Ambiente de Comunicação

Gerente de Ambiente, em exercício: Deyse Lene Santos de Moura
(deyse@bnb.gov.br)


Assessoria de Imprensa

Institucional: imprensa@bnb.gov.br

Endereço: Av. Dr. Silas Munguba, 5.700. Passaré
Fortaleza (CE)
Telefone: 85 3299-3149

Gerente Executiva: Isabelle Bento dos Santos Silva
(isabellebento@bnb.gov.br)


Voltar

Quatro empresas pernambucanas são selecionadas em Edital Fundeci para inovação

Recife (PE), 30 de dezembro de 2019 – As empresas pernambucanas Senfio Soluções Tecnológicas,  Neuro Robots Pesquisa e Desenvolvimento, Daccord Tecnologia e Comeia foram selecionadas no Edital Fundeci 01/2019 – Subvenção Econômica – Subvenção Econômica para Inovação em Empresas da Região Nordeste e do Norte dos Estados do Espírito Santo e Minas Gerais.

No total, as quatro empresas de Pernambuco serão beneficiadas com mais de R$ 1 milhão, oriundos do Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (Fundeci), cujo objetivo é apoiar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação com vistas à melhoria da produtividade e competitividade dos setores econômicos da Região.

O projeto da Senfio Soluções Tecnológicas, “Reconhecimento automático de pragas no campo por visão computacional”, objetiva desenvolver um módulo, composto de hardware e software, de reconhecimento visual de pragas com envio de dados para um servidor remoto. O projeto prevê a utilização de armadilha eletrônica para fins de atração, captura, imageamento, análise computacional para identificação da praga e envio de dados ao servidor. A ideia é desenvolver um algoritmo de Inteligência Artificial por Visão Computacional visando contar e reconhecer pragas de forma automática, tornando as armadilhas universais para diversos tipos de plantações.

No caso da Neuro Robots Pesquisa e Desenvolvimento, o projeto busca desenvolver um hemoencefalógrafo capaz de reconhecer a ativação cerebral por meio da ativação cerebral sanguínea. Utilizando emissores e receptores ópticos, o equipamento poderá identificar a concentração de oxi e desoxi-hemoglobina em áreas específicas do cérebro.

Já o projeto da Daccord Tecnologia, denominado “iChords”, desenvolverá essa tecnologia para aprendizado musical, compondo-se de aplicativo que lê áudios de serviços de streaming e sincronizando com letras e acordes em base de cifras. A tecnologia permitirá, por exemplo, a comunicação com instrumentos LED ‒ a exemplo de VioLED, desenvolvido pela própria Daccord, ou do Fretlight, do qual a Daccord é distribuidora ‒ para mostrar acordes, escalas e improvisação solos. Deverá ser, ainda, permeado de vídeos e materiais didáticos que os próprios usuários poderão enviar e compartilhar em suas redes sociais, gerando market place para músicos e aprendizes. O projeto será desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Serviço Nacional e Aprendizagem Industrial (SENAI Pernambuco).

O “Clinic Labs”, projeto da Comeia, visa desenvolver solução tecnológica para plataforma web e mobile para clínicas médicas que possuem modalidade de atendimento por meio de cartão desconto saúde com intuito de digitalizar, inovar e facilitar o procedimento de aquisição, atendimento, diagnóstico, acompanhamento e prevenção dos clientes.

O Edital Fundeci 01/2019, elaborado em parceria com o Hub de Inovação Banco do Nordeste, disponibilizou R$ 5 milhões para apoio financeiro não reembolsável a projetos de responsabilidade de micro e pequenas empresas (MPEs).

Além desses 4 de Pernambuco, de 175 projetos inscritos no âmbito deste edital, foram selecionados 4 do Ceará, 3 da Paraíba, 2 da Bahia, 2 de Sergipe, 3 do Rio Grande do Norte, 1 do Piauí, 1 de Minas Gerais e 1 de Alagoas. Foi formado, ainda, um banco com cinco projetos classificáveis.