Pular para o conteúdo

Sala de Imprensa

 
 

Voltar

Seminário aborda políticas públicas para mestres e brincantes da Tradição Cultural

Evento será realizado dias 4 e 5 de janeiro, em Juazeiro do Norte

Fortaleza, 28 de dezembro de 2016 - Debater as políticas públicas existentes para mestres e brincantes da tradição cultural da região do Cariri. Este é o principal objetivo de seminário a ser realizado nos próximos dias 4 e 5 de janeiro, no Teatro Patativa do Assaré (Rua da Matriz, 227 - Juazeiro do Norte), às 17h. A iniciativa resulta de parceria entre Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB-Cariri), Sesc-Juazeiro do Norte, Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Escola de Saberes.

O I Seminário Políticas Públicas para Mestres e Brincantes da Tradição também será uma oportunidade para se pensar parcerias institucionais que viabilizem mais espaços para a apresentação e a transmissão de saberes, a partir das necessidades apontadas pelos integrantes dos grupos.

A programação do evento contempla propostas que garantam a manutenção dos grupos, a partir de uma comunicação inter-geracional entre mestres e brincantes, valorizando as comunidades nas quais estão inseridos. 

No dia 6 de janeiro, haverá cortejo cultural com grupos de Reisado, missa campal de Reis e apresentação de grupos de Reisado e Lapinha.

Segue a programação:

4/1/2017

17h00min - Mesa Redonda: Rosemberg Cariry (Escola de Saberes), Alemberg Quindins (Secult - Juazeiro do Norte), Joziel Bernardo (Sesc), Ricardo Pinto (Banco do Nordeste), Daniel (Pró-reitor Procult UFCA). Local: Teatro Patativa do Assaré/ Sesc Juazeiro.

20h00min – Apresentação do Reisado São Luiz de Juazeiro do Norte. Local: Terreiro da Mestra Margarida/ Sesc Juazeiro.

5/1/2017

17h00min – Mesa Redonda: Renato Dantas (Territórios Criativos), Padre Cícero (Basílica Nossa Senhora das Dores), Fabiano Piúba (Secult), Mestre Expedito (Banda Cabaçal Padre Cícero), Mestra Marinês (Coco Frei Damião). Local: Teatro Patativa do Assaré/ Sesc Juazeiro

19h00min – Show com Geraldo Junior. Local: Teatro Patativa do Assaré-Sesc Juazeiro do Norte.

6/1/2017

16h – Cortejo cultural com grupos de Reisado de Juazeiro do Norte com saída da Praça da Prefeitura – Juazeiro do Norte – em direção à Praça do Socorro

17h - Missa campal de Reis: Benção dos Mestres e Brincantes da Tradição. Local: Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Juazeiro do Norte/CE

18h – Apresentação de grupos de Reisado e Lapinha no Terreiro da Mestra Margarida/ Sesc Juazeiro


Desculpe nossa interferência, mas seu navegador não suporta a tecnologia utilizada neste portal.

Procure atualizar o seu navegador para a última versão disponível ou utilize uma das sugestões gratuitas e modernas listadas abaixo:

Chrome 18 ou +Firefox 19 ou +IE9 ou +
x