística, a criatividade, e o senso estético e prático, enfatizando o valor e o prazer de construir brinquedos ou instrumentos musicais”, afirma o consultor cultural do Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza, Thiago Menezes.

Ele lembra que crianças menores de dez anos somente poderão ingressar e permanecer no local acompanhadas dos pais ou responsáveis. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pessoalmente na recepção do Centro Cultural ou pelo email cultura@bnb.gov.br. Há 20 vagas para cada oficina.

Veja abaixo a programação:

Construção de Brinquedo - Garrafaquete

Dia 7, sáb, às 14h

Nesta oficina, as crianças e os pais ou responsáveis poderão estimular a criatividade brincando de construir sua própria raquete a partir de materiais recicláveis, como garrafas PET. 

Construção de Instrumento Musical - Chocalhos

Dia 14, sáb, às 14h

Os chocalhos são vários instrumentos musicais de percussão muito utilizado pelos índios, nas festas como o Carnaval e na música popular brasileira como no Samba e na Bossa Nova. A proposta desse dia é produzir um chocalho utilizando materiais que seriam descartados no lixo mas que serão reaproveitados nesta oficina.

Construção de Instrumento Musical - Tambores

Dia 28, sáb, às 14h

Tambores são tão antigos quanto o próprio homem. Os primeiros foram criados e manuseados ainda na Pré–História, com o objetivo de cultuar deuses e como forma de agradecer a comida conseguida por meio da caça aos animais. Nesta oficina, as crianças vão construir seu próprio tambor reaproveitando materiais recicláveis.


Desculpe nossa interferência, mas seu navegador não suporta a tecnologia utilizada neste portal.

Procure atualizar o seu navegador para a última versão disponível ou utilize uma das sugestões gratuitas e modernas listadas abaixo:

Chrome 18 ou +Firefox 19 ou +IE9 ou +
x