Ambiente de Comunicação

Gerente de Ambiente, em exercício: Deyse Lene Santos de Moura
(deyse@bnb.gov.br)


Assessoria de Imprensa

Institucional: imprensa@bnb.gov.br

Endereço: Av. Dr. Silas Munguba, 5.700. Passaré
Fortaleza (CE)
Telefone: 85 3299-3149

Gerente Executiva: Isabelle Bento dos Santos Silva
(isabellebento@bnb.gov.br)


Voltar

Quatro empresas cearenses são selecionadas em edital Fundeci para inovação

Fortaleza (CE), 30 de dezembro de 2019 – As empresas cearenses Research and Service do Brazil, ACP Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Geramotos Autopeças e IN Soluções Biológicas foram selecionadas no Edital Fundeci 01/2019 – Subvenção Econômica – Subvenção Econômica para Inovação em Empresas da Região Nordeste e do Norte dos Estados do Espírito Santo e Minas Gerais.

No total, as empresas do Ceará serão beneficiadas com R$ 752,7 mil, oriundos do Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (Fundeci), cujo objetivo é apoiar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação com vistas à melhoria da produtividade e competitividade dos setores econômicos da Região.

O projeto da Research and Service do Brazil, “Xenoenxertos regenerativos derivados de pele de tilápia liofilizada para tratamento de queimaduras e cirurgias ginecológicas”, objetiva padronizar a produção sustentável do xenoenxerto liofilizado de pele de tilápia para tratar queimaduras e substituir autoenxertos em cirurgias ginecológicas, visando também o licenciamento do produto para fabricantes parceiros. Os xenoenxertos são aqueles realizados com tecidos de espécies distintas.

No caso da ACP Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, o projeto busca a “formulação de alimentos à base de água de coco e leite de cabra em pó para alimentação de pessoas com restrição alimentar”.

Já o projeto da Geramotos Autopeças, “Elaboração e Aprimoramento Técnico de Semeadora Agrícola Multiculturas”, pretende aprimorar uma semeadora agrícola para multiculturas por meio da elaboração da avaliação técnica e implementação de recursos tecnológicos, motorizando o implemento e realizando a certificação do produto para possibilita a inclusão no mercado.

O “Wasphine”, projeto da IN Soluções Biológicas, visa “melhorar e aperfeiçoar o processo de liberação do agente biológico Trichogramma pretiosum em cultivos agrícolas para o controle de insetos-pragas suprindo a necessidade que produtores rurais do Nordeste têm de adquirir produtos biológicos”.

O Edital Fundeci 01/2019, elaborado em parceria com o Hub de Inovação Banco do Nordeste, disponibilizou R$ 5 milhões para apoio financeiro não reembolsável a projetos de responsabilidade de micro e pequenas empresas (MPEs).

Além desses 4 do Ceará, de 175 projetos inscritos no âmbito deste edital, foram selecionados 4 de Pernambuco, 3 da Paraíba, 2 da Bahia, 2 de Sergipe, 3 do Rio Grande do Norte, 1 do Piauí, 1 de Minas Gerais e 1 de Alagoas. Foi formado, ainda, um banco com cinco projetos classificáveis.