Ambiente de Comunicação

Gerente: Evangelina Leonilda Aragão Matos
(evangelina@bnb.gov.br)

Assessoria de Imprensa

Institucional: imprensa@bnb.gov.br

Endereço: Av. Dr. Silas Munguba, 5.700. Passaré
Fortaleza (CE)
Telefone: 85 3299-3301 / 85 3299-3149

Gerente Executivo: Francisco Maxshwell dos Santos de Oliveira
(max.oliveira@bnb.gov.br)


Voltar

Peça teatral combina jazz, cinema mudo e teatro de sombras no CCBNB Cariri

Fortaleza, 7 de fevereiro de 2019 - Um bebê abandonado. Um gato de rua. Adoção, amor paternal, empatia, medos e incertezas, jazz do início do século XX. Tudo isso faz parte do enredo da peça infantil “Miau!”, do grupo Cangaias Coletivo Teatral, que será exibida sábado, 9, às 15h, no Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri (CCBNB). A entrada é gratuita.

A história começa com um gato que encontra um bebê humano no lixo e decide cuidar do recém-nascido como se fosse seu filhote. Entretanto, já com seis anos de idade, o garoto sente vontade de agir como as outras crianças. O pai adotivo enxerga nesse interesse o risco de perder seu filho para sempre.

As referências para a criação e projeto de montagem do espetáculo são o teatro de sombras e cinema mudo estadunidense. Também é inspirado no filme de Charles Chaplin “The Kid” (1922), cujo protagonista é um garoto abandonado e criado por morador de rua. A trilha sonora de “Miau!” é composta pelos embalos do jazz estadunidense do início do século XX, que, na época, era tratado como estilo marginal e suburbano.

O Cangaias Coletivo Teatral é um grupo cearense que desenvolve, desde 2012, espetáculos, oficinas e cursos. Seu repertório inclui espetáculos como “O regresso dum barquinho de papel” e a peça adulta “Na colônia penal”. Neste ano, eles deram início ao projeto Plataforma Cangaias, com programação teatral no município de Maracanaú.

Contação de Histórias

Também no sábado, às 14h, o CCBNB Cariri convida as crianças a participarem do Ensaiando com Histórias. Nesse encontro, elas vão narrar vivências do seu dia a dia. A ideia é enxergar as semelhanças e diferenças de seus olhares. Mais do que isso, é uma oportunidade para aprender a valorizar o conceito de pertencimento desenvolvido na infância.

Serviço:

O quê? Ensaiando com as histórias

Quando? Dia 9 de fevereiro, sábado.

Onde? Biblioteca do CCBNB Cariri (Rua São Pedro, 337 - Juazeiro do Norte).

Classificação livre.

 

O quê? Miau! (Cangaias Coletivo Teatral)

Quando? Dia 9 de fevereiro, sábado.

Onde? Teatro do CCBNB Cariri (Rua São Pedro, 337 - Juazeiro do Norte).

Classificação livre.