Centro Cultural Fortaleza - Oficina de Formação Artística Centro Cultural Fortaleza - Oficina de Formação Artística

Instrumento para aqueles que buscam aprofundar o conhecimentoe a reflexão sobre a arte e a cultura.

 

OFICINA DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA

MAIO/2017

 

O Corpo Cênico Musical

Facilitador: Gustavo Portela e Maria Vitória

Dia 05, sexta, 14h às 16h

A oficina propõe envolver os participantes em uma articulação entre a música e o teatro. Partindo dessa interface de linguagens, os participantes e os ministrantes da oficina poderão elaborar a partir de jogos criativos imagens cênico-musicais. Classificação Indicativa: a partir de 16 anos. Carga Horária: 02 horas. 30 vagas.

Inscrições pelo Inscrições pelo link: : http://gustavoportela.com.br/ campo-sonoro

 

Oficina de Técnicas de Formas Animadas

Facilitador: Ricardo Stewart e Igor Reis

Dia 10, quarta, 14h às 17h

Teatro de formas animadas é uma técnica teatral que se utiliza de atores não humanos, como bonecos, máscaras, objetos, sombras; e o próprio ator/manipulador, que pode usar partes do seu corpo para criar personagens. Estes instrumentos ganham vida atuando como mediadores entre o ator e a plateia. Para isso é necessário ao ator conhecimento teórico e prático de conceitos, a serem aplicados

durante a encenação. Nesta oficina, os participantes praticarão estes conceitos usando objetos, tecidos, bonecos e o próprio corpo, tendo como intuito transformar estes elementos em personagens completos; ou seja, com características próprias, autonomia, vontades e desejos. Dessa forma, é possível compreender que o teatro traz em si mesmo uma dimensão educativa, por ser fonte de conhecimento, de criação, de partilhas socioculturais, além de despertar o interesse para a apreciação das artes. Ao assistir ao espetáculo e participar da oficina de teatro, os grupos culturais ampliam seu repertório cênico tão relevante para a criação de novas propostas de criação artística por grupos das comunidades envolvidas.
Classificação Indicativa: a partir de 16 anos. Carga Horária: 04 horas. 20 vagas. Inscrições pelo e-mail: projetoquaderna@gmail.com
Sensibilização Corporal e Convivência por Intermédio da dança-teatro Facilitador: Ana Cláudia Viana

 

Dias 23 e 24, terça e quarta-feira, 14h às 18h

 

Oficina de sensibilização corporal e convivência por intermédio da dança-teatro. Acesso gratuito, ministradas da seguinte maneira: destinada a escolas da rede pública, ONGs s ou centros comunitários, objetivando o processo de sensibilização corporal e convivência por intermédio da dança-teatro. Essas oficinas são instrumentos do compartilhamento, articulação e multiplicação de ideias, experiências e conhecimentos entre os agentes atuantes na obra, artistas da região e comunidade geral.
Classificação Indicativa: a partir de 14 anos. Carga Horária: 03 horas. 15 vagas.

Inscrições pelo e-mail: a3danca@gmail.com