Pular para o conteúdo

Sala de Imprensa

 
 

Voltar

Redução na taxa de juros do FNE beneficia clientes de todos os portes no Banco do Nordeste

Expectativa é contratar R$ 21 bilhões com recursos do fundo constitucional em 2017

Fortaleza, 9 de janeiro de 2017 – O Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), principal fonte de recursos do Banco do Nordeste, conta com juros mais baixos desde o início de janeiro. A redução média de 9% nas taxas beneficia produtores e empresas de todos os portes  em vários segmentos da economia.

As novas taxas vigoram até março, em acordo à decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN), e devem fomentar a aplicação dos recursos do Fundo, que disponibiliza R$ 21 bilhões em crédito para aplicação em 2017.

A maior redução ocorreu para financiamento de projetos de ciência, tecnologia e inovação, que têm agora taxa de 8,10% ao ano, com 9,50%para clientes de grande porte.

Operações com finalidade de investimento, inclusive com capital de giro associado, contam com encargos de 9% anuais, sendo 10,59% para empreendimentos de grande porte.

Já propostas de crédito destinadas à capital de giro e comercialização podem ser contratadas com juros de 13,75% ao ano para clientes de micro a médio porte e 15,90% aos de grande porte.

Os clientes do Banco do Nordeste também fazem jus a bônus de 15% sobre o valor das parcelas pagas até a data do respectivo vencimento.

Veja quadro resumido das novas taxas:

FNE - ENCARGO FINANCEIROS

 

 

Micro, Mini, Pequeno e Médio Portes

 

Grande Porte

Crédito para investimento, inclusive com capital de giro associado

 

9%

 

10,59%

Crédito para capital de giro e comercialização

 

13,75%

 

15,90%

Crédito para projetos de ciência, tecnologia e inovação

 

8,10%

 

9,50%

Fonte: Resolução nº 4542 do Banco Central, de 21 de dezembro de 2016 


Desculpe nossa interferência, mas seu navegador não suporta a tecnologia utilizada neste portal.

Procure atualizar o seu navegador para a última versão disponível ou utilize uma das sugestões gratuitas e modernas listadas abaixo:

Chrome 18 ou +Firefox 19 ou +IE9 ou +
x