Perguntas e Respostas Frequentes Perguntas e Respostas Frequentes

Para VOCÊ POUPANÇA – Perguntas e Respostas.
 

1. POSSO MOVIMENTAR MINHA CONTA DE POUPANÇA NORMALMENTE?

As novas regras não alteram a movimentação da Poupança Banco do Nordeste, que continua com remuneração mensal, isenta de Imposto de Renda e com liquidez diária. Isso quer dizer que você pode movimentar o dinheiro da sua conta poupança quando quiser para efetuar saques, transferências, pagamentos e débitos em conta.

A movimentação continua sendo feita por meio de cartão magnético em todos os canais de atendimento: terminal de autoatendimento e Nordeste Eletrônico.
 
2. ENTÃO O QUE MUDOU?
Somente a regra de remuneração dos depósitos feitos a partir do dia 4 de maio de 2012. A partir desta data, a remuneração passa a ser vinculada a meta da taxa SELIC, da seguinte forma:

• Enquanto a Meta da Taxa SELIC for maior que 8,5% a.a., a remuneração da poupança continua 0,5% a.m. + TR.

• Quando a Meta da Taxa SELIC for igual ou menor que 8,5% a.a, a remuneração da poupança será igual a 70% da Meta da taxa SELIC, mensalizada, vigente na data de início do período de rendimento, + TR.

3. O QUE É META DA TAXA SELIC?

A Meta da Taxa SELIC é definida pelo COPOM – Comitê de Política Monetária do Banco Central. Atualmente a Meta da Taxa SELIC está em 9% a.a.

4. QUAIS OS EFEITOS IMEDIATOS NA REMUNERAÇÃO DA POUPANÇA?

A remuneração para os depósitos feitos a partir do dia 04 de maio de 2012 não sofrerá mudanças neste primeiro momento. Isso acontece porque a Meta da Taxa SELIC atualmente está em 9% a.a.

5. COMO FICA A REMUNERAÇÃO DO SALDO DE POUPANÇA ANTERIOR À NOVA REGRA?

Nada muda na regra de remuneração do saldo de depósitos antigos. Assim, enquanto existir saldo de depósitos realizados antes do dia 04 de maio de 2012, a remuneração será de 0,5% a.m + TR, independente de oscilação da Meta da Taxa SELIC.

6. E AGORA? PRECISO ABRIR NOVA CONTA?

Não é preciso abrir nova conta. Você pode continuar movimentando normalmente a conta que já possui, inclusive para fazer depósitos. O que mudou foi apenas a regra de remuneração dos saldos de depósitos feitos a partir do dia 04 de maio de 2012 e a conta existente está preparada para tratar o saldo dos antigos e dos novos depósitos.

7. QUER DIZER ENTÃO QUE EU VOU CONTINUAR MOVIMENTANDO MINHA CONTA DE POUPANÇA NORMALMENTE?

É isso mesmo. Você vai poder continuar movimentando sua conta normalmente, utilizando o mesmo cartão magnético.

8. COMO VOU ACOMPANHAR O MEU SALDO?

Você poderá acompanhar o saldo total da sua conta normalmente pelos canais normais de atendimento do Banco do Nordeste.

9. QUANDO EU FIZER UM SAQUE, VAI TIRAR DE QUAL SALDO DE DEPÓSITOS? DO NOVO OU DO ANTIGO?

O saldo total da sua conta Poupança (antigo e novo) está sempre disponível para você. No caso de débito, ou seja, saque, transferência, pagamentos e débitos em conta, a regra é que seja retirado primeiro do saldo dos depósitos novos, efetuados a partir de 04 de maio de 2012 e, em seguida, do saldo de depósitos antigos, efetuados até 03 de maio de 2012, salvo se o cliente fizer a opção pela movimentação da poupança anterior a 04/05/2012.

10.  SE EU TENHO MAIS DE UMA CONTA DE POUPANÇA, COMO FICA?

A nova regra de remuneração de depósitos é definida por conta e não por cliente. Ou seja, a movimentação de cada conta é independente, como sempre foi.

11. E SE EU ABRIR UMA NOVA CONTA DE POUPANÇA?

As novas contas serão abertas já com as novas regras de remuneração da Poupança, que continua contando com a tradicional segurança, liquidez e rentabilidade da Poupança Banco do Nordeste.