Pular para o conteúdo

Sala de Imprensa

 
 

Voltar

Painel sobre inovação abre XXII Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento

Fortaleza, 6 de julho de 2016 – O painel "Inovação para o Desenvolvimento", com a participação de representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Instituto Innovaction abre os trabalhos do XXII Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento, que tem início nesta quinta-feira, dia 7, a partir das 9 horas na sede do Banco do Nordeste. A programação completa está disponível em www.bancodonordeste.gov.br/eventos/forum-de-desenvolvimento.

No painel, o pesquisador do Ipea João Alberto De Negri fala sobre "Financiamento da inovação"; e o diretor do Instituto Innovaction, Altair Assumpção, sobre "A pré-incubação de empresas, o Instituto Innovaction e apoio de grandes organizações". O painel tem ainda participação da especialista sênior em Ciência e Tecnologia do BID, Vanderléia Radaelli. Ao final, há reserva de tempo para debate sobre os pontos levantados nas exposições.

O XXII Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento marca as comemorações do 64º aniversário de criação do Banco do Nordeste e reunirá representantes da sociedade civil, meio empresarial, autoridades políticas, terceiro setor, governos e comunidade acadêmica em painéis, palestras e mesas temáticas para debater as possibilidades da inovação como ferramenta de promoção do desenvolvimento sustentável no Nordeste.

Um dos destaques do Fórum este ano é o lançamento do Hub de Inovação do Nordeste (Hubine), equipamento que funcionará dentro da sede do Banco como ambiente de apoio a negócios inovadores, que criem produtos, serviços e soluções capazes de contribuir com a dinamização da economia regional.

A programação está agrupada em três eixos de discussão: "Inovação para o desenvolvimento", "Instituições e inovação" e "Hub de Inovação: Aspectos conceituais e experiências no Brasil". Entre as personalidades confirmadas como palestrantes do evento, está Silvio Meira, considerado um dos nomes mais influentes em tecnologias da informação e comunicação no país. 

Encontro Regional

Em paralelo ao XXII Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento, acontece o XXI Encontro Regional de Economia, organizado pela Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec). Serão apresentados trabalhos sobre temas como "Heterogeneidade e desigualdade no desenvolvimento regional", "Comércio exterior e produtividade" e "Desenvolvimento regional e regulação". 

Um dos estudos apresentados nesta quinta-feira é "Efeitos Heterôgeneos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste na Região do Semiárido", que analisa o impacto dos aportes do FNE sobre os indicadores econômicos dos municípios, como PIB per capita e postos de trabalhos formais.

Já "The effects of intergovernmental transfers on inter and intra regional inequalities", dos pesquisadores Yoni Sampaio e Renata Caldas, da Universidade Federal de Pernambuco, trabalha com o impacto das transferências intergovernamentais sobre as desigualdades inter e intrarregionais no Brasil, com foco no repasse do Fundo de Participação dos Municípios.

O papel de atividades que não são ligadas a agricultura na redução da pobreza nas áreas rurais é a questão levantada no estudo "Impactos de rendas não agrícolas sobre as desigualdades no meio rural da Bahia, Ceará e Pernambuco". Como exemplos dessas atividades não agrícolas, os autores citam empregos de vigilante, empregada doméstica, motorista e pedreiro ou ajudante para a construção civil.

Os trabalhos a serem apresentados no XXI Encontro Regional de Economia estão disponíveis na página www.bancodonordeste.gov.br/eventos/forum-de-desenvolvimento, na aba "Sessões Simultâneas".

Premiações

Dentro do Encontro Regional de Economia, também haverá a entrega do Prêmio Banco do Nordeste de Economia Regional, que selecionará a melhor dissertação entre os trabalhos acadêmicos inscritos.

O melhor artigo científico será condecorado com o Prêmio Professor Werner Baer de Economia Regional, em alusão à figura do economista brasilianista pioneiro na estruturação dos primeiros programas de pós-graduação em Economia no Brasil.

A sessão de homenagens terá ainda a entrega da Comenda Banco do Nordeste de Desenvolvimento Regional, destinada a figuras de notória contribuição para o desenvolvimento sustentável da Região.  

Serviço

XXII Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento e XXI Encontro Regional de Economia

Data: Dias 7 e 8 de julho, de 9hs às 18 hs

Local: Av. Dr. Silas Munguba, 5700 - Passaré

Desculpe nossa interferência, mas seu navegador não suporta a tecnologia utilizada neste portal.

Procure atualizar o seu navegador para a última versão disponível ou utilize uma das sugestões gratuitas e modernas listadas abaixo:

Chrome 18 ou +Firefox 19 ou +IE9 ou +
x