Ambiente de Comunicação

Gerente de Ambiente, em exercício: Deyse Lene Santos de Moura
(deyse@bnb.gov.br)


Assessoria de Imprensa

Institucional: imprensa@bnb.gov.br

Endereço: Av. Dr. Silas Munguba, 5.700. Passaré
Fortaleza (CE)
Telefone: 85 3299-3149

Gerente Executiva: Isabelle Bento dos Santos Silva
(isabellebento@bnb.gov.br)


Voltar

Trupe apresenta peça neste sábado, no CCBNB de Fortaleza

Fortaleza (CE), 30 de janeiro de 2015 - O Coletivo Artístico Atores à Deriva, de Natal (RN), chega a Fortaleza para apresentar o espetáculo infanto-juvenil “Flúvio e o Mar”, que versa sobre consciência e proteção ao meio ambiente. Gratuitas, as apresentações acontecerão no Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza [rua Conde d’Eu, 560 – Centro – fone: (85) 3464.3108], no próximo dia 31 (sábado), às 15h e 17h.

“Flúvio e o Mar” nasceu de um encontro de desejos dentro do Coletivo Artístico Atores à Deriva. Alguns desejavam montar uma peça para o público infanto-juvenil, em Natal; outros queriam continuar a pesquisa sobre o mar e seus ensinamentos, ou ainda dar continuidade ao estudo da música integrada à cena, facilitada nesse processo pelo músico Luiz Gadelha.

Diante desses desejos, duas notícias impactantes mobilizaram o grupo. “O fato de que há ilhas de lixo se formando em todos os oceanos, algumas delas já maiores que alguns países e o grande derramamento de petróleo noticiado amplamente pela mídia internacional. O mar, nossa principal inspiração, está ameaçado”, enfatiza o diretor Henrique Fontes, também autor do texto da peça.

Falar do mar é para o coletivo uma metáfora sobre muitos aspectos da vida.  “Ele nos possibilita várias leituras – desde visões bem alegres e convidativas até aquelas mais melancólicas e sombrias. Nesta montagem, a principal reflexão que o mar nos traz é sobre as escolhas e o que estamos fazendo com tanto lixo que produzimos”, salienta Henrique Fontes.

“Parece ser um tema pontual e com um destino panfletário, mas a nossa aposta é despertar ideias e sentimentos no público infanto-juvenil que, devido a um contato cada vez midiatizado com o mundo, pode estar ficando mais apático e alheio aos valores da convivência, liberdade e responsabilidade com o bem comum”, destaca o diretor.

Sinopse

Um menino com destino de onda, um desejo de mar. Assim é Flúvio, herói da peça infanto-juvenil “Flúvio e o Mar”, do Coletivo Artístico Atores à Deriva. A obra, que fala da busca da realização do sonho, também é um alerta sobre as escolhas que fazemos e suas consequências.

A peça, que já circulou por festivais em vários estados nordestinos, conta a história de Flúvio, um menino de nome aquático, que mora na pequena cidade de Elmo das Pedras, e que um dia decide partir para uma aventura em busca do mar.

No caminho, ele encontra alguns personagens pitorescos: o Poeta, uma figura sábia e esquisita com um corpo só e duas cabeças; o Maravilhoso, um jovem inteligente, muito ligado à sua terra e também às últimas tendências da moda; e João Insatisfação, um jovem que adora comprar tudo que vê pela frente, mas que não conhece a própria mãe.

Todos esses personagens aparecem no caminho de Flúvio, alertando-o sobre suas escolhas. Finalmente, após uma tempestade, o menino encontra o mar e percebe que ele está cheio de lixo, fruto das escolhas mal feitas por pessoas do mundo todo. E agora? O que Flúvio irá escolher? Será que este é um destino sem volta?

O texto e a direção são de Henrique Fontes e a música, executada ao vivo pelos atores e um músico convidado, foi composta por Luiz Gadelha em parceria com o coletivo de atores. Um dos pontos altos da peça é a chegada de Flúvio ao mar, onde toda a plateia é coberta por um mar gigante que é sustentado por todos, afinal “este problema também é nosso”.

Entrevistas e informações adicionais:

• Henrique Fontes (diretor e autor do texto da peça) – (84) 8838.4235 (falar com Paulo Lima) – atoresaderiva@gmail.com

• Jacqueline Medeiros (gerente do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza) – (85) 3464.3084 / 8851.5548 – jacquerlm@bnb.gov.br