Pular para o conteúdo

Sala de Imprensa

 
 

Voltar

Projeto social de funcionários do Banco do Nordeste leva música a pacientes de hospitais de João Pessoa

João Pessoa (PB), 30 de junho de 2015 – Um projeto liderado por funcionários do Banco do Nordeste resolveu abraçar a causa da assistência à saúde dos portadores de câncer atendidos pelos hospitais Napoleão Laureano e Universitário Lauro Wanderley (HULW). Diariamente, os membros do Projeto Sorriso de Esperança, lotados na Agência João Pessoa-Epitácio Pessoa, saem mais cedo de casa para levar música, tranquilidade e esperança aos pacientes e familiares que aguardam atendimento. A cada apresentação diária, os músicos voluntários alcançam pelo menos 250 pessoas.

Essa ação foi reconhecida pelo Banco do Nordeste, que premiou as dez práticas socioambientais mais significativas lideradas por funcionários em toda a sua área de atuação, que inclui os nove estados nordestinos e o norte de Minas Gerais e Espírito Santo. O Prêmio Práticas Socioambientais foi concedido no mês de junho, considerando a importância da ação, o nível de envolvimento dos colaboradores e a quantidade de beneficiários.

O funcionário Antônio Barbosa Sobrinho participa do projeto desde 2005. Ele chega às 6h nos hospitais, onde realiza um trabalho musical que transcende o esforço diário em benefício dos pacientes e de si mesmo. “Mesmo quando acordo desanimado, triste ou até mesmo rouco ou febril, nunca deixei de fazer uma só apresentação desde o primeiro dia de atividade. O bom é que sinto-me fortificado todas as vezes que um show termina!”, ressalta o voluntário, que entrou no projeto já com 50 anos.

“Saber que há reconhecimento por parte da diretoria e funcionários dos hospitais, dos pacientes, do público em geral e, especialmente, do Banco do Nordeste, lugar que trabalho há 38 anos e meio, é gratificante.  Acredito que terei forças suficientes para continuar até os 80 anos”, brinca Barbosa.

O integrante do Projeto Sorriso de Esperança, Joubert Jerônimo, deseja levar a ação a outros hospitais do estado. “Esse é um projeto de humanização de hospitais por meio da música e de outras formas de arte, como a poesia. Temos a intenção de implantá-lo em algum hospital do sertão”, observa o voluntário, que revela já ter havido interesse do hospital da Universidade Federal de Pernambuco pelo trabalho realizado na Paraíba.

Joubert ainda acrescenta que a premiação do Banco do Nordeste é um incentivo a mais para a continuação do projeto. “Para nós, que somos parte integrante do Sorriso de Esperança, o reconhecimento do Banco, por meio da premiação das melhores práticas socioambientais é a prova concreta de que nossos objetivos sociais estão sendo alcançados e de que nós estamos no caminho certo. Isso nos fortalece ainda mais, nos dá coragem e motivação para seguirmos em frente”, destaca.

Funcionários do Banco do Nordeste que participam do Projeto Sorriso de Esperança:

Antônio Barbosa Sobrinho

Zeneide Virgulino

Deusilene Sousa de Melo

Camila Eulália da Silva

Socorro Avelino

Contato para entrevistas:

Antônio Barbosa Sobrinho (bancário/voluntário/violonista/cantor)

Telefone: (83) 99984-3828

Desculpe nossa interferência, mas seu navegador não suporta a tecnologia utilizada neste portal.

Procure atualizar o seu navegador para a última versão disponível ou utilize uma das sugestões gratuitas e modernas listadas abaixo:

Chrome 18 ou +Firefox 19 ou +IE9 ou +
x