Planejamento Empresarial Planejamento Empresarial

Estratégico, Tático e Operacional


O Planejamento do Banco do Nordeste para o quinquênio 2019-2023 mantém o modelo vigente de “Gestão para Resultados” (GpR)dando-se continuidade ao seu aperfeiçoamento a partir da análise das necessidades organizacionais, dos desafios sinalizados pelos cenários externos e à luz das orientações governamentais. Esse modelo, especialmente na Administração Pública, se apresenta como uma proposta de cultura de gestão com ênfase nos resultados, criando valor público.


No Banco do Nordeste, o valor público que se objetiva alcançar é que seus resultados reflitam mudanças regionais significativas, traduzidas em transformações efetivas nas condições de vida das pessoas. Nesse sentido, o foco das diversas ações do Banco do Nordeste está no cidadão, cujo atendimento considera as potencialidades e capacidades da Região, concretizando o direcionamento de esforços para obtenção de maior eficiência, eficácia e efetividade do uso dos recursos disponíveis, o que somente se torna possível com a participação, o compromisso e a responsabilidade de todos com os resultados.


Definir um modelo de planejamento fundamentado na GpR significa mensurar o desempenho, analisando os principais aspectos associados ao cumprimento da finalidade do Banco, os quais tratam de identificar quantos e quais insumos são requeridos, alinhados a quais ações são executadas, quantos e quais produtos e serviços são entregues e quais os impactos finais alcançados.

O Planejamento Empresarial do Banco do Nordeste possibilita analisar a realidade, estabelecer um trâmite adequado para envolver, na sua construção e implementação, tanto a alta administraçãocomo as demais áreas, definir caminhos, construir um referencial futuro, monitorar e avaliar o desempenho alcançado e promover aprendizado, transparência e responsabilização, retroalimentando o seu processo de elaboração.


Sua finalidade é direcionar os esforços organizacionais na busca sistemática para obtenção dos resultados proporcionando os impactos almejados para o Banco e para a sociedadena qual se encontra inserido. Consiste em um processo de construção do direcionamento estratégico de modo a garantir a sua sustentabilidade e compõem-se dos planos: estratégico, tático e operacional.


O planejamento em nível estratégico inicia-se com a definição da missão, da visão e dos valores organizacionais, seguindo-se da construção de indicadores e estabelecimento de metas quinquenais.  A declaração da missão do Banco do Nordeste expressa a sua razão de ser:

ATUAR COMO O BANCO DE DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO NORDESTE”.

E a sua visão representa a expectativa do Banco do Nordeste para o seu futuro:

SER O BANCO PREFERIDO DO NORDESTE, RECONHECIDO PELA SUA CAPACIDADE DE PROMOVER O BEM-ESTAR DAS FAMÍLIAS E A COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS DA REGIÃO”.


Os valores organizacionais são princípios ou crenças que servem de guia para comportamentos, atitudes e decisões das pessoas no exercício das suas responsabilidades: JUSTIÇA, GOVERNANÇA, HONESTIDADE, SUSTENTABILIDADE, IGUALDADE, DEMOCRACIA, TRANSPARÊNCIA, COMPROMISSO, RESPEITO, COOPERAÇÃO, CONFIANÇA, DISCIPLINA E CIVILIDADE.


Além da missão, da visão e dos valores organizacionais, no Planejamento Estratégico do Banco do Nordeste constam as Diretrizes Estratégicas, que norteiam as ações da organização, e as Trilhas da Estratégia, que consistem num conjunto de orientações que contribuem de forma transversal para a realização daquelas.


No nível estratégico são definidos indicadores estratégicos, que se relacionam com os resultados da empresa e os impactos externos que se quer atingir, e indicadores correlatos com os níveis tático e operacional, orientados no direcionamento de seus esforços para o alcance dos resultados propostos no planejamento estratégico.


Os indicadores e suas respectivas metas quinquenais para o período 2019-2023 são classificados segundo a sua natureza em três dimensões do resultado: eficiência, eficácia e efetividade.
 
INDICADORES DE EFICIÊNCIA analisam se os insumos empregados - recursos humanos, logísticos, tecnológicos e financeiros - geraram produtos e serviços adequados. 

 
INDICADORES DE EFICÁCIA representam a quantidade e a qualidade de produtos e serviços entregues ao usuário. Esses indicadores sinalizam sobre o processo de gestão, captação de recursos financeiros, gerenciamento do FNE, repasses de diversas fontes de recursos e produtos e serviços financeiros e bancários.


INDICADORES DE EFETIVIDADE apontam se os resultados gerados foram suficientes para atender a missão e a visão estabelecida pelo Banco gerando valor público. Assim, esses indicadores indicam se aspectos do desenvolvimento regional foram alcançados como geração de emprego e renda, melhoria da competitividade das empresas, distribuição proporcional dos recursos nos estados da área de atuação do Banco, além de incentivo à exportação.


Para a comunicação do Planejamento Empresarial, o Banco do Nordeste adota o Mapa Estratégico, uma representação gráfica de sua estratégia, que considera as dimensões do resultado de eficiência, eficácia e efetividade, os elementos estratégicos de insumos, atividades, produtos, resultados e impactos, com embasamentona ética, integridade, monitoramento e avaliação.

 

                                                          MAPA ESTRATÉGICO

MAPA Estratégico do Banco do Nordeste.


O planejamento estratégico é acompanhado sistematicamente pelos planos tático e operacional estabelecidos por metas e programas, como Programação Anual do FNE, Programa CrediAmigo, Programa AgroAmigo, Programa Nacional de Agricultura Familiar.


Os principais resultados operacionais obtidos pelo Banco estão disponibilizados no Relatório de Gestão.

 

Programação Anual do FNE

Programa Crediamigo

Programa AgroAmigo

Programa Nacional de Agricultura Familiar

Relatórios de Gestão